TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenvolvimento Econômicos

Por:   •  28/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

Uniderp – Tangará da Serra – MT

Curso de Ciências Contábeis

[pic 2]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Junho/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 3]

Uniderp – Tangará da Serra – MT

Curso de Ciências Contábeis

Desenvolvimento econômico

Trabalho apresentado para cumprimento de requisitos da Disciplina de desenvolvimento econômico.

Prof.ª EAD: Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Tutor Presencial: Priscila Meliane Leite dos Anjos

ALDINEIDE BEZERRA ILARIO DA CRUZ RA 402137

BRUNA DO NASCIMENTO DA SILVA SANTOS RA 403069

ANGELICA DE SOUZA RODRIGUES RA 402370

Junho/2014

INTRODUÇAO

Neste desafio buscamos expor conceitos de desenvolvimento econômico, realizamos pesquisas onde estudamos o índice de Gini, curva de Lorenz, índice de desenvolvimento humano, conceito de desenvolvimento econômico do Brasil durante o período do populismo, assim podendo aprender o desenvolvimento no passado e no presente, e até mesmo a localização.

Produto interno bruto

Para medir a economia existe vários fatores, um desses indicadores é o PIB produto interno bruto, é calculado trimestralmente e deve ser acompanhado com muita atenção, pois faz uma radiografia de toda a atividade econômica.

Existe três formas de medir a economia do país, a ótica da produção que é o próprio PIB, a ótica da renda que seria a remuneração como salários, juros, alugueis e lucro e a ótica da despesa que se refere aos agentes que compram a produção como as famílias, o investimento das empresas, os gastos do governo e as exportações e importações.

 O PIB deve ser compreendido como uma medida de produto que leva na alteração dos preços e por isso é um indicador muito importante, se dividirmos o PIB pela população residente do país teremos a renda per capita do mesmo.  

Para termos o valor do PIB temos que calcular:

PIB: consumo das famílias + gasto do governo + investimentos das empresas +exportação liquida.

(Magno, 2009, p.88)

Resumindo o PIB seria o valor de mercado de todos os bens finais e serviços produzidos pelos residentes de um país em determinado período.

(Lamcobe,2004)

 Índice de Gini

Índice de Gini foi desenvolvida pelo estratégico italiano Corrado Gini em 1912, esse índice é a medida de concentração ou desigualdade, foi desenvolvido para ter noção real em dados o grau de desigualdade de distribuição de renda e criando uma escala de grau de desigualdade. Além de distribuição de renda o índice de Gini pode também mudar o grau de grau de concentração de qualquer distribuição estatística, ele pode por exemplo obter o grau de concentração espacial de uma determinada região verificando qual seria sua atividade de mais concentração.

O índice de Gini é calculada como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz, um dos investimentos mais usados para compreender a desigualdade.

(PAIVA, p.34)

Curva de Lorenz

A curva de Lorenz é construída graficamente a partir de ordenação da população pela renda.

  • Ordena a população por renda domiciliar per capita.
  • No eixo horizontal a porcentagem da população de 0% a 100%.
  • No eixo vertical a porcentagem da renda detida pela população.

Calculo e analise do índice de Gini

O índice é calculado a partir da área formada pela curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade, dividindo essa área pela área de plena desigualdade, formada pela área do triangulo ABC.

[pic 4]

Onde:

  • G = coeficiente de Gini
  • X = proporção acumulada da variável "população"
  • Y = proporção acumulada da variável "renda"

(Paiva, p.35)

Índice de desenvolvimento humano

Em 1990 o economista Mahbub ul Haq desenvolveu o índice de desenvolvimento humano com a colaboração de Amartya Sen criado para ser mais uma ferramenta de medir o avanço do bem estar da população, e em 1991 começou a ser usado e divulgado pelo programa das nações unidas UNO, em seu relatório anual e publicado em mais de 100 países e vem sendo usado até os dias de hoje.

O IDH é o oposto do PIB, ele procura considerar não apenas a dimensão econômica mais sim aspectos que influenciam na qualidade de vida do ser humano.

O IDH varia de 0 a 1, e é representado por três dimensões do desenvolvimento humano.

  • A renda
  • Longevidade
  • Educação

Esse índice não deve ser considerado abrangente pois não inclui indicadores importantes como os direitos humanos, a democracia e desigualdade, no Brasil pode ser consultado pelo Atlas do desenvolvimento humano no Brasil, o Atlas é um banco de dados eletrônico com o objetivo de democratizar o acesso e aumentar a capacidade de análise sobre informações socioeconômicas.

O cálculo do IDH é feito da seguinte maneira:

IDH:L+E+R/3

  • L: longevidade
  • E: educação
  • R:renda

IDH: entre 0 a 0,499 o desenvolvimento é considerado baixo.

IDH: entre 0,500 a 0,799 o desenvolvimento é considerado médio.

IDH: superior a 0,800 o desenvolvimento é considerado alto.

Atualmente 63 países estão sendo considerados com o seu índice de desenvolvimento humano elevado, 83 como médio e 31 baixo, o Brasil ocupa a posição 73º.    (Paiva, p.39)

Em nossa região as cidades que mais crescem economicamente seria Nova Marilândia que se recupera do garimpo incluindo novas atividades econômicas, Campo Novo do Parecis, e Tangará da Serra que se classifica a 5ª região do estado que mais cresce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com