TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria, Perícia e Avaliações Contábeis

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 10

PLANO DE AULA

UTA – Auditoria, Perícia e Avaliações Contábeis

TDA e PBL

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AUDITORIA CONTÁBIL E TRIBUTÁRIA

COORDENADORA: Profa. Me. Neide Borscheid Mayer

PROFESSOR ARTICULADOR: Profa Paolla Hauser

  1. TDA

A TDA poderá ser realizado em equipe de até 3 alunos.

[pic 1]

  1. PBL

Este roteiro tem como objetivo expor de forma clara e objetiva as atividades que os acadêmicos deverão desenvolver para responder ao que estará sendo solicitado no desenvolvimento do PBL – Problem Based Learning.

O PBL poderá ser realizado em equipe de até 4 alunos.

O trabalho deverá ser realizado por escrito, com base nas normas de auditoria, com base nos conceitos a seguir:

Controle Interno

O controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.

A administração da empresa é responsável pelo estabelecimento do sistema de controle interno, pela verificação de se está este sendo seguido pelos funcionários, e por sua modificação, no sentido de adaptá-lo às novas circunstâncias.

Levantamento do sistema de controle interno

As informações sobre o sistema de controle interno são obtidas das seguintes formas:

  • leitura dos manuais internos de organização e procedimentos;
  • conversa com funcionários da empresa;
  • inspeção física desde o início da operação (compra, venda, pagamentos etc.) até o registro no razão geral.

As informações obtidas sobre o controle interno são registradas pelo auditor independente de uma ou do conjunto de duas ou três das formas exemplificadas a seguir:

  • memorandos narrativos;
  • questionários padronizados;
  • fluxogramas.

Normalmente, as empresas de auditoria preparam questionários-padrões de controle interno para serem preenchidos pelos auditores. Esses questionários funcionam como um guia, no sentido de evitar que o auditor omita a avaliação de uma parte importante das operações da empresa e, também, servem para padronizar a forma de descrição do sistema.

 Testes de observância do sistema de controle interno

Os testes de observância consistem em o auditor se certificar de que o sistema de controle interno levantado é o que realmente está sendo utilizado. Acontece com frequência que uma empresa tem um excelente sistema de controle interno descrito em seu manual de procedimentos; entretanto, na prática, a situação é totalmente diferente. Caso o sistema em uso seja diferente do descrito nos manuais internos, o auditor deve alterar as informações sobre o sistema, anteriormente levantadas, de forma a ajustá-las à situação real existente. Isso quer dizer que o auditor deve avaliar o sistema que efetivamente está sendo praticado no controle dos ativos da empresa e na produção de dados contábeis confiáveis. O auditor normalmente cumpre esse procedimento mediante a observação da execução dos trabalhos pelos funcionários e da inspeção de documentos e registros contábeis.

Avaliação do sistema de controle interno e determinação dos procedimentos de auditoria

A avaliação do sistema de controle interno compreende:

  • determinar os erros ou irregularidades que poderiam acontecer;
  • verificar se o sistema atual de controles detectaria de imediato esses erros ou irregularidades;
  • analisar as fraquezas ou falta de controle, que possibilitam a existência de erros ou irregularidades, a fim de determinar natureza, data e extensão dos procedimentos de auditoria;
  • emitir relatório-comentário dando sugestões para o aprimoramento do sistema de controle interno da empresa.

A seguir, apresentaremos um exemplo da avaliação do sistema de controle interno relacionado com vendas:

  • um tipo de erro que poderia ocorrer seria as vendas serem contabilizadas fora da época devida;
  • o segundo passo seria verificar se existem controles que assegurem que todas as vendas sejam imediatamente registradas na contabilidade, como por exemplo:

- emissão de nota fiscal por ocasião da venda de mercadoria e envio de cópia desta para a contabilidade;

- funcionário na contabilidade controlando a sequência numérica das notas fiscais e verificando se todas foram devidamente contabilizadas;

- guardas no portão da fábrica observando se existe nota fiscal para toda mercadoria que sai;

  • caso não existam controles que eliminem a possibilidade de erro mencionada, o auditor deve estudar com mais detalhe a situação. Se nessa análise ficar evidenciado que a contabilidade não registra a venda no período de sua competência em função de atraso no envio de notas fiscais por parte do setor emitente destas, o auditor deve efetuar o seguinte procedimento de auditoria: obter na data do balanço o número da última nota fiscal emitida junto ao setor emissor e verificar se essa nota e as de numeração anterior foram registradas nas demonstrações financeiras sob exame;
  • posteriormente, o auditor deveria fazer sugestões à administração da empresa, por meio de seu relatório-comentário, no sentido de sanar essa falha de controle interno.

Com base nos conceitos acima, escolha uma área da empresa de algum integrante da equipe, e realize um teste inicial de controle interno. A formalização do teste deve ser feita em um PTA, com todas as indicações e formalização conforme as normas de auditoria (procedimentos, tickes, conclusão, etc)

Postagem até o dia 22/10, às 23h59 (sem prorrogação)

Abaixo seguem alguns exemplos de questionários para teste de controles internos, por áreas da empresa.

  • Geral

As atribuições e responsabilidades dos funcionários, seções, divisões, departamentos, gerência e/ou filiais estão claramente definidas nos manuais internos de organização?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (74.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com