TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁT. DE AUDITORIA E PER.PROFISSIONAL

Por:   •  15/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁT. DE AUDITORIA E PER.PROFISSIONAL

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁT. DE AUDITORIA E PER. CONTÁB.  – SEMESTRE 8º

ESTÁGIO EXTERNO 

Aluno(a):

Matrícula:

Organização:

E-mail de contato na organização:

Endereço da Organização:

Telefone de Contato na Organização:

  1. MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS CONTÁBEIS E AFINS

Mapear pontos de melhorias associados à área da Contábil ou afins correspondentes a sua prática profissional atual. São elas:

  • Controle interno contábil:

A Conciliação Bancária da organização é realizada pelo setor contábil da seguinte forma: Os bancos liberam diariamente um arquivo em txt com todas as entradas e saídas efetuadas no dia anterior, o setor contábil é responsável por importar esse arquivo para o sistema da empresa, feito isso, é checado através da conta razão se todos os lançamentos foram baixados de forma correta pelo setor financeiro. Além dessa conciliação diária, no final de cada mês o setor contábil é responsável por salvar o extrato bancário mensal na rede e checar se o saldo final está de acordo com o saldo final da conta razão. A empresa possui o sistema ERP  SAP para registro de todas as operações, as atividades no setor contábil são divididas em 3 pessoas: Jovem Aprendiz, Analista e Coordenadora, a jovem aprendiz é responsável por importar os arquivos dos bancos e dar suporte a analista na conciliação, a coordenadora, juntamente com a analista é responsável pelas demais atividades do setor como: fechamento de balanço, DRE e etc.

Controle interno administrativo: 

     A organização possui muitas políticas voltadas para os líderes, algumas delas são realizadas trimestralmente e tem o intuito de passar as informações sobre metas de faturamento batidas e novas metas para o próximo trimestre, além dessas, sempre é realizada reuniões motivacionais, treinamento de desenvolvimento pessoal/profissional e, também, é ofertado cursos através de uma plataforma corporativa para todos que desejam aprimorar algum aspecto.

    Sempre que necessário, a empresa também tem a política de passar feedbacks, de fazer toda aquela análise swot, montar relatórios de desempenho e dessa forma, firmar ainda mais os pontos fortes e desenvolver da melhor forma os pontos a melhorar em cada um. Em relação a existência de manuais de operações, sim, a empresa também possui, porém não é seguido tão a risca, ele é adaptado de acordo com a necessidade de cada setor. 

B) DETALHAMENTO DOS PONTOS DE MELHORIAS OU OPORTUNIDADES OBSERVADOS

    Um dos pontos que podemos citar como grande oportunidade é a inserção do jovem aprendiz nas atividades contábeis, como as análises e o suporte na conciliação bancária, claro que, com toda cautela, atenção e apoio, sem dúvidas foi um grande ganho para o desenvolvimento profissional dele(a), e ganho também para a empresa, que está formando um auxiliar/assistente pronto para ser efetivado de acordo com a necessidade.

C) LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL TEÓRICO NORTEADOR

Embasar as propostas através de referencial teórico existente.

D) RELATÓRIO PRELIMINAR COM SUGESTÕES DE MELHORIAS (BASEADO NA PESQUISA REALIZADA NO ITEM C)

Elaborar relatório final com as sugestões de melhorias baseado na pesquisa realizada.  

E) PARECER FINAL DO PROFESSOR ORIENTADOR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Análise do trabalho realizado e dos resultados obtidos. Parecer final do Professor Orientador, que deverá analisar a articulação entre a Teoria e a Prática (consolidada através da vivência profissional discente), a relevância do trabalho realizado, o seu grau de inovação, as contribuições geradas no ambiente de trabalho, nas organizações e na sociedade em que seja desenvolvido.

F) APRESENTAÇÃO FINAL DO RELATÓRIO

    Os relatórios gerenciais funcionam como suporte para que a diretoria possa buscar estratégias e tomar decisões com sabedoria, é como uma ferramenta estratégica de melhorias. Por esse motivo, é de suma importância que as demonstrações financeiras estejam sempre analisadas e de acordo com as normas estabelecidas pelo CFC. Para uma tomada de decisão mais assertiva, posso citar como melhoria que os balancetes sejam encerrados mensalmente e não trimestralmente na organização, assim, poderíamos bater as pendências mensalmente, pensar em melhorias para o mês seguinte e, dessa forma, passar uma informação mais segura e fidedigna para a diretoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com