TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Proposta Unidade Comunicação

Por:   •  24/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 2

Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal.

A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos.

Entre os diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua, podemos citar uma sequência narrativa no contexto geográfico: o cordel. Uma manifestação literária regional do nordeste brasileiro, com temas populares da região escrita em forma de poemas em pequenos folhetos, com linguagem coloquial alocando tipicamente na forma informal. Outro gênero discursivo é a sequência argumentativa no contexto social: a redação. Por ser extremamente alocado no modo formal, o nível de instrução e escolaridade de um determinado grupo de concorrentes de uma prova pode dificultar o desenvolvimento de seu artigo de opinião e garantir uma boa nota.

A região nordestina do Brasil sem dúvida é a que mais sofre com o preconceito linguístico, em sua maior parte pela região sudeste. Isto pode ser visto na mídia, em novelas, quando o nordestino é colocado como inculto, grosso e caçoado por causa de seu sotaque e gírias. Essa exposição de que o sotaque do nordeste é algo engraçado, faz com que pessoas tenham medo de se expressar e de caçoarem com seu modo de falar.

O Brasil é um país de diversidades. Portanto, para um melhor conhecimento das diversidades linguísticas, as pessoas devem estimular através de leituras regionais, como o cordel, e entender que há várias formas de expressões verbais e que não é algo que se deva debochar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com