TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditório

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 13

TRABALHO ACADÊMICO

1 – Em uma auditoria de demonstrações financeiras dentro de uma entidade empresarial, assim como em qualquer outra atividade do dia a dia das empresas, o planejamento é fundamental para que se atinjam os objetivos desejados. Ninguém deve iniciar um projeto, por menor que seja, sem fazer um bom planejamento, delimitando os reais objetivos do mesmo, determinando onde se quer chegar. Na auditoria não é diferente, e o planejamento tem como objetivo permitir que a auditoria seja realizada de maneira eficaz e eficiente, atendendo todos os objetivos pré-determinados.

Diante do contexto acima, quais aspectos devem ser considerados no planejamento de uma auditoria, conforme a NBC TA 300?

Na fase de planejamento o auditor deve adquirir conhecimentos sobre a empresa auditada. Para obter esse conhecimento, o auditor externo deve estudar, principalmente, as seguintes áreas da empresa: financeira, contábil, orçamentária, pessoal, fiscal, legal, operações, vendas e suprimentos. O auditor deve planejar maior volume de horas nas auditorias preliminares.

Na fase de planejamento o auditor deve determinar os testes detalhados de auditoria, de modo que as áreas de controle interno e revisão analítica sejam executadas em primeiro lugar, para que ele possa determinar a natureza, extensão e datas dos testes detalhados.

A auditor deve fazer a identificação prévia de problemas de modo que os problemas sejam evidenciados com antecedência. Na fase de planejamento o auditor deve agendar reuniões com a gerência da empresa, mas antes da reunião o auditor deve verificar algumas informações como: Ler o parecer/opinião, as demonstrações contábeis, pastas correntes, pastar permanentes, papéis de trabalho do exercício anterior. Também deve visitar a fábrica e os principais departamentos da empresa. O auditor deve prepara uma carta endereçada à empresa relacionando as informações necessárias para o serviço de auditoria.

2 – As contas do Ativo do Grupo de disponibilidades (caixa, bancos conta movimento, aplicações financeiras), por serem ativos de grande liquidez, estão mais sujeitos a sua utilização de forma indevida. Nessa área, mesmo que exista dentro da entidade um bom sistema de controle interno, o auditor fará um maior volume de testes do que em outras contas, já que o risco é maior. Os testes de auditoria são dirigidos para superavaliação e o principal objetivo é verificar a existência do ativo. Em relação a contagem de caixa, quais os principais procedimentos de auditoria que o auditor deve aplicar neste processo?

O auditor deve fazer uma contagem simultânea de todos os caixas e valores mobiliários, caso haja possibilidade de substituições (encoberta de fraudes). A contagem do caixa deve ser surpresa. O auditor deve contar na presença do responsável pelo caixa e não assuma responsabilidade por ele em sua ausência. O auditor deve estar atento para situações anormais (cheques antigos, cheques pessoais do responsável pelo caixa, comprovantes de desembolso de caixa sem data ou com data antiga etc.). O auditor deve preparar um papel de trabalho com as seguintes informações: nome da empresa, título do papel do trabalho (contagem de caixa), data e hora da contagem, nome do responsável pelo caixa, composição do caixa (notas, moedas, cheques, comprovantes, etc.). Para notas e moedas o auditor deve colocar apenas o total, para os outros itens individualize dando detalhes como: total contado comparado com o saldo do boletim de caixa e do razão analítico da conta, estabelecendo as possíveis diferenças, também deve incluir a seguinte declaração e pedir que o responsável pelo caixa assine: “Esse caixa foi contado em minha presença por um representante da auditoria externa e a mim devolvido intacto.”

 3 – No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e o dos passivos representa o Patrimônio Líquido, que é o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócio. O Pronunciamento Conceitual Básico – Estrutura Conceitual para Elaboração e apresentação das Demonstrações Contábeis (do CPC) destaca que, normalmente, numa base de continuidade operacional, somente por coincidência o valor pelo qual o Patrimônio Líquido é apresentado no balanço patrimonial será igual ao valor de mercado das ações da companhia, ou igual à soma que poderia ser obtida pela venda dos seus ativos e liquidação de seus passivos isoladamente, ou da entidade como um todo. Em relação ao Patrimônio Líquido, quais os principais procedimentos de auditoria o auditor deve aplicar?

O auditor deve conferir o saldo no início do período com os papéis de trabalho da auditoria do anto anterior, ler os livros sociais (atas de reuniões da diretoria, do conselho de administração e de acionistas e os registros de ações nominativas e de transferência de ações), revisar a movimentação das contas de capital, ler o estatuto social, cruzar as subscrições com as atas de reuniões e inspecionar os documentos comprobatórios de recebimentos para as realizações.

O auditor deve certificar-se de que o valor destinado à reserva legal corresponde a 5% do lucro líquido do exercício e que o saldo dessa reserva não atingiu 20% do capital social realizado, assegurar-se de que as reservas estatutárias foram constituídas de acordo com a diretrizes estabelecidas no estatuto social da companhia, inspecionar a proposta dos administradores com relação à destinação de lucros para formação de reservas de contingência, incentivos fiscais e retenção de lucros. Verificar se os ajustes de exercícios anteriores referem-se a mudanças de critérios contábeis ou retificações de erros imputáveis e exercícios sociais passados e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes. Verificar se o lucro ou prejuízo acumulado concorda com o valor apresentado na DRE. E toda informação necessária para a opinião da auditoria deve constar nos papéis de trabalho.

4 – As companhias privadas podem ser tão ou mais lesadas que as repartições estatais pela corrupção. A roubalheira não é uma moléstia restrita ao Terceiro Mundo. Países ricos como Estados Unidos, França, Inglaterra e Alemanha ainda não sabem como se ver livres da ousadia dos fraudadores. Segundo estimativas oficiais do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, empresas americanas veem escorrer para o bolso de funcionários desonestos e seus comparsas 400 bilhões de dólares por ano, mais da metade do PIB brasileiro. As estatísticas são menos precisas no Brasil, mas calcula-se que o prejuízo anual das companhias privadas atinja várias dezenas de bilhões de dólares (Revista Veja, 2000). A conta bancos em uma empresa por ser um ativo de pronta liquidez, é um dos mais sujeitos a uma utilização indevida. Diante disso, quais os principais procedimentos de auditoria o auditor deve aplicar na conta Bancos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com