TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Introdutórios - Contabilidade

Dissertações: Aspectos Introdutórios - Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

2 CONTABILIDADE

“Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial. “ (Hilário Franco, 1999)

A contabilidade estuda o patrimônio e interpreta os seus resultados em demonstrações financeiras. Ela fornece conhecimento verdadeiro, ao invés de suposições, fornece o máximo de informações, facilitando a tomada de decisões em relação a fatos futuros.

2.1 Objeto da Contabilidade

Na contabilidade, o objeto será sempre o Patrimônio, que é o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa, seus direitos e obrigações a serem pagas.

2.1.1 Objetivo da Contabilidade

O objetivo principal da contabilidade é obter informações e permitir que os usuários de avaliação com base nos dados fornecidos, controle da situação econômica e financeira, bem como tomar decisões sobre suas tendências futuras.

2.2 ESCRITURAÇÃO CONTABIL

A Escrituração é considerada uma técnica utilizada pela contabilidade para registrar todos os fatos administrativos que resultam da gestão do patrimônio da empresa. Fornecendo assim, informações sobre a composição e as variações que ocorreram em determinado período.

Fatos administrativos são todos os acontecimentos que resultam na alteração do patrimônio que permutam ou modificam os valores do patrimônio líquido.

2.3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

“A contabilidade decisorial é um sistema integrado de informações de natureza econômico-financeira orientado para apoiar a direção das empresas em suas decisões.“ (José Luiz B. Paranhos, 1992)

Quando o gestor de uma empresa questiona a viabilidade de um determinado empreendimento, antes de qualquer tomada de decisão visando sua continuação, venda, fusão, encerramento, ou qualquer outra opção possível, é extrema importância que seja feita uma análise detalhada do seu negócio. A Contabilidade, fornece os dados necessários para a tomada de decisão, numa economia que a cada dia exige mais competência no que diz respeito à gestão.

2.4 DEMOSNTRAÇÕES CONTÁBEIS

As demonstrações contábeis são uma conseqüência da escrituração tem como objetivo, proporcionar informações sobre a situação patrimonial e financeira e o fluxo financeiro de uma determinada empresa, dessa forma, auxiliando na tomada de decisões.

2.4.1 Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial consiste em um relatório, apurado em determinada data constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido. Destina-se a exibir, a posição patrimonial e financeira da empresa, na data em análise.

2.4.1.1 Demonstrativo do Resultado de Exercício

Através do confronto das receitas, custos e despesas da empresa, a demonstração do resultado destina-se a destacar a composição do resultado líquido de um determinado período de apuração.

2.5 A MISSÃO DA EMPRESA

Segundo Moreno (2008), missão é a finalidade de uma organização. É aquilo que define o significado a essa existência. A missão da organização liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão de ser.

2.6 A VISÃO EMPRESARIAL

A visão consiste no objetivo da empresa, um plano, uma idéia até então, mental, que a empresa deseja realizar de forma concreta em um determinado espaço de tempo.

2.7 PROCESSO ADMINISTRATIVO

Administrar uma organização quer dizer assumir o compromisso pelo desempenho dos resultados e pela aplicação correta dos recursos disponíveis. Para assumir essa responsabilidade, é preciso:

2.7.1 Planejar:

Definir antecipadamente tudo que precisa ser feito para alcançar os resultados planejados.

2.7.1.1 Organizar:

Definir quem realizará as tarefas para que sejam alcançados os objetivos esperados.

2.7.1.1.1 Dirigir:

Comunicar às pessoas o que se deseja, e de que forma será feito.

2.7.1.1.1.1 Controlar:

Acompanhar o desenvolvimento das atividades, para saber se o que foi planejado está sendo alcançado.

2.8 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES

As empresas não vivem distantes, isoladas do mundo, pelo contrário, elas estão inseridas no mundo. Ambiente é o contexto dentro do qual uma empresa está inserida. O ambiente pode ser separado em dois níveis distintos, pois ele é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com