TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Desafio Profissional: Administração

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PÓLO PIACATU/SP

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 2ª Série

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORES: PROFº. CARLOS EDUARDO DE AZEVEDO

PROFª. RAQUEL DE OLIVEIRA HENRIQUE

.

PIACATU/SP

13/11/2015

DESAFIO PROFISSIONAL

Atividade de Desafio Profissional postada para avaliação da disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (DESAFIO PROFISSIONAL II), sob a orientação dos Professores.  EAD: Rodinei Collado Fernando, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Pólo – Piacatu.  

PIACATU/SP

13/11/2015

1 INTRODUÇÃO

A perspectiva que se evidencia para os próximos anos divulga um quadro de graves estímulos para as organizações. Fatores como novos requisitos dos mercados consumidores, antigos desequilíbrios de procuras da sociedade, globalização, aumento da competitividade, avanço tecnológico e rivalidades por recursos escassos têm estabelecido mudanças significativas no modo de conduzir um negócio.

Assim, o contexto que se ilustra no início do século 21 indica para uma completa revolução organizacional, na dimensão em que as organizações estão atuando cada vez mais sob a forma de redes, dinâmicas e abertas, proporcionadas pela complementaridade de suas atividades e pela harmonia de valores e princípios. Essas redes, assegurada crescentemente pela prosperidade das tecnologias de informação e telecomunicações, formando verdadeiros ecossistemas, nos quais seus associados, conscientes de sua interdependência, investem consideravelmente no desenvolvimento de correspondências mutuamente proveitosas. Em reposta a esse cenário, as organizações têm procurado, incansavelmente, ao longo do tempo, o melhoramento dos seus processos e resultados.

2 DESENVOLVIMENTO

Passo 1

Diante das informações acima relativas à “Tecnologia de Gestão”, e sugestão de leitura da matéria “O Modelo de Excelência da Gestão” no site da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), indicada nas orientações pedagógicas deste desafio, responda / contextualize:

Modelo de Excelência da Gestão

O que pode ser utilizado na INOXEL?

Deve-se aplicar um modelo de gestão de qualidade, porque ainda não há nenhum aplicado na INOXEl, como por exemplo o Modelo de Excelência de Gestão (MEG), porque ele auxilia no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. 

Ele possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados organizacionais. E, ainda, proporciona a compreensão do mercado e do cenário local ou global onde a organização atua e se relaciona. 

 

Ao assumir o MEG, a organização ordena seus recursos, diferencia os pontos fortes e as oportunidades de melhorias, aperfeiçoa a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de se aprontar para que os seus objetivos estratégicos sejam alcançados. 

Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

Pode-se aplicar inicialmente, as normas técnicas em todos os seus processos, por meio de sistemas de gestão, podendo assim também utilizar como a ISO e promover o desenvolvimento no âmbito gerencial, ou seja,  seus executivos, gestores, e mais quem, achar necessário.

Considerando as ferramentas de gestão mais utilizados pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXEL?

Assumir normas e modelos de sistema de gestão. O Sistema de Gestão vem a ser um composto de práticas padronizadas, acertadamente inter-relacionadas com a de conduzir uma organização e fornecer resultados. O Sistema de Gestão da organização envolve todos os seus subsistemas de gestão, constituído por práticas. O sistema de gestão as vezes é um embaraçado de práticas de gestão que relacionam entre si, produzindo resultados ou não.

O objetivo do Sistema de Gestão é arrumar as empresas de elementos e de um padrão que possa ser integrado a outros quesitos da gestão. Essa causa de integração é o ponto-chave na gestão da organização.

Passo 2

De acordo com o contexto, que ações referente à sustentabilidade ambiental sua empresa sugeriria ser inseridas nas práticas da organização visando adequar o impacto ambiental de sua atividade:

Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização

Medidas sugeridas para adequar esse impacto

       

     

        Custo/Beneficio

Exploração Mineral excessiva

Melhor planejamento no das matérias primas utilizadas no trabalho

Redução dos custos com matérias primas e ainda a redução dos impactos ambientais.

Consumo de Energia Desordenado

O Uso de energia solar ou eólica e conscientização da economia de energia

Redução com os custos de eletricidade e redução dos impactos  ambientais.

Consumo de Água em excesso

Conscientização por parte de todos os membros da organização

Quanto maior for a consumação de água, maiores serão os riscos da água diminuir. Economia com os consumos de água, consequentemente, a redução do impacto ambiental.

Passo 03

A organização tem planejamento para concentrar seus esforços na atividade central (core competence), terceirizando suas atividades de apoio. Desta forma, elencar quais cuidados jurídicos deverão ser levados em consideração na contratação das empresas terceiras de acordo com a lei.

Core Competence constitui as competências estratégicas, únicas e distintas de uma organização que lhe concedem uma vantagem competitiva própria e, por isso, formam os fatores chave de diferenciação diante os concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (751 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com