TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios da Arborização Urbana

Por:   •  12/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Benefícios da Arborização Urbana

É notória a diferença térmica entre um ambiente urbano arborizado e um sem presença da arvores e vegetação.

Apesar da maioria das pessoas acreditarem que as arvores presentes em centros urbanos só são para efeito estético, elas tem diversas funções e por isso são colocados nesses ambientes. E esse ingênuo pensamento ocorre devido á falhas visíveis que a população encontra, como problemas com a fiação elétrica, queda de folhas, etc. Mas na realidade são inúmeros os benefícios que a urbanização urbana traz para população. Um desses benefícios é o conforto térmico proporcionado pela presença dessa vegetação implantada nas cidades, a urbanização urbana acaba também por promover o turismo, como no caso de São Paulo, que apresenta diversos programas de arborização, por exemplo, o projeto Pomar, que tem como iniciativa a plantação de flores e arvores frutíferas nas margens do rio Pinheiros.

Além disso, as arvores promovem o aumento da umidade relativa do ar (o que acarreta também em vantagens sociais, como redução de problemas respiratórios e de pele), reduzindo o ar excessivamente seco das cidades, promove também a sombra, que em dias de calor excessivo atenua o desconforto de pedestres. Apesar de não ter eficácia mensurada, existe uma ligação da presença de vegetação com a atenuação da poluição acústica, existe de fato uma redução das ondas sonoras, que acabam sendo absorvidas pelas folhas.

Esse método vem sendo aplicado em rodovias, os responsáveis tentam recompor a paisagem alterada pela construção das estradas com alguns objetivos em mente, entre eles: evitar que incêndios se propaguem a partir de rodovias, criar faixas de proteção para matas remanescentes existentes, evitar á poluição atmosférica e deixar a cidade esteticamente mais agradável.

Entretanto, para que haja um bom desempenho de um projeto de arborização, é importante que exista uma estrutura adequada. O primeiro passo no planejamento é entender as necessidades da região e suas dimensões, é importante que o porte da espécie escolhida seja compatível com o tamanho das calçadas e largura de recuo das construções, respeitando o espaço que as arvores exigem para seu desenvolvimento natural.  Quanto as raízes, devem ser profundas, para evitar que elas danifiquem as calçadas, ou seja, derrubada em caso de fortes temporais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com