TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: Ciências Contábeis

ATIVIDADE:

Aula 03 e aula 04

Aluno:

RGM:

Polo:

Disciplina: Psicologia

ANO LETIVO:  2015

DATA PARA ENTREGA:29/09/2015

Valor das duas

Atividades=  2,5

QUERIDO ALUNO (A)

Envie suas atividades das aulas 3 e 3 por meio do portfólio 3

QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS ATIVIDADES DEVERÂO SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.

POR FAVOR,NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.

USE O ESPAÇO FORUM PARA POSTAREM SUAS DÚVIDAS.  OBRIGADA!

Profa. Dda  Silvia Mara  PagliuzoMuraki.

ATIVIDADESDA AULA  03

1- Na aula 03 Teorias  Sobre liderança, foi abordado a importância da confiança nas relações interpessoais que estabelecemos no trabalho, bem como, as teorias apresentadas sobre liderança. Baseado nas leituras do guia de estudante:

  1. Discorra sobre as três teorias sobre liderança.  

TEORIAS DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE: É uma das mais antigas e define o líder como aquele que possui alguns traços específicos de personalidade, bem como características marcantes de personalidades capazes de influenciar o comportamento das demais pessoas. Traços Físicos; como energia, aparência pessoal, estatura e peso. Traços Intelectuais; adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança. Traços Sociais; cooperação, habilidades interpessoais e habilidades administrativa. Traços Relacionados com a tarefa; impulso de realização, persistência e iniciativa.

TEORIAS SOBRE ESTILOS DE LIDERANÇA: Essa teoria define o comportamento do líder em relação aos seus subordinados, maneiras pelas quais orienta sua conduta, referindo-se aquilo que o líder faz, refere-se a três estilos de liderança: Autoritária; O líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo, tomando suas decisões por si mesmo. Liberal; O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o a vontade e sem controle algum, permitindo que o grupo faça o que quiser. Democrática; O líder conduz e orienta o grupo, incentivando a participação democrática das pessoas, há formação de grupos de amizade e de relacionamentos cordiais entre os membros.

TEORIAS SITUACIONAIS DA LIDERANÇA: As teorias situacionais explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do principio de que não existe um único estilo ou característica de liderança, cada situação requer um tipo de liderança. Exemplos; Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita a controles pelo chefe, que passa a adotar em padrão mais diretivo. O líder pode exercer estilos de liderança diferenciados para cada um de seus subordinados. O líder pode assumir diversos tipos de liderança, levando-se em consideração as situações, assim poderá dar maior liberdade ou impor maior autoridade.

(B)- Explique as cinco fontes de poder interpessoais apresentadas na aula.

PODER DE RECOMPENSA; baseia-se na capacidade para alocar resultados recompensadores, seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Elogios, promoções, aumentos, atribuições de trabalhos desejáveis e licença do trabalho são resultados recompensadores que os gerentes costumam usar quando lhes são confiadas estas decisões. Da mesma forma, a eliminação de resultado indesejados, tais como condições de trabalho desagradáveis ou obrigatoriedade de horas-extras, podem ser utilizadas para recompensar funcionários.

PODER COERCITIVO OU DE PUNIÇÃ; este tipo de poder geralmente é utilizado para controlar os resultados indesejáveis. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os gerentes podem recorrer a punições como: repreensões publicas, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento e ate o extremo de suspensões, transferências e demissões.

PODER LEGÍTIMO: Esta diretamente relacionado as normas, valores e crenças, nesta concepção a autoridade tem o direito de mandar e os subordinados o dever de cumprir com as diretrizes ditadas por esta autoridade, portanto produz a atitude de obediência incondicional as diretrizes.

PODER DE REFERÊNCIA: o poder de referencia também é conhecido como poder carismático, é quando se reconhecem qualidades pessoais para influenciar profundamente os pensamentos e comportamentos das pessoas.

PODER DE ESPECIALIZAÇÃO OU DE COMPETÊNCIA: baseia-se na posse de experiência de conhecimentos e talentos, explica que são pessoas especialistas numa determinada área de conhecimento, e podem ser consideradas agentes de mudanças por influenciar as pessoas com conhecimento que as capacitem ou contribuam para a mudança de atividades ou de comportamento, ou permaneçam em conformidade e de forma mais conscientes aos seus desejos.

ATIVIDADESDA AULA 04

1- A aula 4 abordou sobre a Psicologia Social e aspectos no ambiente de trabalho. Baseando-se nas leituras  dessa aula.  Explique as contribuições da Psicologia Social para o trabalho em equipe.

A psicologia social estuda as manifestações comportamentais apresentadas pela interação de um individuo com os outros, uma das preocupações da psicologia social e a investigação do status, a posição que alguém ocupa no grupo.

Desta forma os indivíduos tentam adaptar a sua vida carreiras que são aprovadas pela sociedade, a carreira é definida como uma sequencia de papeis que uma pessoa desempenha durante a vida , é um dos principais componentes do curso de vida, somando a auto estima e satisfação no trabalho. Nossas carreiras mais importantes desenvolvem-se em dimensões sociais. O homem possui a sua individualidade e busca ser respeitado em sua forma de ser, pensar e agir, buscando demonstrar por meio do papel social, que a atividade dos sujeitos é socialmente influenciada e pode ser identificada como um processo de interação criativo. Desta forma compreende-se papel social como importante elemento para a compreensão do comportamento em grupo.

2- Após ler o guia de estudante elabore um texto explicativo sobre:

(A) Grupos sociais;

(B) Papeis sociais;


GRUPOS SOCIAIS

     Uma tendência natural do ser humano é a de procurar uma identificação em alguém ou em alguma coisa. Quando uma pessoa se identifica com outra e passa a estabelecer um vínculo social com ela, ocorre uma associação humana, contam também com formas de cooperação e de competição, apresentam aspectos que atraem os indivíduos, impedindo que abandonem o grupo. Com o estabelecimento de muitas associações humanas, o ser humano passou a estabelecer verdadeiros grupos sociais. Podemos definir que grupo social é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. As relações humanas são os contatos conscientes estabelecidas entre indivíduos e grupos, no trabalho entre os colaboradores e seus colegas, entre os subordinados e seus superiores onde passamos as melhores horas de nosso dia, em atividades diversas e com pessoas estranhas.

P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das

atividades ,  disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .

Bons Estudos.

Profa.DDA. SILVIA MARA  PAGLIUZO MURAKI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com