TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASES – ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA

Por:   •  2/7/2017  •  Monografia  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

CASES – ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA

CASE 1:

 Dois jovens professores: Marie, epidemiologista na escola de medicina, e Yuan, um estatístico do departamento de matemática, publicaram juntos dois trabalhos sobre a propagação de infecções em populações. Como Yuan está trabalhando na simulação, ele criou o modelo estatístico da propagação de infecções, percebe que há um erro de codificação, e que isso tem levado a resultados incorretos que foram publicadas nos dois jornais. Ele vê, com grande alívio, que corrigir o erro não muda o tempo médio que leva para uma infecção se espalhar. Mas o modelo correto exibe uma maior incerteza em seus resultados, fazendo previsões sobre a disseminação de uma infecção menos definida. Quando ele discute o problema com Marie, ela argumenta contra o envio de correções para as revistas em que os dois artigos foram publicados: "Ambos os documentos serão vistos como suspeito, se fizermos isso, e as mudanças não afetam as principais conclusões", diz ela. Yuan está escrevendo um terceiro artigo, e este pode trazer os resultados com base no modelo corrigido, e Yuan pode postar o modelo corrigido na sua página Web.

  1. Quais são as obrigações que os autores devem suas colegas de profissão para corrigir o registro publicado?
  2. Como devem as suas decisões ser afetado pela forma como o modelo está sendo usado por outras pessoas?
  3. Que outras opções existem para além de publicar uma correção formal?

CASE 2:

Faltam apenas 2 meses para terminar sua tese de doutorado, quando Pedro percebeu que algo estava seriamente errado com o trabalho de um colega, o estudante de graduação, João. Pedro estava convencido de que João não estava fazendo as análises de sua pesquisa de forma correta, ao conversar com João, o mesmo alegou estar fazendo corretamente suas análises. Eles compartilhavam o mesmo laboratório, mas João raramente ia lá. Às vezes, Pedro viu materiais de pesquisa jogados fora sem abrir. Os resultados da pesquisa que João apresentava para o orientador aparentavam “limpos” demais para serem reais. Pedro sabia que logo iria precisar que seu orientador lhe desse uma carta de recomendação para o corpo docente e de aprovação para o programa de pós-doutorado. Se ele levantasse o problema (pesquisa do João) com o seu orientador agora, ele tinha certeza de que isso afetaria a recomendação, pois João era seu orientando favorito. Por outro lado, João, muitas vezes ajudou Pedro antes, quando seu projeto teve problemas, e Pedro também sabia que seria julgado por ter esperado tanto tempo para levantar a questão da pesquisa de João, caso decidisse em falar com o orientador só após a defesa de sua tese. E para complementar, os resultados da pesquisa de João serão utilizados por Pedro, em sua tese, ou seja, se os dados de João são imprecisos, ambos precisavam saber o mais cedo possível.

  1. Que tipo de provas deve Pedro ter para apresentar o caso ao seu orientador?
  2. Deveria Pedro primeiro tentar falar com o João, ou com algum outro colega ou pessoa de confiança, antes de falar com o orientador?
  3. Que outros recursos podem Pedro recorrer para obter informações que poderiam ajudá-lo a decidir o que fazer?

CASE 3:

Professor Lee está escrevendo uma proposta de bolsa de pesquisa, e a prazo para a apresentação das propostas se encerram daqui dois dias, e desta forma, para completar a sua proposta, o professor copia algumas frases isoladas de trabalhos escritos por outros autores. As frases copiadas consistem em breves resumos factuais, uma frase de artigos anteriores (relacionados com a proposta), as descrições de conceitos básicos de livros didáticos e definições de notações matemáticas padrão. Nenhuma dessas ideias teve seus autores citados. Lee acrescenta, ainda, um resumo de uma frase de um artigo de revista e cita-o.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com