TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade ética geral e profissional

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Graduação a Distância

Curso de Ciências Contábeis

Acadêmico:Raisson Pires RGM 103 4223

Disciplina: Ética Geral e Profissional

Professor Esp. Neil Garcia Romeiro

Aula 01 e 02

ATIVIDADE

  1. Leia o material, letras da música “É preciso saber viver” e apresente sua opinião sobre a importância da vida em sociedade e profissional. (Artigo disponível em Material de aula>arquivo)

A pessoa já nasce inserida na sociedade, desde o próprio lar, nela é de onde retira os valores, os quais irão levá-los para a vida, a sociedade exige das pessoas algumas atitudes, como seguir o que lhe é tido como certo. Na vida profissional se agires com decência respeito, contornando as dificuldades, serás um profissional respeitado.

Ninguém consegue viver a margem da sociedade sem entrar em conflito, principalmente consigo próprio, o que tornaria uma vida profissional insustentável, e um laser quase que inexistente.

  1. Defina em sua opinião o que é ética e moral com base na aula.

        A ética nada mais é do que o julgamento interno de nossos atos, do que achamos que será certo perante nossos dilemas, é o conflito sobre o que é certo e errado que travamos. A moral é a explanação, o que realizamos e pomos em prática, são as nossas atitudes realizadas.

 

Aula 02

ATIVIDADE

Escreva entre 5 a 10 linhas por questão.

  1. Se for convocado para uma guerra, para defender seu país, estaria procedendo mal ao matar seres humanos, ainda que, naquela situação, eles seriam considerados “os inimigos”?

Resposta:

Por se tratar de uma situação de guerra, muitas coisas deveriam ser levadas em conta, e vários conflitos iriam surgir, estar é em guerra é poder ter o direito de tirar a vida de outra pessoa, qual a motivação que o leva a entrar nessa briga, os nazistas tinham um ideal, e realizaram grandes chacinas em nome de sua causa, muitos foram julgados e até condenados a morte posteriormente por terem praticado tais crimes, talvez a grande dificuldade seja, em separar, o ético do moral nesse caso, eticamente não seria fácil lidar com o enfrentamento, em matar pessoas, mesmo que não sejam, do nosso lado, mas são seres humanos como todos nós.

Mas moralmente, eu tenho um dever como cidadão do meu país, e tenho que proteger os meus compatriotas, e lutar, para que não sejamos devastados por outras nações.

  1.  Escreva entre 5 a 15 linhas.

“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta. Os problemas da ética nos aparecem todo dia. Vejamos um exemplo: Subornar um empregado de uma empresa é apenas um problema ético, apenas econômico ou tem os dois aspectos?” (VALLS, 1994).

Sempre em uma situação na qual a ética falha, e a falta dela prevalece, como no caso de um suborno como citado, o subornador, está gerando um problema ético e econômico, para favorecer a si, corrompendo a si e ao funcionário, gerando um prejuízo para si como ser humano e para a sociedade, pela vantagem que estará levando com aquele suborno, certamente alguém será prejudicado.

O pior a da falta de ética é corromper o outro, e levá-lo junto para esse caminho, prejudicando e gerando um grande conflito.

  1. Estudo de caso: Leia a história da cena 1 e apresente seu julgamento ético e moral sobre o caso. Opinião própria.

Cena 1 - Estava eu, dentro do meu carro parado, em uma vaga do estacionamento de uma grande universidade preparando-me para sair. Chega o proprietário do carro que estava ao lado, um estudante de Direito. Ele abre a porta de seu carro e, apesar de uma distância muito grande do meu ele consegue abalroar a minha porta violentamente com a sua, fazendo uma imensa morsa na lataria. Fingindo que nada ocorrera, ele liga o carro e se prepara para sair quando, para a sua surpresa, eu saio do carro. Pensara ele que não havia ninguém ali.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com