TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Geral da Administração

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

Taylor e Fayol analogia com a  “Jc Confecções”.

“Jc Confecções” é uma empresa de malharia formada  apenas dois anos pelos irmãos José e Carlos, porém a mesma tem encontrado dificuldades de planejamento e com isso tem enfrentado problemas no qual alguns listamos abaixo:

  • Queda nas vendas;
  • Reclamação dos cliente quanto á qualidade dos produtos;
  • Reclamação dos clientes ao atendimento oferecido;
  • Não existe nenhum tipo de comunicação interna;
  • Os colaboradores estão desmotivados e os proprietários não têm mais voz ativa.

Com isso iremos listar alguns problemas que Taylor e Fayol também encontraram em suas respectivas empresas, começando por Frederick Winslow Taylor o criador e participante do movimento da administração cientifica  mais destacado.

 Entre 1874 e 1878 ele trabalhou em uma empresa de fabricação de bombas e lá observou alguns problemas de operação fabril sendo bem parecidos com a “Jc Confecções”,como Por exemplo:

  • A administração não tinha noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador.
  • Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador.
  • Muitos trabalhadores não exerciam suas funções e responsabilidades.
  • As decisões dos administradores baseavam-se na intuição e no palpite.
  • Não havia integração entre os departamentos da empresa.
  • Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão.
  • Os gerentes pareciam ignorar que a excelência no desempenho significaria recompensas tanto para eles próprios quanto para a mão de obra.
  • Havia conflitos entre capatazes e operários a respeito da quantidade de produção.

Taylor tinha se deparado com um colapso em sua empresa, verificações essas que foram estudadas para que pudesse haver realmente uma revolução de melhorias.

Já Henry Fayol foi o personagem mais importante que sistematizou e divulgou as idéias do processo administrativo ou enfoque funcional da administração, ou seja, não define apenas o processo administrativo mas também o próprio papel dos gerentes, em termos dessas funções ou processos.Em meados de 1860 foi contratado pela mineradora e metalúrgica francesa Comambault chegando a diretoria da empresa em 1888 a mesma estava á beira do desastre com os seguintes problemas:

  • Os acionistas não recebiam nenhum dividendo desde 1885.
  • As fábricas só produziam prejuízos.
  • As minas de carvão estavam quase esgotadas.

Tendo em seu referencial a organização e sendo visionário mudou o quadro que se encontrava essa empresa.

Como é fato podemos observar que até os grandes homens da evolução administrativa no mundo enfrentaram problemas em suas empresas sendo esses diversos.

 Divisão das tarefas com base nas filosofias de Taylor e Fayol.

A estrutura da empresa será organizada, primeiramente, com base nos principais setores da empresa: o Administrativo e o Produtivo. 
Setor Administrativo:
José (um dos donos): Gerente Administrativo: Cuida da visão estratégica, projetos, administração dos recursos financeiros (pagamentos e recebimentos) e pessoal, etc.
Funcionária 1: Cuida da parte de Recursos Humanos: Contratação de funcionários, folha de pagamento, compra de material de escritório, etc.
Funcionária 2: Cuida da parte contábil: apuração de impostos, inventário e parte fiscal, etc.
Setor produtivo:
Carlos (um dos donos): Gerente de produção e processos: cuida da parte de organização da fábrica (Layout de equipamentos), organização dos processos produtivos, comunicação com os funcionários, compra de material de produção.
A produção será dividida em quatro passos distintos com a devida atribuição de tarefas e correta distribuição de funcionários:
Molde: Funcionários 1; também auxilia na coordenação dos processos junto com Carlos. (Voltado para a parte que exige menos esforço físico e tempo de execução, o funcionário 1 terá maior disponibilidade para auxiliar na coordenação do processo produtivo.)
Corte: Funcionários 2 e 3 (Dois funcionários são suficientes para atender a demanda dos costureiros.)
Costura: Funcionários 4, 5 e 6 (Nesta etapa da produção está concentrado o maior número de funcionários por conta do maior grau de complexidade da tarefa..)
Estamparia: Funcionários 7 e 8 (Nesta parte final do processo, um dos funcionários cuida do abastecimento com o produto semiacabado e o outro permanecerá integralmente interagindo com o equipamento de estampa, cuidando de seu perfeito funcionamento. Isso, em processo de revezamento.

Organograma atual e sugestão.

Os departamentos são divididos em dois únicos comandos, o Administrativo e o Produtivo. A hierarquia é supostamente inexistente, levando a uma total falta de comunicação interna. A organização está precária, levando à baixa produtividade e má qualidade do produto final e com isso esta levando a empresa a lidar com problemas.
[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

Sugerimos :

Setor Administrativo.                                                                  Setor de Produção.[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (238.3 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com