TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps estatistica

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação à Distância

ATPS – Estatística

Disciplina: Estatística

Faculdade Anhanguera – Belo Horizonte Unidade 01

Curso Ciências Contábeis – 3º Série – 3º Semestre

Tutor presencial:

Tutor à distância:

2013

Sumário

Resumo Teórico das aplicações e conceitos da Estatística        

Evolução Histórica        

Aplicação da Estatística em Mercados competitivos e nas Empresas de modo geral        

Amostragem        

Estudo de Caso sobre Amostragem        

Tabela das Frequências Absoluta e Relativa        

Gráfico da Frequência Absoluta        

Gráfico da Frequência Relativa        

Conclusões        

Medidas de Tendência Central e de Dispersão        

Medidas de tendência Central        

Medidas de Dispersão        

Referencias bibliográficas        

Resumo Teórico das aplicações e conceitos da Estatística

Evolução Histórica

Desde a antiguidade o estudo estatístico tem sido base para a evolução da humanidade e de suas relações. A contagem populacional era utilizada pelos reis e monarcas para obter informações sobre os seus habitantes, suas riquezas e o potencial militar de um povo.

Juntamente com a evolução das sociedades, foi necessário também uma evolução dos processos estatísticos para se obter dados cada vez mais precisos sobre as sociedades que a serem administradas ou sobre as quais se deseja obter mais informações financeiras, bélicas e comportamentais.

Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e seu planejamento de trabalho. A coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações são partes do processo de análise estatística.

A estatística permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Através de pesquisas e estudos estatísticos é possível que os governantes conheçam de forma precisa e sistematizada os indicadores que norteiam as necessidades da população, as políticas de gastos públicos e as relações com os demais estados soberanos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, o aumento ou a diminuição de casos de uma epidemia são exemplos de indicadores estatísticos que norteiam as ações do poder publico e do setor empresarial de um país.

Aplicação da Estatística em Mercados competitivos e nas Empresas de modo geral

O cenário corporativo contemporâneo apresenta níveis elevadíssimos de complexidade e competitividade. A pontualidade nas entregas e a qualidade dos produtos são diferencias que, em muitos casos, significam a permanência ou a extinção das organizações. Aplicando-se conceitos estatísticos nos processos produtivos, é possível se identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente.

Em muitos casos, o universo de itens produzidos e dos insumos de produção é tão extenso, que se torna inviável a sua análise e compreensão integral. Nesses casos são estratificadas partes do universo denominadas Amostras, sobre as quais se constroem as análises estatísticas.

Parte fundamental do processo de análise estatística é a composição de Gráficos, que são formas visuais de se organizar e exibir os dados extraídos de uma análise estatística. Por serem recursivamente visuais, os gráficos tornam a análise dos dados mais compreensível às pessoas.  Através Análise comportamental da amostra e do controle estatístico é possível identificar as variações consideráveis nos processos produtivos e inferir os riscos inerentes ao processo produtivo.

Tomemos como exemplo o artigo publicado pela Universidade Federal de Santa Catarina, sobre as análises estatísticas feitas sobre os resultados de testes destrutivos em motores automotivos. Avaliando os resultados desses testes, percebeu-se que uma parte da amostra apresentava grande variação nos resultados obtidos pelos testes destrutivos. A comercialização do lote que contém a amostra discrepante representa Risco do Consumidor, que consiste em não rejeitar um lote com alta probabilidade de defeito. O resultado dos testes destrutivos do motor não estava dentro dos padrões especificados pela empresa, mas mesmo assim, o lote contendo todos os blocos de motores não é rejeitado como sendo problemático.

Além de indicar os problemas enfrentados pela empresa, o estudo estatístico propôs também soluções, recomendando a implementação de um controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido. Acredita-se que esta iniciativa poderia levar a uma redução significativa da variabilidade do processo de produção.

Amostragem

A amostragem é o estudo das relações existentes entre a amostra, a população de onde ela foi extraída e a forma como ocorre esta extração. Esse processo tem por objetivo principal determinar meios e métodos para estudar as populações através de amostras.

A Amostragem é muito útil quando avaliamos de grandezas desconhecidas da população, frequentemente denominadas parâmetros, com base no conhecimento de grandezas correspondentes das amostras, geralmente chamadas estimativas ou estatísticas (Teoria da Estimação).

A amostragem - processo de retirada de amostras de uma população - é uma das etapas fundamentais na tomada de decisões nos diversos níveis gerenciais, pois uma amostragem mal executada, com certeza, resultará em estatísticas pouco confiáveis e em uma tomada de decisão possivelmente imprecisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (125 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com