TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da prestação de consultas comerciais aos membros da GM Industria e Comércio de Eletronicos sobre questões de financiamento comercial

Pesquisas Acadêmicas: Aspectos da prestação de consultas comerciais aos membros da GM Industria e Comércio de Eletronicos sobre questões de financiamento comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo prestar consultoria empresarial aos sócios da empresa GM Industria e Comercio de Eletronicos, sobre finanças empresarias, esclarecendo dúvidas quanto a importancia do fluxo de caixa nas empresas para as tomadas de decisões com base nas contas a pagar e contas a receber, o custo de oportunidade, orçamentos empresarias, payback descontado, mercado de capitais, apresentação do sistema financeiro nacional bem como as sua funções e elaboração de uma estrategia para a empresa supracitada através do resultado do DRE e o Fluxo de Caixa.

2 FINANÇAS EMPRESARIAS

Finanças empresariais é a arte de tomar decisões financeiras certas para assegurar aos investidores o resultado esperado nos investimentos realizados. Em um mundo globalizado e competitivo em que vivemos, não há espaço para desperdicios de recursos financeiros, tanto na area privada, quanto na área publica. Os executivos, empresarios, administratores não podem serem amadores em finanças, ou seja, esse setor depende de profissionais com profundos conhecimentos, para que as empresas sobrevivam e cresçam, geram empregos, recolhem impostos e tributos, dentre outros.

Hoje finanças é reconhecidamente a área para a qual convergem todas as outras, pois sem resultados a empresa não tem lucro e sem lucro a empresa pode fechar, sem a disponibilidade de recursos, novos produtos não podem ser lançados, sem o acompanhamento e a aprovação de competentes e dedicados executivos financeiros, a empresa simplesmente não acontece. Vem daí a extrema e fundamental importância do conhecimento de finanças por parte dos executivos gestores das empresas modernas (JOSÉ CARLOS FRANCO DE ABREU FILHO, CONSULTOR FINANCEIRO E PROFESSOR DO ISAE/FGV).

2.1 FLUXO DE CAIXA

Assim, é importante definir que o fluxo de caixa é uma ferramenta na gestão financeira capaz de identificar a necessidade da empresa em gerar receitas suficientes para honrar seus compromissos e responsabilidades em um determinado tempo, é possível também visualizar o futuro da empresa por meio de previsões que esta depende da seriedade dos dados informados.

O fluxo de caixa é uma ferramenta que auxilia o administrador de determinada empresa a tomar decisões. É através deste "relatorio" que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais.

Segundo Marion (2008, página 115) "sem o fluxo de caixa fica quase impossível projetar e planejar-se financeiramente. Sem orçamento (planejamento financeiro) é impossível ter uma administração Sadia."

2.1.1 Custo de Oportunidade

O custo de oportunidade é um conceito econômico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis.

Como custo de oportunidade temos o exemplo de:

um homem está disposto a investir as suas poupanças. Um banco oferece-lhe uma taxa de juro de 15% para realizar uma aplicação a prazo, ao passo que outra instituição financeira lhe sugere que invista em obrigações (títulos de crédito) com os quais irá lucrar juros a 12%. A pessoa opta por investir o seu dinheiro numa aplicação a prazo; o custo de oportunidade, por conseguinte, será equivalente a 12% dos ganhos que lhe teriam rendido as obrigações

2.1.1.1 Orçamento Empresarial

As empresas devem elaborar um planejamento estrategico para indicar a direção e o que a empresa tomara nos proximos anos bem como as suas metas. Com este planejamento que se fará o orçamento empresarial, que transformara em numeros as metas do planejamento através do orçamento de vendas, orçamento de produção ou fabricação, orçamento dos custos de matéria-prima, orçamento dos custos de mão-de-obra direta, orçamento dos custos indiretos de fabricação, despesas de vendas e administrativas, projeção dos financeiros.

Existe varios tipos de orçamentos empresarias:

Ex. Orçamento estatico: visa os resultados de um único plano, permanece sem alterações desde seu princípio, não se ajusta a mudanças.

Orçamento ajustado: Seu objetivo é a organização, busca uma alternativa conforme o planejamento da quantidade da fabricação e vendas ou de outras variáveis. O orçamento modifica a partir do orçamento inicial.

2.1.1.1.1 Payback descontado

É o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

2.1.1.1.1.1 COMPETENCIA TRIBUTARIA - IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÕS SOCIAIS E TAXAS

Competencia tributaria é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do Estado (União, governos estaduais, Municípios e Distrito Federal) da prerrogativa de instituir os tributos.

A competência tributária é privativa; incaducável; de exercício facultativo; inampliável; irrenunciável; indelegável. Se um dos entes políticos não exercer a sua faculdade para instituir os tributos, nenhum outro ente poderá tomar o seu lugar.

Os tributos são o conjunto de impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios que formam a receita da União, Estados e municípios.

Os impostos não há uma destinação específica para os recursos obtidos por meio de seu recolhimento. Geralmente são utilizados para o financiamento de serviços públicos, como educação e segurança. Eles podem incidir sobre o patrimônio (como o IPTU e o IPVA), renda (Imposto de Renda) e consumo, como o IPI que é cobrado dos produtores e o ICMS que é pago pelo consumidor.

As taxas por sua vez, são os valores cobrados do contribuinte por um serviço prestado pelo poder público, como a taxa de lixo urbano ou a taxa para a confecção do passaporte.

As contribuições podem ser de dois tipos: de melhoria ou especiais. No primeiro caso estão as contribuições cobradas em uma situação que representa um benefício ao contribuinte, como uma obra pública que valorizou seu imóvel. Já as contribuições especiais são cobradas quando há uma destinação específica para um determinado grupo, como o PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), que são direcionados a um fundo dos trabalhadores do setor privado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com