TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 7

Contabilidade Gerencial

Warren Buffet e a Análise de Balanços

[pic 1]

                    Ingrid Castelo Nogueira – 20141106759

Phelipe S. de M. Teixeira -  20141106759

Yasmim Novaes -  20141100815

Introdução

O Balanço Patrimonial é a principal Demonstração Financeira existente, é um  relatório contábil obrigatório por Lei. Ele mostra como está o patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento.

A estrutura do Balanço Patrimonial é formado por duas colunas: a coluna do lado esquerdo composta pelo Ativo e a coluna do lado direito composta pelo Passivo.

No lado esquerdo são discriminados os bens e direitos, especificando-se qualitativamente cada componente e indicando seu valor monetário. No lado direito são discriminadas as obrigações (dívidas) que a empresa possui para com terceiros, por sua natureza e por sua expressão monetária. Também apresenta as contas do Patrimônio Líquido, sendo as obrigações para com a empresa. São os recursos que os acionistas, sócios investiram na entidade. Ex.: investimento feito pelos proprietários (dinheiro aplicado), reserva de lucros, etc.

o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.

Para Warren Buffet o Balanço Patrimonial é a forma de entender se uma empresa tem ou não vantagens competitivas.

ATIVO

O Ativo corresponde ao conjunto de Bens e Direitos da organização.

É a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados, representando os benefícios presentes e futuros da empresa. Ou seja, é o conjunto de recursos financeiros e econômicos que são administrados de forma a gerarem mais recursos financeiros e econômicos.

A finalidade de uma empresa é o lucro, e o Ativo é a aplicação de bens e direitos de modo a produzir lucro

O Ativo se divide em duas partes: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.

  • Ativo Circulante :

Agrupa dinheiro e tudo o que será transformado em dinheiro rapidamente, sendo listado por ordem de sua liquidez. São contas que estão constantemente em giro, movimento, circulação. Ou seja, nele são registrados os bens e direitos que a empresa consegue transformar em dinheiro até o final do exercício seguinte. Curto prazo. Em até um ano.

Exemplo: Uma empresa cujo exercício social encerre em 31 de dezembro, ao realizar o encerramento do exercício de 31 de dezembro de 2014 deverá classificar no curto prazo - ativo circulante- todos os valores realizáveis em dezembro de 2015.

O grupo da ativo circulante é formado por:

  1. Disponibilidades

É tudo o que  está disponível para a empresa, podendo ser utilizado a qualquer momento e para qualquer fim. As contas deste grupo estão a todo instante sendo movimentadas (entra e sai dinheiro). São elas:

Caixa;

Banco conta movimento;

aplicações financeiras;

depósitos bancários a vista.

2) Créditos

São todos os  direitos que a empresa tem a receber. As conta são:

[pic 2] Duplicatas a receber ou Clientes;

[pic 3] Títulos a receber;

[pic 4] Outras contas a receber;
    Juros a receber;

Adiantamento a fornecedores.

3) Estoques

São as mercadorias para serem revendidas que a empresa possui. Essa conta registra o valor dos estoques na data do fechamento do balanço. São contas deste grupo:

[pic 5] Estoque de produtos acabados;

[pic 6] Estoque de mercadorias para revenda:

[pic 7] Estoque de produtos em elaboração;

[pic 8] Estoque de matéria-prima;

[pic 9] Estoque de materiais.

4) Outros créditos:

São as contas a receber que não se enquadram nos grupos anteriores, sendo contas de curto prazo, assim como as demais do Ativo Circulante.

Adiantamento de terceiros;

Impostos a recuperas.

  • Ativo não circulante

São registrados os direitos que serão transformados em dinheiro  após o final do exercício seguinte, Longo Prazo,  como os bens de uso (veículos, máquinas, etc.) e de renda  da empresa (aluguéis, imóveis para vendas, etc.).

O ativo não circulante inclui todos os bens de natureza duradoura destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

Exemplo:: As contas que aparecem em um Balanço Patrimonial apurado dia 31/12/14, no grupo Ativo Não Circulante, poderão ser transformadas em dinheiro somente após o dia 31/12/15, pois encontram-se no longo prazo.

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.

  1. Realizável a longo prazo:

São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte). 

Aplicações financeiras de longo prazo;

depósitos bancários a longo prazo;

Duplicatas a receber de longo prazo;

2) Investimentos

são as participações e aplicações financeiras com o objetivo de gerar rendimentos para a empresa de forma que esses bens e direitos não sejam destinados à manutenção das atividades normais da companhia.

Propriedades para investimento;

Obras de arte;

Participações societárias;

Terrenos e imóveis para futura utilização.

3) Imobilizado

São bens e direitos de natureza permanente que serão utilizados para a manutenção das atividades normais da empresa, servindo a sua estrutura. A empresa não prentende vender os seus bens e direitos, ou seja, não há intenção de transformá-los em dinheiro. Caracterizam-se por se apresentarem na forma tangível (bens corpóreos).

Imóveis;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (226.6 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com