TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Externa na Tomada de Decisões

Por:   •  24/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.482 Palavras (14 Páginas)  •  1.531 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

        Pretende-se com esta pesquisa, demonstrar o quanto a auditoria externa pode ajudar os investidores individuais nas suas tomadas de decisões, esta especialidade contábil ajuda dando suporte e confiança nas suas negociações.

        Por motivo de segurança a auditoria externa é bastante usada pelos investidores individuais nos dias atuais, em decorrência da falta de credibilidade das demonstrações das empresas, porque muitas não refletem a verdade, e dai surge a contribuição da auditoria externa, que coloca suas ferramentas em pratica e constata se é ou não verdade o que esta inserida nas determinadas demonstrações.

        Então o bom investidor individual que se preza, contrata um serviço de auditoria externa, porque sabe que terá ao seu favor transparência da real situação de uma determinada empresa em que queira investir, não ficara em duvida ou ate mesmo fazer negócios precipitados.

        

1 JUSTIFICATIVA

A escolha dessa pesquisa surgiu da necessidade de mostrar o quanto a Auditoria Externa pode contribuir para os Investidores Individuais nas suas tomadas de decisão, as demonstrações contábeis quando analisadas por auditores externos, ganham mais segurança e transparência, com isto, ajuda o Investidor Individual saber se é viável ou não aplicar seus recursos financeiros naquela determinada empresa.

O surgimento da auditoria está ancorado na necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietários quanto á realidade econômico-financeira espelhada no patrimônio das empresas investidas e, principalmente, em virtude do aparecimento de grandes empresas multigeograficamente distribuídase simultâneo ao desenvolvimento econômico que propiciou participação acionária na formação do capital de muitas empresas. (ATTIE. 2009, p. 7).

Quando os investidores individuais não têm o auxílio do auditor externo, passam a correr um grande risco financeiro, porque não sabem se as informações contábeis são verdadeiras. Como também  as demonstrações podem está maquiadas com erros e fraudes, e diante desta situação, o investidor contrata um auditor externo, esse profissional vai analisar a situação da empresa, com o intuito de esclarecer se as demonstrações tão sendo feitas de acordo com os princípios contábeis e as normas brasileiras de contabilidade, em seguida faz a emissão do seu parecer, dando uma opinião sobre as mesmas, daí o investidor individual vai saber tomar uma decisão correta, fazendo com que seus investimentos tenham lucros no futuro.

Portanto, esta pesquisa vai tentar mostrar que a Auditoria Externa é um instrumento bastante usado pelos Investidores Individuais, sendo uma ferramenta muito importante para aquisição de ações dentro do mercado de capitais, trabalho este que sempre é feito de acordo com a legislação contábil e as normas que regem os auditores externos.

        Com isso, esta pesquisa se justifica pela necessidade de divulgar os resultados aos investidores individuais como aporte nas negociações. Como também servirá de apoio a futuros pesquisadores que pretendem estudar o tema.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

No atual mundo em que vivemos muitas empresas publicam suas demonstrações contábeis maquiadas com fraudes, para que possam chamar atenção dos investidores Individuais.

Esses Investidores muitas vezes acabam comprando essas empresas ou ações, e acabam no futuro tendo prejuízos. Isso acontece porque ele não tem a técnica de saber avaliar como anda a saúde da empresa. Para isso existe a auditoria externa que dar suporte com seu trabalho, fazendo analises sobre essas demonstrações e no final do trabalho emite um parecer com a opinião do auditor externo.

Diante disso, tem-se como questionamento de pesquisa: Em que medida a Auditoria Externa contribui para os Investidores Individuais nas tomadas de decisão?

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Analisar a auditoria externa como ferramenta que contribui nas tomadas de decisão dos investidores individuais.

3.2 Objetivos Específicos

- Conceituar a Auditoria Externa, a finalidade e a sua responsabilidade.

- Apresentar as normas contábeis de Auditoria Externa.

- Identificar o conceito de Investidor Individual.

- Demonstrar a importância do trabalho da auditoria externa para que o Investidor Individual faça investimentos adequados.

4METODOLOGIA

4.1 TIPO DE PESQUISA

Quanto a abordagem do problema de pesquisa este estudo terá como tipo de pesquisa a abordagem qualitativa. Se pesquisarmos vamos encontrar muitos significados para esse termo, Na visão de Silva (2008, p.31), temos que entender que uma “Investigação qualitativa é aquela que trabalha predominantemente com dados qualitativos, isto é, os dados coletados pelo investigador que não necessariamente expressos por números.”

Quanto aos procedimentos técnicos neste estudo será realizada uma pesquisa tipo bibliográfica que Segundo Gil (2010) a pesquisa bibliográfica é elaborada com base em material já publicado com o objetivo de analisar posições diversas em relação a determinado assunto.

Para auxilio deste estudo serão consultados trabalhos já publicados na área, como: pesquisas em livros, revistas do ramo contábil, artigos científicos e conteúdos da internet.

De acordo com Oliveira (1997, p.119),

A pesquisa bibliográfica tem por finalidade conhecer as diferentes formas de contribuição científica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenômeno. Normalmente o levantamento bibliográfico é realizado em bibliotecas públicas, faculdades, universidades e, especialmente, naqueles acervos que fazem arte do catálogo coletivo e das bibliotecas virtuais.

        Segundo o objetivo geral será uma pesquisa de cunho exploratória, de acordo com Gil (2010, p.27), “As pesquisas exploratórias têm como propósito proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Seu planejamento tende a ser bastante flexível, pois interessa considerar os mais variados aspectos relativos ao fato ou fenômeno estudado.”.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5.1 CONCEITO E HISTORIA DA AUDITORIA

Auditoria é um ramo da contabilidade, que surgiu para dar credibilidade e transparência às demonstrações contábeis, no final da execução desta determinada atividade, é emitido um parecer com a opinião do auditor sobre todas as áreas que foram examinadas no âmbito interno ou externo da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com