TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativida colaborativa

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

introdução:

Quando falamos de eficácia na gestão financeira de uma empresa, pensamos em custo de capital. O custo de Capital aborda três importantes decisões, elas são, decisão de investimento, financiamento e dividendos. As fontes ligadas ao Financiamento dependem da boa avaliação ou não de um projeto de investimento, assim em caso de aprovação do Investimento.

Desenvolvimento:


        O valor do dinheiro no tempo é um conceito que surge da relação entre juros e tempo, porque o dinheiro pode ser remunerado por certa taxa de juros em um investimento, por um período de tempo, sendo importante o reconhecimento de que uma unidade monetária recebida no futuro não tem o mesmo valor que uma unidade monetária disponível no presente. Além dos principais pontos a serem focados em um investimento como prazo, liquidez, risco e rentabilidade, a inflação tende a fazer com que o dinheiro hoje investido não tenha o mesmo poder de compra ao fim do período do investimento sendo ele de médio ou longo prazo. Isso afeta o resultado final esperado por quem esta investindo podendo deixar um investimento menos atrativo, mesmo sendo de uma boa rentabilidade e um baixo risco pôr um longo prazo com baixa liquidez fazendo com que o poder de compra ao final do período seja menor deixando o investimento não tão interessante. O juro composto deve ser utilizado nas decisões financeiras de longo e médio prazo por trazer maior rentabilidade, se comparado ao juro simples, já que o juro compostos nada mais é do que: “juros sobre juros”. Enquanto as operações de curto prazo trazem maior rentabilidade quando aplicado o juro simples.

Os juros compostos se integram no VPL- Valor Presente Líquido, ao passo em que, para se chegar ao valor atual, é preciso descontar o valor do juro composto, ou seja, subtrair dos fluxos futuros a inflação. A mesma linha de raciocínio se dá para a TIR- Taxa Interna de Retorno, mas ao invés de se procurar o VPL, busca-se a taxa que igualará o VPL com seus retornos. O custo de capital no modelo CAPM é definido pelo retorno das ações e de títulos. Normalmente este retorno é durante um determinado período, muito utilizado nas várias operações do mercado de capitais para avaliações e tomadas de decisões. O modelo CAPM também tem seus riscos que podem ser divididos em duas partes principais: risco diversificável e risco não diversificável.

Além disso, há o Retorno de Investimento - (ROI), que avalia a possibilidade de verificar o investimento antes de ser aplicado, ou seja, analisar o lucro operacional e os ativos essenciais para obtenção de lucro. No entanto, será possível avaliar o quanto houve de lucro ou perda em determinada aplicação.

Outro fator existente é o Orçamento de Capital, os quais são os ativos fixos, isto é, origens de recursos de longo prazo bem como investimentos (aquisições de ações...), imobilizados (máquinas, equipamentos...) e intangíveis (parcas e patentes), pelo qual darão resultância operacionais futuras. Sendo assim, será necessário analisar os gastos que compões os ativos permanentes em busca de informações para a tomada de decisão visão o crescimento da organização.

Quando uma empresa pretende investir em um projeto precisa analisar os ativos circulantes e não circulante em prol de aplicação de recursos. É necessário verificar se haverá um retorno do valor aplicado visando o crescimento e a solidez da empresa.

A decisão de distribuição de dividendos pode ser considerada também como um “financiamento”, visto que a acumulação e a não distribuição de dividendos capitaliza a empresa financiando ativos. Caberá o Administrador tomar decisão para distribuição dos dividendos para os acionistas que geraram as origens dos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (341.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com