TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: Ciências Contábeis

ATIVIDADE:

Aula 03 e aula 04

Aluno:

Betânia rodrigues da silva

RGM: 103-5515

Polo:

Ourilandia do Norte

Disciplina: Psicologia  1º semestre

ANO LETIVO:

2014

DATA PARA ENTREGA: 30/09/2014

Valor de cada atividade 1,25

Total das duas Atividades: 2,5

[pic 2]

 Envie suas atividades das aulas 3 e 4 por meio do portfólio 3

QUERIDO ALUNO (A)

QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÃO SER ENCAMINHADAS

VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.

NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.

OBRIGADA!

ATIVIDADES DA AULA 03

1- A liderança pode ser vista como um fenômeno social que ocorre exclusivamente nos grupos sociais e decorre dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social. O teórico Mintzberg,  explica que está diretamente relacionada á orientação e a motivação dos funcionários.

Considerando o conteúdo apresentado na aula 03, elabore um texto explicativo sobre :

  1.  Coalizão externa e Coalizão interna;   Coalizão interna é composta por influenciadores de diferentes grupos: Os proprietários, que detém a posse legal da organização; é composta por associados fornecedores, parceiros clientes, competidores. Associações, de empegados, ou profissionais públicos familiares lideres de opiniões. Quanto mais envolvidos os proprietários e mais concentrados a apropriação, maior a influencia da coalizão externa.

Coalizão externa: São membros organizacionais que vivem o cotidiano da organização e são distribuídos em diferentes níveis hierárquicos. São constituídas pelos executivos , representados pelo presidente ou executivo principal que executam diversos jogo São membros organizacionais que vivem o cotidiano da organização e são distribuídos em diferentes níveis hierárquicos, os gerentes intermediários operadores que são pessoas que fazem o trabalho básico da organização:

  1. Descreva as Teorias sobre liderança.

Teoria de traços de personalidade. Define-se o líder como aqueles que possui alguns traços específicos de personalidade. São características marcantes capazes de influenciar o comportamento das demais pessoas.

Teoria sobre estilos de liderança: define o comportamento do líder um líder deve inpirar confiaça se inteligente percepetivo e decisivo para ter condições de liderar com sucesso.

Teoria situacionais; explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem dp principio de que não existe um único estilo ou característica de liderança. Cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados.

ATIVIDADES DA AULA 04

1- Segundo Braghirolli et al (2005),toda sociedade é formada por  diferentes grupos e organizações, assim atualmente o indivíduo faz parte de vários grupos simultaneamente. Percebe-se que um dos temas preferido pela psicologia social moderna é o estudo dos grupos.

Após leitura da aula 04 e dos arquivos disponibilizados no material de aula na plataforma:

  1. Explique sobre os grupos primários e grupos secundários;

Secundários; Constitui- se num meio para que seus componentes  atinjam  fins externos ao grupo ,as relações interpessoais costumam ser mas frias  impessoais , racionais, e formais exemplo é um grupo de estudo que se dissolveram quando tiver concluído a graduação.

Primários; caracteriza pela presença de laços afetivos íntimos e pessoais entre membros pela espontaneidade no comportamento interpessoal, por possuir objetos comuns, a família é um exemplo.

  1. Descreva sobre os papeis sociais e seus conflitos;

Papel social pode ser entendido como a posição que um individuo assume no grupo, define  pelas obrigações e direitos que regulam a interação do individuo com demais membros(bock , 2002 sesta forma endente –se por papel social. Pode ser papel de avô pai, filho , neto  irmão , mãe dentre outros.  E também entende se por papel social o comportamento de quem ocupa uma determinada posição com determinado status.

Ao  desempenhar determinados papeis o individuo possa se deparar com algumas in compatibilidades, as mais conhecidas estão diretamente  relacionadas ao tempo ,dinheiro e energia para a realização das atividades. Desta forma quando um individuo desenvolve diversos pais como pai , filho administrador , líder religioso dentre outros de forma simultânea, poderá a ter conflitos.

2. Algumas pessoas podem desenvolver relacionamentos satisfatórios com umas pessoas e não com outras. A estas informações, com conteúdos afetivos, que o indivíduo disponibiliza para uma determinada ação (com o outro ou com um objeto), chama-se atitude.  Explique atitudes e mudanças de atitudes.

Não nascemos com atitudes especificas, adquirimos por meio da observação. As atitudes podem expressar estilos de vida  a personalidade enfim, as atitudes possibilitam nos certa regularidade na relação com o meio. No entanto , não e com tanta facilidade que conseguimos prever o comportamento de alguém a partir do conhecimento de sua atitude, pois nosso comportamento é resultante também , do momento que se apresenta e de varias atitudes mobilizadas em determinada situação.

P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das

atividades,  disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .

Bons Estudos.

Profª. Dda Silvia Mara Pagliuzo Muraki

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (115.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com