TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Relevantes à Implantação Da Certificação ISO 14001 Nas Indústrias Brasileiras

Ensaios: Aspectos Relevantes à Implantação Da Certificação ISO 14001 Nas Indústrias Brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  5.120 Palavras (21 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 21

Aspectos relevantes à implantação da certificação ISO 14001 nas indústrias brasileiras

Fernando Machado dos Santos - fernando.qi@hotmail.com

MBA Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção

Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG

Goiânia, GO, 12 de setembro de 2012.

Resumo

Os preocupantes índices de degradação ambiental proporcionado pelo crescimento desenfreado de organizações e, consequentemente, de suas elevadas produções, despertaram a consciência ambiental, chamando atenção para a prática de ações saudáveis e ambientalmente corretas. Por meio de pesquisas bibliográficas, os principais objetivos do trabalho são avaliar a importância da aplicação da norma ISO 14001, esclarecer as dificuldades durante a implantação e analisar a evolução à adequação das empresas com as diretrizes da norma. O aprimoramento ambiental torna-se cada vez mais necessário para melhor desempenho das empresas, onde estas recorrem ao potencial de benefícios oferecidos pelo Sistema de Gestão Ambiental. No entanto, são necessários investimentos na busca destes benefícios, como a implantação da norma ISO 14001, por meio da qual se garante retornos financeiros, ambientais e sociais. De acordo com os resultados encontrados, percebe-se uma quantidade consideravelmente superior para o número de certificações nas regiões Sul e Sudeste do país, comparado às demais. Pode-se concluir que a norma ISO 14001 é indispensável para que uma empresa trabalhe de forma sustentável, e que sua grande aplicabilidade a faz muito útil principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil.

Palavras-chave: Meio ambiente. Sustentabilidade. ISO 14001. Sistema de Gestão Ambiental.

1. Introdução

Nas últimas décadas, a degradação ambiental aumentou significativamente, e as próprias pessoas são quem sofrem as consequências da poluição do ar, de águas e solos. As indústrias são as principais responsáveis pela destruição ambiental, e somente por meio de melhorias em seus processos e serviços podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

Tomando ciência dos dados alarmantes de degradação ambiental, as empresas e organizações passam a ter uma maior preocupação em desenvolver um trabalho ambientalmente correto, se atentando, principalmente, ao impacto ambiental causado por resíduos de produção industrial. A legislação, cada dia mais exigente, buscando promover a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, torna este contexto mais preocupante.

A competitividade das indústrias tem aumentado significativamente nas últimas décadas, e um importante fator avaliado nessa disputa é o impacto causado ao meio ambiente, que vem criando grande preocupação em perspectiva atual e futura. A busca por uma postura ecologicamente correta por parte das organizações deve-se a algumas razões, como por exemplo, a maior conscientização dos próprios consumidores, que percebem as limitações das fontes naturais de matérias-primas e a importância do desenvolvimento sustentável na produção. Outra razão de grande relevância para se atentarem a questão ambiental são os desastres ambientais já presenciados no Brasil e no mundo, exemplificando as consequências acarretadas ao meio ambiente quando não se trabalha de forma sustentável. E por fim, auxiliar as organizações a alcançarem seus objetivos econômicos e ambientais.

As empresas procuram alternativas focadas na qualidade dos produtos, responsabilidade ambiental, saúde e segurança do trabalho e satisfação dos clientes de modo a obter vantagem competitiva (LAGROSEN et al., 2003; KILBOURNE, 2004).

Motivada pela série de certificações ISO 9000 no Brasil, a série de certificações ISO 14000 passou a ser o grande alvo das indústrias brasileiras que concorrem no mercado nacional e mundial.

Segundo Valle (1995), a qualidade ambiental é parte inseparável da qualidade total visada pelas empresas que procuram manterem-se competitivas e seguras quanto a sua posição em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo.

As várias normas da série ISO 14000 fornecem ferramentas para melhor controlar e gerenciar as questões ambientais. Estas normas garantem diversos benefícios econômicos e ambientais, tais como, redução do consumo de energia, melhoria da eficiência do processo, redução no uso de matérias-primas, melhoria do gerenciamento de rejeitos utilizando processos de reciclagem e incineração para resíduos sólidos e técnicas de tratamento de efluentes para resíduos líquidos (ISO, 2009).

A norma ISO 14001 (2004), por meio de um roteiro padrão internacionalmente válido, torna possível a padronização das rotinas e processos para a certificação ambiental atendendo a legislação local e visando a melhoria contínua de processos. Através da implantação da norma ISO 14001 torna-se possível avaliar se o processo produtivo gera desperdícios ou se alguma etapa do processo é ineficiente, ou seja, consegue-se produzir mais produtos utilizando menos matéria-prima e gerando menor quantidade de resíduos.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com base na norma ISO 14001 proporciona benefícios significativos para as empresas e garante um perfil de produção ambientalmente adequado aos negócios no mercado atual (FRYXELL et al., 2002). Uma empresa só comprovará o gerenciamento ambiental correto com a norma ISO 14001, que é a única da série ISO 14000 certificável e que se relaciona ao SGA (JORGENSEN et al., 2006). Porém, é necessário estabelecer a “política ambiental” da empresa antes de iniciar o gerenciamento ambiental. Com a política ambiental a empresa declara suas intenções em relação ao desempenho ambiental, prevendo seus parâmetros para agir e definir seus objetivos e obrigações ambientais (NBR ISO 14001, 2004). Portanto, é importante obter o maior número de informações a respeito do ambiente para se estabelecer uma política ambiental, por exemplo, tomar conhecimento geográfico da localização e proximidades da empresa, analisar os principais motivos que levam a empresa buscar a certificação e estimar que tipos de investimentos seriam necessários.

Um dos problemas encontrados para a implantação da norma ISO 14001 seria o custo elevado, tornando difícil o acesso principalmente para as pequenas empresas. Uma alternativa para este caso, no entanto, seria começar de forma gradativa o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com