TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções de Atividades Atuariais

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

Ciências Contábeis 2015

7ª Série - Noções de Atividades Atuariais

Competências e Habilidades

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais.

Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil.

Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo as noções das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

organizar-se, previamente, em equipes de 03 a 08 participantes;

entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

observar, no decorrer das etapas, as indicações: Individual e Equipe.

Desafio

Você acabou de ser premiado com o recebimento de uma herança, deixada por um tio distante, no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), e decidiu, homenageando seu estimado parente, investir o dinheiro no mesmo negócio que tornou seu tio tão abastado financeiramente: a abertura de uma seguradora. Como o capital inicial não é tão expressivo vai iniciar vendendo seguros residenciais, previdência e vida, excluindo do portfólio outros seguros como de automóveis e lucros cessantes. Antes de inaugurar a loja de seguros e para evitar a falência do negócio devido a sua inexperiência no segmento, pretende comparar qual investimento será mais vantajoso: a seguradora ou aplicar a fortuna no mercado financeiro.

Com o desenvolvimento deste desafio, o alunado conhecerá melhor o mercado securitário e poderá aplicar na prática os conceitos teóricos apresentados em sala de aula.

Objetivo do desafio

Apresentação dos resultados financeiros obtidos na gestão de uma seguradora

Livro-texto da disciplina

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

AZEVEDO, Gustavo H. Seguros, matemática atuarial e financeira: uma abordagem introdutória. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Juros e Descontos: definições e usos nas atividades atuariais.

Esta atividade é importante para que você reforce seus conhecimentos sobre tipos de aplicação financeira e qual decisão escolher entre captar ou aplicar dinheiro. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1 (Individual)

Ler atentamente os capítulos 1, 2 e 3 do livro texto da disciplina e aprofundar seus conhecimentos sobre taxa de juros simples e composta. Em no máximo duas laudas resumir o que entendeu do tema e anexar ao relatório final deste Desafio. O texto abaixo contribuirá para o entendimento:

Juros simples e composto. Disponível em

<https://docs.google.com/file/d/0B9r14r4nyLDpaWJLNU9QS240M2M/edit?usp=sharing> Acesso em: 06 jan. 2015.

Passo 2 (Individual)

Escolher 10 (dez) exercícios sobre juros simples, juros compostos e descontos, conforme páginas 255 a 279 do livro texto, resolver e entre a memória de cálculo dessas resoluções junto ao relatório final deste Desafio.

Passo 3 (Equipe)

Apresentar ao professor da disciplina, duas possibilidades de recebimento de juros utilizando o dinheiro da herança do seu tio, sendo:

  1. emprestando ao seu irmão todo seu dinheiro para recebimento em 24 parcelas mensais a juros simples de 2,5% ao mês, ou
  2. aplicando todo o dinheiro numa caderneta de poupança com juros compostos mensais de1,5%, capitalizados semestralmente.
  3. elaborar planilhas demonstrativas dos rendimentos financeiros do período e anexar ao relatório final deste Desafio.

Passo 4 (Equipe)

Combinar com o professor da disciplina a data para entrega das atividades desta Etapa, para fins de cumprimento do Desafio e cômputo de notas.

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Seguros: Elementos e Definições; Riscos, Cosseguro, Resseguro, Retrocessão e Fraude.

Esta atividade é importante para que você aprimore seus conhecimentos sobre os tipos e ramos de seguros. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1 (Individual)

Realizar leitura do módulo dois do livro texto, especialmente no que tange aos capítulos 11 e 13 (relacionados aos ramos de seguro que você escolheu quando decidiu abrir uma seguradora). O capítulo 8, que trata da história do seguro, também é importante para que você inicie sua atividade empresarial com mais conhecimento do mercado.

Passo 2 (Individual)

Apropriar-se dos conhecimentos sobre o mercado securitário no Brasil acessando www.tudosobreseguros.org.br, acesso em: 06 jan. 2015; clicar em home e depois em “tipos de seguros”; fazer um resumo de no máximo três laudas sobre o conteúdo, comparando com o que foi lido no Passo 1 acima.

Passo 3 (Equipe)

Apresentar quais seriam os valores das operações com seguros caso na sua seguradora você se deparasse com os exemplos 1, 2, 3 e 4 mencionados no capítulo 11 do livro texto.

Substituir o enunciado dos exemplos por outros números e valores monetários e calcule os valores das operações. Para otimizar o tempo dos alunos que não possuem o livro texto; ver imagens dos exercícios em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (767.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com