TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps economia

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1:

PASSO 2:

Conceito de: Custo de Oportunidade, Curva de Possibilidade de Produção, Produto Elástico e Produto Inelástico.

Custo de Oportunidade: é todo bem que é sacrificado, deixado de produzir, para produzir outro tipo de bem. Representa o custo de produção alternativa sacrificada, relação entre escassez e escolha.

Curva de Possibilidade de Produção: expressa a capacidade máxima de produção de uma entidade, supondo o pleno emprego dos recursos ou fatores de produção que se dispõe naquele momento. É o máximo que a economia pode produzir, dado a escassez de recursos, impondo um limite à capacidade produtiva de uma sociedade ou país, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.

Produto Elástico: ao falarmos do conceito de elasticidade na produção, não podemos separar dos conceitos de demanda e oferta que estão presentes em todos os produtos ofertados no mercado. É importante observar a variação existente no consumo característico de cada produto em função de sua oferta, sendo essa variação entre consumo e oferta chamada de “elasticidade”. Ou seja, para cada variação de preço (seja a produção em qualidade e em quantidades normais) ocorre uma variação inversa da demanda/consumo. Portanto, quando se aumenta o preço de venda de um determinado produto diminui a demanda. Assim quando o preço diminui, a demanda aumenta.

Produto inelástico: Neste caso, mesmo que se aumente as quantidade ofertadas e haja redução nos preços (mantendo qualidade e níveis de quantidade) a demanda não possui alteração significativa. Ou seja mesmo alterado sua oferta, seu preço de venda a demanda sofrerá baixa variação, ás vezes muito próxima a zero. Esse caso ocorre em produtos como remédios, sal, água potável, etc.

PASSO 3 e 4:

Custo de Oportunidades é a capacidade de avaliar o melhor uso alternativo de cada decisão. A empresa ou organização deve avaliar os riscos que tal decisão pode trazer para os negócios, às vezes pode ser uma decisão que não beneficiará a empresa ou organização naquele momento. Por isso os líderes devem sempre estar atentos a tudo que pode influenciar na tomada de decisões, sempre avaliando, estudando cada caso com muita atenção, suas decisões não devem ser tomadas focando somente em retorno financeiro imediato, tomar decisões pensando só no lado financeiro pode ser um erro para os negócios, tornando esse retorno passageiro, não se deve optar pela opção que, aparentemente, trará maior retorno financeiro, antes de tomar a decisão devemos avaliar todas as informações que temos,os prós e os contras que essa decisão pode trazer para os negócios, analisar com muita cautela cada opção. A tomada de decisão deve ser baseada em fatos concretos e contínuos, e assim o retorno ao invés de passageiro pode ser a longo prazo.

Se um bem X é deixado de produzir para iniciar a produção do bem Y, isso deve ser decidido de acordo com a necessidade do mercado, essa escolha requer um investimento, e nem sempre vai ter sucesso como resultado, a empresa ou organização pode obter um prejuízo ao invés de lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com