TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Analise de Investimentos

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.592 Palavras (19 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA

Ciências Contábeis

                   

                        

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SÃO PAULO – S.P.

 ABRIL – 2014


   

                       

                

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

 Trabalho de Atividade Pratica

Supervisionada: Com objetivo de

Aprovação em

Análise de Investimentos

Tutor (a): Prof. (a) Rúbia

Tatiane da Luz Silva

SÃO PAULO – S.P.

ABRIL – 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

CAPITULO 1 - DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO        

Conceito, tipos e importância dos investimentos:        

CAPITULO 2 - ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE        

Fluxo de Caixa e indicadores financeiros        

CAPÍTULO 3 – MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS        

Técnicas de Analises de Investimentos        

CAPÍTULO 4 – O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS        

IMPOSTO DE RENDA E DEPRECIAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS        

CAPÍTULO 5 – O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO        

                                                                                                                                                             

INTRODUÇÃO

Vamos poder observar no decorrer do desenvolvimento das etapas, que atualmente, o mundo passa por diversas mudanças, e o ambiente empresarial é um dos que mais são atingidos. O cenário econômico que atravessamos exige que as empresas se mantenham atuantes e em constante dinamismo.

Todo investimento é um comprometimento de dinheiro ou de outros recursos da empresa, por isso, não deve ser feito por empolgação ou mesmo de forma intuitiva, mas sim através de uma análise detalhada, para que seja claro se seus resultados futuros justificam seu custo e se a implementação irá trazer lucro para a empresa, uma vez que os recursos financeiros são escassos e como tal muito valiosos para a organização.

Quanto maior o conhecimento que o empresário tiver da sua empresa e do seu futuro investimento, mais fácil será adequar o modelo de análise de investimento para sua organização, e encontrar resultados mais possíveis da realidade.

CAPITULO 1 - Descrição do investimento pretendido

Conceito, tipos e importância dos investimentos:

Investimento tem sua origem do campo da Economia e é de suma importância para as organizações, que no seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente para criar mais recursos no futuro. Podemos exemplificar, através de diversas situações, tais como: compra de uma casa, fazer uma aplicação financeira, abrir uma empresa, cursar uma faculdade, entre outros exemplos.

Portanto, investimento pode ser de diversos tipos, mas, basicamente dividem em três grandes categorias, quando definidos em relação à sua origem e que ora relacionamos abaixo:

  1. Investimentos públicos: Recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem–estar social, que em geral não por objetivo gerar retorno monetário, mas sim retornos sociais e exemplificamos como: hospitais, escolas, pavimentação de ruas, dentre outros.  
  2. Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores e são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país e exemplificamos como: Lojas de varejo, shopping centers, fábricas particulares, dentre outros.
  3. Investimentos mistos: Recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Estrutura-se normalmente numa empresa de capital misto com objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno financeiro. Exemplificando: Empresa Petrobrás e Banco do Brasil.

Com uma importância fundamental, a economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimento, fazendo-se  necessário aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas das unidades produtivas, o que se mede tradicionalmente pelo Produto Interno Produto (PIB).

Os investimentos são de suma importância também para as organizações e sua sobrevivência em longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizados por elas e influencia em pelo menos dois aspectos: Expansão das organizações, ou seja, crescer e expandir seu mercado consumidor e com isso gerar mais retorno para o investidor e Reposição do capital, ou seja, mesmo que não estejam em expansão as organizações necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas máquinas e equipamentos, caso contrário, se utilizará de máquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados, perdendo qualidade, tornando seus produtos mais caros que os de seus concorrentes e comprometendo a sua sobrevivência.

Diante de tudo isso, entendemos a importância dos investimentos para o crescimento de um país e a sobrevivência de uma organização, por isso, agora partiremos para a simulação de um tipo de negócio que possa nos trazer um retorno bastante favorável e com conhecimento que  a grande maioria das pessoas, já se sentiram no desejo de se tornar o próprio patrão e que no entanto grande percentual de  “aspirantes” a empresários, desistem antes mesmo de dar o primeiro passo, por medo em apostar seu capital na montagem de um negócio e acabar perdendo investimento que muitas vezes demoram anos para serem acumulados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (730.6 Kb)   docx (513.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com