TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade libras

Por:   •  23/11/2015  •  Abstract  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

Façam o resumo sobre o entendimento do texto em até duas laudas, segue o modelo pronto com a bibliografia, apenas acrescente o nome de vocês e a turma na nota de roda pé já inserida. O trabalho é em dupla e deve ser entregue impresso no dia do prova do SAS.

As configurações da paginas já foram ajustadas.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 3ª ed. Ver. Florianópolis. Ed. Da UFSC, 2013.

RESUMO[1]

Podemos iniciar fazendo alguns questionamentos sobre os estudos e pesquisas sobre a cultura percebendo variações, as suposições para compreender a cultura resultam em um conjunto corriqueiro para referir as manifestações artísticas, então a cultura diz respeito as festas e cerimonias tradicionais, as lenda e crenças de um povo, seu modo de se vestir, sua comida e a sua língua, dessa forma torna-se imprescindível que ao analisar todo o processo histórico sobre as variações culturais, traçaremos algumas sequencias históricas mostrando as transformações nas relações da sociedades com a natureza e, principalmente nas relações de seus membro entre si, cada teoria sobre a cultura é o resultado de uma história particular que inclui os escritos de vários pesquisadores que tinham suas próprias ideias em relação ás culturas diferenciadas.  

Há quem considere a cultura de forma unitária, ou admita a existência não de uma cultura, no singular, mas de culturas no plural. A ideia unitária está relacionada na sociedade com as ideologias, nas quais todos devem se identificar com esta cultura única em um determinado espaço. Isso evidência que esta sociedade gerou um desejo da necessidade de sermos perfeitos para pertencemos a ela, na teoria moderna, a cultura se torna sabedoria grandiosa ou arma ideológica, uma forma isolada de critica social a humanidade, ao longo do tempo, adquire conhecimento através da língua, crença, hábitos, costumes, normas de comportamento, entre outras manifestações, ou seja que a cultura é uma herança que um grupo social transmite a seus membros através de aprendizagem e de convivência, os estudos culturais formam um campo de pesquisa é compreender o funcionamento da cultura, particularmente no mundo, como as produções culturais operando as identidades culturais.

A cultura sempre se modifica e se atualiza, expressando claramente que não surge com o homem sozinho e sim das produções coletivas e do desenvolvimento cultural por suas gerações passadas, estes questionamentos ocorrem porque as pessoas não conhecem e não sabem como é o mundo dos surdos. Quando a palavra surdo é mencionada, uma imagem que vem a mente das pessoas, Lane (1992,P.26) explica que é comum as pessoas  deduzirem que os surdos vivem isolados e que para se integrar é preciso adquirir a cultura ouvinte, isto é, para viver segundo a sociedade, é preciso ouvir e falar, essas representações estão equivocadas onde os povos surdos eles não vivem isolados, simplesmente os sujeitos surdos tem seu modo de agir diferente.

Dentro do povo surdo, os sujeito surdo não se diferenciam um do ouro de acordo com o grau de surdez, mas o importante para eles é o pertencimento ao grupo usando a língua de sinais e cultura surda, que ajudam a definir as suas identidades surdas, a cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificar  afim de torna-lo acessível e habitável contribuindo para a definição das identidades surdas e das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, o essencial é entendemos que a cultura surda é como algo que penetra na pele do povo surdo que participa das comunidades surdas, que compartilha algo que tem em comum, seu conjunto de normas, valores e comportamento. O que seria estas normas e valores a que tanto fazemos referencia onde muitas vezes o processo de transmissão cultural de surdo ocorre com muitos sujeitos surdos somente na idade mais avançada, o povo surdo brasileiro deixou muitas tradições e historias em suas organizações, as quais iniciaram diante de uma necessidade de o povo surdo ter um espaço para reunir e resistir contra as práticas ouvintistas onde não respeitava sua cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com