TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 3 - Unidade 1

Pesquisas Acadêmicas: Atividade 3 - Unidade 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como exercício de esclarecimento, esboce rapidamente uma lista dos mecanismos utilizados em sua empresa para governar cada um dos seis ativos.

- ativos humanos: pessoas, habilidades e treinamentos (comitês).

-ativos financeiros: planejamento, execução, investimentos, controle e monitoramento, e comitê de aprovação de capital..

- ativos físicos: servidores, data centers, veiculos próprios, prédio próprio.

- ativos de propriedade intelectual: Sistemas próprios de gestão e controle, históricos de colaboradores, planejamentos.

- ativos de informação de TI: náo há.

- ativos de relacionamento: Marketing.

2. Como exercício, esboce rapidamente uma lista contendo os nomes das pessoas que são responsáveis pelas decisões na sua organização.

3. Qual a porcentagem de administradores em cargo de liderança que sabem descrever qual a Governança de TI da sua empresa?

Dos 8 líderes entrevistados apenas 2 souberam descrever os itens de governça de TI, pois fazem parte dos comitês, o que resulta em 25%.

4. A sua empresa possui uma Arquitetura de TI (dentro do conceito de GOVERNANÇA)?

Não, segundo o Marcelo responsável pelo Capital Intelecutal, estes itens estão sendo elaborados e definidos para a obtenção do CMMI Nível 2.

5. Todos esses procedimentos seguem o ciclo PDCA. Você o conhece?

Sim. É feito um planejamento, no momento da execução, as atividades e metas pré-estabelicidades são monitoradas e com base nestes dados é verificado se as metas foram atingidas e se necessário, medidas são tomadas para “correção” de alguma inconformidade.

Pesquisa sobre o PDCA:

O ciclo PDCA consiste em uma seqüência de passos utilizada para controlar qualquer processo definido. É uma ferramenta que auxilia na organização do processo de implementação de melhorias, dando uma diretriz para a condução de tais projetos / processo. É também utilizada para o planejamento de testes para obtenção de informações a respeito de um processo, antes da implementação de uma melhoria.

Figura ilustrativa do modeo PDCA

6. Verifique se existem essas práticas na sua organização. Relacione quais as existentes. Elas atendem aos requisitos vistos? Ela é eficaz? O que fazer para melhorar?

Sim, por exemplo na elaboração de alguma demanda nova de projeto, no caso o desenvolvimento de alguma funcionalidade para o cliente, é feito um documento com todos os requisitos necessários para a elaboração do mesmo, apos isso é passado para a equipe de analistas de sistemas que verificam todos os itens, em seguida é repassado para os desenvolvedores que começam a desenvolver/programar a funcionalidade. Assim que pronto, todos os itens são revisados/testados e, caso estejam certos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com