TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Profissionais

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

1 ESCOLHA DO SEGMENTO DA EMPRESA

Atualmente vem sendo crescente a disputa por um lugar no mercado dos negócios. Boas oportunidades vêm acompanhadas de boas ideias, neste contexto, as crescentes tendências de competitividade exigem esforços criativos, inovadores e facilmente adaptáveis ao ambiente. Através da viabilidade analisamos se um empreendedor pode ou não se aventurar na abertura de uma nova empresa. Um empreendimento novo, sempre traz com ele as incertezas, ou seja, riscos que são associados aos projetos. O reconhecimento, a identificação, a avaliação e a administração dos riscos são fatores imprescindíveis para que sejam minimizadas, e se possível eliminadas, suas consequências (VALERIAN, 2001). Maximiano (2006, p.26) diz que "um empreendimento temporário ou uma sequência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restrições orçamentárias”.

De nada vale a elaboração de um projeto ou a escolha de um segmento para atuação se não houver uma análise detalhada do ambiente e do mercado. Devemos analisar três pontos: Clientes, Fornecedores e Concorrentes. Os Clientes são uns dos componentes de ação direta do ambiente externo que possuem uma grande influência sobre o sistema organizacional. Os fornecedores são aqueles que se adquire equipamentos, máquinas, matéria prima e mercadorias, ou seja, adquire todo material necessário para que o negócio possa funcionar. Por fim temos os concorrentes, devemos compreender o mercado, perceber as oportunidades e prever os movimentos dos concorrentes para a tomada de decisão a partir dos fatos coletados.

Através desses pontos fundamentais estudados, e da influência de colegas e familiares, obtivemos diversas ideia de negócios, muitas delas inviáveis, porém algumas inovadoras, e uma delas se tornou mais consistente. Da reunião de diversas ideias surgiu a vontade de abrir um empreendimento voltado ao ramo alimentício, mais especificamente um comércio de carnes para churrasco em forma de espetinho. A Seven Grill será uma revendedora de diversos tipos de espetinhos já temperados e de alta qualidade. Na loja, além da carne, será vendida uma variedade de produtos para churrasco, tais como cervejas, refrigerantes, carvão, gelo, entre outros.

2 ANÁLISE DE MERCADO

A análise de mercado buscou coletar dados pertinentes que embasassem resultados mais precisos possível, verificando com profundidade o perfil socioeconômico dos clientes, seus hábitos de consumo e aspectos significativos em suas escolhas no que se refere à alimentação e mais especificamente ao consumo de churrasco.

Existem ainda diversos fatores que influenciam a empresa, podendo agir como ameaças ou grandes oportunidades. A análise macro ambiental tem como objetivo todos os fatores externos e internos que agem diretamente na organização. A análise macro ambiental pode se orientar por alguns parâmetros conforme abaixo:

 Economia: renda e sua distribuição, preços, empregos, dinamismo econômico, padrões de consumo, etc.

 Demografia: população, número de habitantes, composição, distribuição, escolaridade, faixa etária, etc.

 Política: legislação, regulamentações, movimentos populares, etc.

 Tecnologia: tecnologias do produto, sistemas informatizados, prestação de serviços, comunicação, internet, etc.

 Meio ambiente: meio urbano, meio rural.

 Cultura: estilos de vida, valores da sociedade, cultura popular, etc.

 Sistema de turismo: atrativos, infraestrutura, competitividade, cultura.

2.1 Oportunidade de mercado

O mercado de carne bovina responde por uma grande parcela no PIB brasileiro, gerando grandes valores com as exportações, porém o consumo de carne bovina vem caindo e esta perdendo espaço para o consumo de carne de frango, o consumo da ave sugere aos consumidores a redução nos custos na cesta básica e a sugestão de uma alimentação mais saudável comparada com a carne bovina.

Tendo em vista que o consumo de ambas as carnes ainda é grande no país e o churrasco sendo um dos principais pratos típicos e de grande aceitação entre os brasileiros, sendo ele uma das maneiras preferidas de comemoração em nosso país, sendo assim, a procura por serviços especializados e produtos prontos e práticos, tanto nos frigoríficos quanto de suporte está sempre em alta. A grande maioria dos consumidores consome algum tipo de carne, principalmente preparada para churrasco, sendo assim, uma boa parte se tornará nosso futuro cliente.

2.2 Localização do Negócio

O empreendimento esta localizado a Rua do Retiro, número 3.000, bairro Vila das Hortênsias, na cidade de Jundiaí - SP. O principal motivo para a escolha do local deve-se ao fato do bairro ser considerado como residencial e seus moradores são na maioria de classe média a alta. O bairro ainda possui uma grande concentração de pedestres, e grande número de estabelecimentos comerciais.

O local, um salão comercial de 100 m², possui dois banheiros, piso cerâmico e uma estrutura física adequada com boa ventilação e possibilidade de serem implantados diferentes tipos de arranjos físicos. Seu estado de conservação é boa, garantindo condições adequadas para o inicio do empreendimento.

Serão adquiridos dois frízeres horizontais com tampa de vidro para armazenamento das carnes, um frízer expositor vertical para exposição das carnes e uma geladeira para armazenamento de outras mercadorias perecíveis. Os refrigeradores para as bebidas serão fornecidos pelas distribuidoras das mesmas, sendo que haverá um apenas para cerveja e outro para as demais bebidas frias. Além desses equipamentos, será adquirida uma moto com baú para entrega em domicilio, um microcomputador com software de sistema de controle de vendas, clientes e fornecedores e gôndolas para exposição de mercadorias.

2.3 Produtos ou Serviços Oferecidos

A seguir a descrição dos principais produtos que serão comercializados na Seven Grill.

Tipo de espetinho Embalagem

Espetinhos de Bovino 1 e 5 Kg

Espetinhos de Linguiça aperitivo com pimenta 1/2 e 1 kg

Espetinhos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com