TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa Noções Atuariais

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

a) Evolução histórica do Seguro no Brasil;

Em 24 de fevereiro de 1.888 surgia a primeira companhia de seguros no Brasil a Companhia de Seguros BOA- FÉ atuando com seguro marítimo na abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional. Daí então houve o surgimento de novas companhias de seguros, onde então passaram a operar não só com o seguro marítimo mais com o seguro terrestre e o seguro de vida.

Em 1895 surgiu a Lei nº 294, onde determinava que as reservas financeiras e recursos das companhias de seguros fossem aplicados no Brasil, já que muitas das companhias tinham suas filiais no exterior, para que assim, elas poderiam assumir os riscos aqui no Brasil.

Em 1901 foi criada a Superintendência Geral de Seguros ligada ao Ministério da Fazenda após o decreto nº 4.270 (conhecido como Regulamento Murtinho) para a fiscalização das seguradoras. E em 1916 foi sancionada a Lei nº 3.071 no Código Civil Brasileiro para os contratos de seguros onde estabeleciam os direitos e obrigações das partes de modo a evitar conflitos entre os interessados.

b) Seguro: definição e características gerais;

Dá-se o nome de seguro (do latim "securu") a todo contrato pelo qual uma das partes, segurador, se obriga a indenizar a outra, segurado, em caso da ocorrência de determinado sinistro, em troca do recebimento de um prêmio de seguro.

O seguro é dividido em três categorias: Seguros de pessoas (vida, acidentes pessoais, saúde), de bens ( casa, automóvel, etc) e de responsabilidade ( crédito, fidelidade, responsabilidade civil).

A maior característica é a proteção contra danos e perdas que possam atingir as pessoas ou a seus bens.

c) Seguro de Automóvel: definição e características específicas;

O seguro de automóvel tem como maior objetivo proteger o patrimônio. Além de a seguradora repor o seu bem ela pode assegurar consertos necessários e todo o suporte em momentos de urgência. O seguro de automóvel também pode oferecer algumas garantias de despesas com os danos materiais ou corporais causados pelo segurado a outras pessoas, assim como coberturas com danos causados por incêndio, alagamentos, chuva de granizo, entre outras. Algumas coberturas acessórias como assistência 24 horas, acidentes pessoais de passageiros, despesas médicas, carro reserva, danos morais, acessórios como faróis e lanternas, e despesas diversas.

As companhias de seguro de automóveis avaliam primeiramente o grau de risco do segurado avaliando as condições do veículo, como o ano e o modelo do automóvel, a faixa etária do segurado, e a região em que o veículo circula para que assim as seguradoras aceite ou não o seguro e para que assim seja calculado e estabelecido o valor do seguro.

Os valores dos veículos em caso de perda total por colisão ou roubo tem como base a tabela FIPE.

A franquia é um valor estipulado pela seguradora em que se é de obrigatoriedade do segurado em casos de sinistros parciais do próprio veículo. Em caso de PT (perda total) e indenização a terceiros não haverá a cobrança de franquia.

d) Considerações Finais;

Como vimos, o seguro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com