TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPACIDADE CONTRIBUTIVA

Por:   •  13/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Direito e Legislação

Nome

Iury de Souza Dias

RA

5641585944

Atividade de Autodesenvolvimento

        


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Direito e Legislação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

CAPACIDADE CONTRIBUTIVA

Princípio da capacidade contributiva encontra – sê veiculado pelo § 1° do art. 145 da constituição Federal.

        Há vários conceitos para se explicar a capacidade contributiva, o mais completo trata o principio referido, no plano jurídico-positivo como um sujeito titular de direitos e obrigações, com fundamentos na legislação tributária vigente, que é quem vai definir aquela capacidade e seu âmbito. No plano ético-econômico, relaciona – se a justiça econômica material.

        A capacidade contributiva se designa a aptidão econômica do sujeito, que ira depender do volume de recursos que o sujeito possui para satisfazer o gravame e a necessidade que tem tais recursos.

        Jose Marcos Domingos de Oliveira sita a capacidade contributiva sendo como absoluta, aonde se tem existência de riqueza apta a ser tributada, e a relativa, que esta ligada as condições individuais de cada contribuinte. A contribuição só é verificada após haver a dedução dos gastos da exploração e manutenção das atividades econômicas e do mínimo vital, principio este que é a expressão da justiça tributaria. Capacidade contributiva é vista como a capacidade econômica do contribuinte, significando que cada contribuinte, deve contribuir nas proporções de sua renda e haveres, independente da sua eventual disponibilidade financeira, por fim pode-se dizer que o efeito do principio citado, é de limitar o poder de tributar e em contra partida, assegurar os direitos subjetivos do cidadão contribuinte.

        Por ter o poder de tributar limitado, cada cidadão contribui como pode, e todos contribuem de forma igualitária, o IR, em sua tabela de contribuição visando esta limitação dispõe o percentual que cada contribuinte devera pagar como tributo, tendo como base de calculo o valor de sua renda, não entrando em contradição com as deduções das despesas necessárias de cada cidadão e sua família, gastos pessoais obrigatórios, como (alimentação, saúde, dependentes, tendo em vista as relações familiares e pessoais do mesmo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (461.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com