TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diretrizes para o meio ambiente

Por:   •  2/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.253 Palavras (34 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 34

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA OBJETO DO ESTUDO DE CASO

A seguir será apresentado o perfil da organização, na qual desenvolvemos o estudo de caso, abordará um pouco sobre o histórico da empresa, seus principais produtos, seu faturamento obtido nos últimos dois anos, seu conjunto de Demonstrações Contábeis anuais, entre outros detalhes.

2.1 Dados Principais

A Natura é uma marca 100% brasileira que nasceu da paixão pela cosmética e pelas relações. Está presente em sete países da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru) e na França, e é a indústria líder no mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias, higiene pessoal e venda direta.

  • Natura Brasil

Rod. Anhanguera, KM 30,5

CEP: 07750-000 Cajamar (SP)

Tel.: +55 (11) 4446-200

  • Natura Argentina

Calle Thomas Edison, 2659, 2º piso, Martinez

CEP 1640 Província de Buenos Aires

Tel.: 54 11 4837 6100

  • Natura Chile

Av. Apoquindo, 4501, Piso 9

Las Condes, Santiago, Chile

Tel.:. 56 2 595 9200

  • Natura Colômbia

Carrera 7, 77, Edifício Torre Siete, piso 14, Oficina 1401

Bogotá, Colombia

Tel.: 57 1 326 8787

  • Natura México

Av. Ejército Nacional, 579, Mezzanine C, Colonia Granada

C.P. 11520, Del. Miguel Hidalgo, México D.F.

Tel.: 52 55 2282 6000

  • Natura Peru

Av. Del Ejército, 801, Miraflores, Lima 18

Tel.: 51 1 440 1362

  • Natura França

Av. Victor Hugo, 55,

75116 Paris

Tel.: 33 1 53 64 2100

2.2 Histórico

 

Em 28 de agosto de 1969, Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda em sociedade com Jean Pierre Berjeaout, que viria a se chamar Natura em poucos meses, devido à participação de ativos vegetais na composição dos produtos.

A primeira loja foi aberta em 1970, na Rua Oscar Freire. O atendimento era feito pelo próprio fundador, Luiz Seabra. A Rua Domingos de Moraes, na Vila Mariana, São Paulo, foi o primeiro endereço da fábrica, que na época possuía menos de dez colaboradores.

 Em 1976 foi lançado o primeiro catálogo de vendas com informações detalhadas sobre a forma de utilizar os produtos. Transformou-se em uma ferramenta importante para as consultoras e consultores no atendimento de seus clientes. 
         Já em 1989, aconteceu o lançamento da linha 
Sistema de Proteção Solar UV.AB, que combinou produtos que agiam em dois níveis: proteção na superfície e proteção em profundidade, ajudando a combater os efeitos nocivos dos radicais livres. Os produtos saíram de linha em 1996.

O símbolo transformou-se em uma rosácea, que representava a união das empresas que formavam o Sistema Natura – Natura, Meridiana, Yga, Pró-Estética e L'Arc en Ciel.

        No ano de 1990, houve a publicação da Razão de Ser (compromisso com o bem-estar/estar bem) e das Crenças: a importância das relações, o compromisso com a verdade, o aperfeiçoamento contínuo, o estímulo à diversidade, a valorização da beleza sem estereótipos e a empresa como promotora do enriquecimento social.

A linha Chronos surgiu da crença de que a beleza deve estar livre de qualquer tipo de preconceito e padrão e de que as mulheres devem encontrar e valorizar a sua própria beleza. As campanhas publicitárias, veiculadas a partir de 1996, foram inovadoras ao trazer, pela primeira vez, em comerciais de cosméticos, mulheres reais, de várias idades - a Mulher Bonita de Verdade.

        Em 1993 a linha Mamãe e Bebê nasceu para celebrar e fortalecer o vínculo entre mãe e filho, o amor fundamental.  Lançada em outubro desse ano, a linha apresenta produtos e métodos de aplicação capazes de estreitar os laços entre mães e filhos, promovendo por meio de técnicas de massagem o toque e a comunicação entre eles. Composta por produtos para a gestante e para o bebê, totalmente isentos de álcool e corantes, tornou-se marca registrada da linha. Para divulgar a importância da massagem para o bem-estar do bebê e também o conceito da linha, foi desenvolvido uma bula com informações completas sobre os produtos e foi elaborado o Método Integrado de Massagem, um folder ilustrado com fotos e descrições detalhadas. As massagens indicadas no método foram baseadas na técnica indiana da Shantala, método milenar difundido no ocidente pelo médico Frederick Leboyer. Mamãe e Bebê é referência no mercado brasileiro nessa categoria.

        No ano de 1995 o Programa Crer para Ver é criado com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino público no Brasil.

        A partir de 1997, Natura Homem tornou-se uma linha completa de cuidados pessoais para o homem, que inclui produtos para perfumação, rosto, corpo e cabelos.

        Em 1999, estabeleceu-se uma parceria com a Cooperativa do Desenvolvimento Agroextrativista do Médio Juruá, na Amazônia, a primeira feita com comunidades tradicionais.

        Lançada no ano de 2000, a linha Ekos marcou uma fase em que a organização passou a ser identificada como uma empresa que conhece, pesquisa e utiliza a biodiversidade brasileira de forma sustentável, contribuindo assim para a sua preservação. A linha tornou-se o primeiro pilar na construção dessa premissa, ao inspirar-se na natureza e na biodiversidade. Produzida integralmente a partir de ativos da biodiversidade brasileira, Ekos integra produtos de várias categorias (para cabelo, banho, corpo e perfumação), por meio de um conceito e unidade estética únicos. Os princípios que norteiam o desenvolvimento de produtos da linha são: responsabilidade ambiental, embalagens com menor quantidade de materiais, embalagens recicladas e recicláveis, refis para todos os itens e fórmulas biodegradáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.2 Kb)   pdf (687.9 Kb)   docx (391 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com