TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Interdisciplinar Individual 2015

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Gestão financeira e orçamento empresarial        

2.1.1        Conceito de gestão financeira        

2.1.2        Gestão financeira e o fluxo de caixa        

2.1.3        Principais decisões de investimentos.        

2.1.4        Risco e Retorno        

2.1.5        Principais tipos de orçamento        

2.1.6        Pontos positivos do orçamento para a gestão        

2.2        noções de atuária        

2.2.1        Conceitos de atuária        

2.2.2        Previdência no Brasil        

2.3        direito empresarial        

2.3.1        Sociedades empresariais e sociedades simples        

2.3.2        Obrigações dos empresários e sociedades empresariais        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido na intensão de contextualizar conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas durante o semestre do curso de Ciências Contábeis salientando o quão importante é a gestão financeira e o orçamento empresarial que é de suma importância para as organizações onde é exigido o máximo de conhecimento empresarial para se atuar no mercado e alavancar os negócios de maneira positiva, obtendo lucro e vantagens competitivas.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
  1. Conceito de gestão financeira

A gestão financeira encontra-se em toda organização que busca por resultados positivos, e é através da gestão financeira que se consegue analisar situações e tomar decisões diretamente ligadas a resultados financeiros. É a partir do controle de recursos financeiros que se pode garantir a estabilidade e equilíbrio das operações da organização bem como sua rentabilidade.

Os objetivos de uma boa gestão financeira é assegurar à empresa resultados equilibrados de maneira que a empresa não corra riscos desnecessários, garantindo rentabilidade do capital investido seja ele próprio ou de terceiros.

  1. Gestão financeira e o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a demonstração de receitas e despesas sinalizando como será o saldo de caixa para o período. Sendo assim, um grande instrumento de análise e avaliação de uma empresa. A competitividade e permanência no mercado exige das empresas tomadas de decisões fortemente ligadas a estratégias firmes e seguras.

A administração de fundos é basicamente o que um gestor financeiro precisa fazer, pois, todos os setores da empresa precisa interagir com o setor financeiro para obter resultados. É através da gestão financeira que a empresa consegue equilíbrio entre o que tem de lucro e gastos buscando manter sua liquidez.

O fluxo de caixa é quem apura o saldo disponível para novos investimentos/estratégias, se vai aplicar recursos em um novo investimento ou se isso não viável financeiramente em termos de custo benefício.

É no fluxo de caixa onde deverá ser feito registros de vendas à vista e recebimentos, bem como pagamentos à vista para o dia. É através do fluxo de caixa que o gestor toma suas decisões com base nos cálculos de rentabilidade.

  1. Principais decisões de investimentos.

Investimento para uma empresa é um desembolso feito objetivando um ganho no fluxo de caixa em uma data futura que geralmente é mais de um ano. A decisão de investir o capital num projeto que só dará retorno no futuro é uma das principais da área financeira, já que, esses lucros nem sempre é exato e ainda implica em riscos.

  1. Risco e Retorno

Seja qual for o tipo de investimento sempre haverá o risco e quanto maior a rentabilidade mais elevado é o nível de risco. É preciso considerar dois tipos de riscos: o risco diversificável que é o não sistemático, e o risco não diversificável que é o risco sistemático onde todo o sistema financeiro pode ruir.

Qualquer investidor precisa saber três conceitos sobre investimento no mercado financeiro: retorno, incerteza e risco. O retorno pode ser proporcional, inferior ou superior ao risco que o investidor assume.

  1. Principais tipos de orçamento

Foi entre 1950 e 1960 que o orçamento empresarial se destacou, com empresa fortes no mercado utilizando o orçamento em suas operações conseguindo expandir mundialmente.

As etapas para a formação do orçamento empresarial são: orçamento de vendas, de produção, dos custos da matéria-prima e da mão-de-obra, custos diretos e indiretos da fabricação, despesas de vendas e administrativas e projeção dos financeiros.

Orçamento flexível: É o controle e cálculo de custos por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis. O orçamento flexível torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado, máquina ou computador produz, permitindo modificações e/ou ajustes em suas previsões em decorrência dos desvios que surgem durante a execução entre o que foi fixado e o que foi realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com