TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”.

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.410 Palavras (18 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Philipp W. Kelbert – RA 1644005

Thainara R. Babilon – RA 1649432

Atividade Prática como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”.

ARACRUZ – ES

2016

RESUMO

Atualmente as empresas vivem em constantes mudanças, cada vez mais as relações de consumo se proliferam e ganham complexidade.

Este trabalho baseia-se em fatos que atualmente tem envolvido o mundo empresarial,começou com poucos colaborados apenas 7, e hoje é uma das maiores empresas no ramo de fragrância e cosméticos, e continuamente tem conquistado mais e mais consumidores, devido a constante busca pela melhoria de seus produtos e competência de seus colaboradores.

INTRODUÇÃO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III) tem o objetivo de demonstrar a importância da logística e do controle no sucesso de uma empresa, utilizando conhecimentos adquiridos pelo aluno no bimestre. Serão apontados e tratados os diferenciais de competitividade que possibilitam a prosperidade do negócio.

A empresa estudada trata-se da Natura Cosméticos S/A, iniciada a cerca de 47 anos no mercado. Fundada por Antônio Luiz Seabra, com apenas 7 colaboradores e pouco capital, a loja não demorou para apresentar crescimento significativo. Atualmente, encontra-se espalhada por diversos países e é uma das maiores e mais bem sucedidas do mundo no ramo.

Entretanto, tal sucesso para ser atingido encontra obstáculos a serem transpostos. Para vencer no mercado é necessário saber o que, quando e o quanto produzir, e ainda, ter o diferencial que irá fazer o cliente escolher o seu produto e não o do concorrente. Além disso, é preciso um controle eficaz contábil e estatístico que irá auxiliar nas estratégias a serem adotadas.

Portanto, este trabalho irá aplicar na prática os conhecimentos adquiridos nas Disciplinas de Fundamentos da Logística, Contabilidade e Estatística Aplicada, analisando sob tais aspectos a empresa Natura Cosméticos S/A e mostrando como a aplicação desses conhecimentos reflete sobre o seu desempenho comercial e econômico.

DESENVOLVIMENTO

OBJETO DO ESTUDO:

Natura Cosméticos S/A

CNPJ: 71.673.990/0001-77

LOCALIZAÇÃO:

Sede em Cajamar, São Paulo. Possui representatividade também na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França.

ATUAÇÃO:

Atua no setor de cosméticos na produção e venda de produtos para rosto e corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, etc. As mercadorias visam principalmente o público feminino, mas atendem também o público infantil e masculino.

HISTÓRICO:

A Natura foi fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra. Inicialmente, haviam apenas sete colaboradores que junto com Seabra trabalhavam em uma pequena loja em São Paulo. O capital inicial era pequeno, mas o atendimento e a qualidade dos produtos permitiu um crescimento rápido da empresa.

Em 1974, o negócio apresentando notável desenvolvimento, optou pela venda direta. Esse tipo de venda consiste em um contato pessoal entre vendedores e compradores fora de um estabelecimento fixo. Surgiu, a partir daí, a figura importante da consultora natura.

Atualmente, a Natura é uma das maiores do ramo no mundo e possui sete mil colaboradores, representatividade em oito países e mais de dois milhões de consultoras.

PAPEL DA LOGÍSTICA NA EMPRESA

O mercado está cada vez mais competitivo e o consumidor cada dia mais exigente. Para alcançar sucesso nesse cenário é necessário algum fator que se destaque e garanta a preferência do cliente: qualidade, custo, flexibilidade, confiabilidade ou rapidez.

Nesses aspectos, o papel da logística na Natura objetiva reduzir custos e tempo empregados no processo produtivo, desde a aquisição da matéria-prima ao recebimento do produto pelo cliente final.

Resulta do trabalho logístico um material que tem como seus maiores diferenciais a qualidade, a inovação e a confiança.

A qualidade é garantida e reconhecida pela sua rigidez, controle e acompanhamento no processo de compra e de fabricação. Além disso, sua inovação consiste em atender as mudanças que surgem no mercado e  as necessidades dos consumidores, trazendo regularmente novidades em suas linhas de vendas.

O primor em qualidade e atendimento desde sua fundação, dá a Natura atualmente, o reconhecimento internacional de seus produtos. Isso cria confiança na marca, fator contributivo de peso no momento em que o cliente opta pela mercadoria.

Outro atrativo para o público é a questão socioambiental altamente trabalhada pela empresa. A sustentabilidade e o desenvolvimento social são políticas da instituição.

Portanto, a existência de uma logística eficiente se torna essencial para alcançar e continuar a desenvolver essas qualidades exigidas pelos consumidores.

COMO A NATURA FAZ PARA TER O PRODUTO CERTO, NA HORA E NO LUGAR CERTO E NAS CONDIÇÕES DESEJADAS?

A Natura utiliza um sistema híbrido em seu processo produtivo. Na compra dos insumos é adotado o modo de produção empurrado e, de acordo com o surgimento de pedidos feitos pelas consultoras, o modo é puxado, com o auxílio da ferramenta Kanban. Ou seja, a firma mantém um estoque apenas das matérias primas e materiais de embalagens e não dos produtos acabados.

Conforme saída dos produtos para o mercado, é feita a gestão da demanda. Essa gestão tem por finalidade avaliar, através do fluxo de informações, as necessidades do mercado, os anseios do consumidor e as tendências de consumo.

A Natura trabalha com ciclos de vendas de três semanas, ou seja, a cada três semanas lança-se um novo mix de produtos a ser oferecido ao público através de revistas. Dessa forma, é feito o ajuste na produção, a alteração nos itens promocionais, o lançamento de novos produtos, bem como a interrupção da fabricação de determinado item que não esteja mais com demanda satisfatória pelas clientes.

A atuação da entidade ocorre em todo o país, entretanto a distribuição não é homogênea. Em algumas regiões os seus produtos são mais difundidos e sua representatividade é maior do que em outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (809.2 Kb)   docx (535.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com