TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do Desempenho e o Grau de Satisfação dos Funcionários nas Instituições

Por:   •  10/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.324 Palavras (14 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 14

Avaliação do Desempenho e o Grau de Satisfação dos Funcionários nas Instituições

Capitulo I - Aspectos Introdutórios

1. Contextualização

O presente projecto com o tema intitulado “Avaliação do Desempenho dos Funcionários nas Instituições: Caso da Escola Secundaria do Aeroporto – Lichinga” constitui um texto de apoio a pesquisa acerca do processo da avaliação dos funcionários em relação as actividades por eles efectuados, concretamente os professores, trata-se ainda, de um “rascunho” que se pretende melhorar e complementar para cobrir integralmente o programa e plano de falta de esclarecimento em relação as avaliações nas organizações.

Para que uma empresa funcione da melhor forma possível, é necessário obter um conjunto de recursos que lhe sirvam de suporte, a fim de prosseguir e alcançar os seus objectivos, de uma forma eficaz e eficiente. Trabalhar no ramo de recursos humanos permite conhecer as competências, os comportamentos de cada trabalhador, relacionando-os em função dos objectivos da empresa.

Para CHIAVENATO (2010), a Avaliação de Desempenho é um processo dinâmico que envolve o avaliado e seu gerente, bem como seus relacionamentos, e representa uma técnica de direcção imprescindível na actividade administrativa. Trata-se de um excelente meio de localizar problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas na organização, de adequação das pessoas ao cargo, de identificação de possíveis dissonâncias ou carências de treinamento e construção de competências, e, consequentemente, estabelecer os meios e programas para melhorar continuamente o desempenho humano

Pois, é nesta óptica que surge o tema da presente pesquisa, visto que, os avanços e as inovações que têm surgido a partir de certos esforços empenhado pelo Governo no sentido de minimizar a situação dos funcionários, em particular no que se refere aos professores e não só, para permitirem a produção de bons resultados em qualidade de atendimento nas escolas, contudo, as acções antropogénicas, têm desencadeado grandes impactos negativos colocando em risco a qualidade dos utentes que procuram os serviços escolares.

Para BERGAMIN & BERALDO, (1988) “conhecer as variáveis que determinam as diferenças entre as pessoas, bem como sua interdependência, é o que possibilita entender e até mesmo prognosticar o comportamento humano. Para tal, faz-se necessário observar o desempenho ou actuação de um determinado indivíduo na realização de uma determinada actividade”.

O facto de existir alguma facilidade de aquisição de oportunidades de se avaliado, esta poderá ser atribuída em grande parte à existência de inúmeras barreiras que tem dificultado a implementação de práticas de divulgação dos resultados dessa mesma avaliação.

Assim, existe forte necessidade de se estudar os desafios aplicados na área da educação, em particular na escola em estudo, para com os gestores de educação para poderem dar informações, procurar soluções para reduzir as ineficiências e obter formas adequadas para que a avaliação do deu pessoa seja bem sucedida.

1.1. Tema e sua Delimitação

O presente projecto de pesquisa com o tema: “Avaliação do Desempenho dos Funcionários nas Instituições: Caso da Escola Secundaria do Aeroporto – Lichinga” tem como enfoque a avaliação do pessoal em termos do empenho demonstrado por eles, entretanto, o estudo será realizado na Província do Niassa concretamente na Cidade de Lichinga, em particular Escola Secundaria do Aeroporto – Lichinga no período compreendido entre 2012-2014.

1.2. Problematização

Nos últimos tempos é sempre visível uma crescente preocupação pelos professores daquela organização pelo bem-estar em relação a sua situação de funcionalidade. Esta preocupação é testemunhada por várias acções concretas que tendem a promover medidas e hábitos de vida profissional mais saudável, no que concerne a mudança de carreiras e/ou categoria, através do uso das avaliações feitas pelos gestores.

Nos últimos anos tem se registado a preocupação da insuficiência de esclarecimento por parte dos classificadores, por exemplo, existem registos de casos de classificações não divulgadas ou ate mesmo não serem efectuadas.

Outrossim, a ocorrência destes casos está directamente relacionada com os gestores, uma vez que estes não facilitam as actividades e o bem-estar dos outros funcionários, o que justifica que, quase todas as organizações públicas têm elevados casos de falta de classificação.

Os aspectos foram verificados quando a autora verificou quando alguns colegas reclamavam sobre a demora de divulgação dos resultados de classificação individual, alias, os responsáveis exigiam que o pessoal pudesse fazer muito empenho, enquanto não sabem qual é a realidade das classificações anteriores.

Logo, na perspectiva de fazer face a essas inquietações formulou-se o seguinte problema:

 Qual é o grau de satisfação dos funcionários da Escola Secundaria do Aeroporto, cidade de Lichinga, relativamente a avaliação do desempenho existente nessa Instituição?

1.3. Questões de Pesquisa

Q1: Como é feita o sistema de avaliação do desempenho dos funcionários na Escola Secundária do Aeroporto?

Q2: Quais são os critérios estabelecidos e recomendados para avaliação dos funcionários?

1.4. Objectivos da pesquisa

1.4.1. Objectivo Geral

 Conhecer o grau de satisfação dos funcionários sobre a avaliação do desempenho na Escola Secundaria do Aeroporto, cidade de Lichinga.

1.4.2. Objectivos Específicos

 Identificar as formas e critérios de avaliação dos funcionários para se obter melhorias no processo;

 Descrever as formas usadas actualmente na avaliação dos funcionários se esta a satisfaz as necessidades dos mesmos;

 Demonstrar a importância da Avaliação de Desempenho nessa instituição;

 Propor e Sensibilizar aos gestores/avaliadores no uso dos métodos adequados para melhorar as formas de avaliação na E.S.A.

1.5. Justificativa da escolha do tema

Avaliar o desempenho de pessoas, é sempre um processo difícil e complexo, que requer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com