TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuaria 4 semestre

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Em um país que se vive situações que a cada dia nos reflete a sua instabilidade, nos faz conviver com situações de grandeza que torna incapazes de decisões a longo prazo, certamente o dia a dia nos traz RISCOS de investimentos e expectativas em ações que envolvem o maior seguro, a vida.

Nessa situação que nos aprofundamos na busca insensata ou por que não dizer inexata de um profissional que nos direcione em um caminho diferente do que nos é oferecido, então surge o papel do ATUÁRIO.

Observa-se que se que a atuária uma ciência que se caracteriza a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. Dessa forma fica claro que a atuária é uma área de conhecimento multidisplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.Objetivo principal do estudo das Ciências Atuárias é esclarecer sobre essa profissão. Ressalta se aqui que ainda há poucos profissionais neste ramo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ABORDAGEM DOS PRINCIPAIS TOPICOS DO TEXTO DE APOIO

A principal função do profissional de atuária é a de fazer análise de riscos em administração de seguros, planos de previdência e fundos de pensão, que utiliza conhecimentos nas áreas de matemática, estatística e financeira. O que lhe torna um profissional multidisciplinar, este trabalha diretamente para analisar e quantificar riscos. Esse profissional também define o nível de reservas que cada empresa deve ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes. Seu objetivo central é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas, seguradoras e previdenciárias. O Profissional de Atuária estará envolvido com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo. Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: a vida e o não vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. O segundo está mais relacionado a características de curto prazo, como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

A profissão do Atuário vem crescendo e se tornando mais conhecida no mercado á medida que crescem o número de empresas atuantes no mercado de seguros e fundos de pensão no Brasil. Não somente aqui, mais no mercado norte-americano, o atuário vem se destacando com uma das melhores profissões. Seja pelo fato de pouca demanda física, ambiente de trabalho, ou mesmo pela renda, e perspectivas de contratação.

Além de suas importantes contribuições na parte em que diz da condição de fazer frente a suas obrigações e ainda apresentar uma situação patrimonial e também a apresentação de lucros que deem garantia de sobrevivência da sociedade no futuro. Tem também grande importância no processo decisório.

A provável origem dos bancos e também da base das primitivas Ciências atuariais (as Ciências atuariais modernas só surgiram no século 19) os historiadores acreditam que está na velha Mesopotâmia. Como o Estado era forte e, principalmente, a Religião era forte, os profissionais de história acreditam que nesta época as pessoas tinham o costume de guardar as suas riquezas nos templos e palácios Imperiais.

Essa fonte de riqueza tornava por sinal a religião e o estado ainda mais fortes. No entanto essa prática às vezes era catastrófica, pois os inimigos frequentemente atacavam e roubavam esses templos, pois sabiam que estavam cheios de ouro e até mesmo comida.

2.2 EXERCÍCIOS DE ANÁLISE

Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: a vida e a não vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com