TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS CONTABEIS

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.982 Palavras (16 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ciências contábeis

Ana paula ferreira

FERRAMENTAS FINANCEIRAS E TRIBUTOS

[pic 3]

Ji-Paraná

2011

ANA PAULA FERREIRA

FERRAMENTAS FINANCEIRAS E TRIBUTOS

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estatística.

Prof. Regis Garcia

Ji-Paraná

2011

  1. Introdução

Nesse trabalho, serão esclarecidos quais são os principais conceitos necessários ao entendimento do que é a estatística, o seu objeto, o objetivo de suas análises e sua relação com o meio corporativo.

A estatística serve praticamente a todas as áreas do conhecimento, possibilitando a evolução dessas, principalmente a partir da possibilidade de comprovações numéricas por ela viabilizada.

Para haver um bom desenvolvimento da contabilidade dentro da empresa é extremamente necesário que os registros dos fatos ocorridos pela mesma, sejam feitos de forma precisa e adequada. Para isso, a contabilidade utiliza das chamadas “Demonstrações Contábeis” e as principais demonstrações envolvidas neste processo são: o Balanço Patrimonial e a Demonsração do Resultado do Exercício - DRE.

É correto afirmar que no Balanço Patrimonial, deve se apresentar todas as peculiaridades da empresa, permitindo que seus interessados possam extrair informações precisas de toda a situação. É também considerada uma situação estática, pois, a qualquer momento a contabilidade poderá elaborá-la e evidenciar naquele instante a quem o interessar. O Balanço Patrimonial é composto por várias “contas” as quais se resumem em Direitos e Obrigações.

As atividades empresariais são indissociáveis ao mundo moderno e, principalmente, à sua sustentação econômica e progreso social, ambiental e trabalhista, etc.

Estudaremos neste trabalho, o que envolve a prática de uma atividade empresarial, as leis que as implicam e serão esclarecidos termos como: empresário, sociedade, estabelecimento comercial, ponto comercial, etc.

  1. Estatística

A Estatística é uma ferramenta que no ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números, ou seja, ela é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados.

É portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing.

A estatística exise desde os primórdios da humanidade e pode-se definir sua evolução marcada em três fases, ou seja, sua primeira evolução na história foi com o surgimento do feudalismo com o fubadamento de registrar informações sobre o Estado  as quais se seguesm até o século XVII, depois a estatística apareceu como ferramenta de estudos para se apurar registro de batismos, casamentos e enterros e o terceiro período se faz da evolução da estatística até o dia de hoje.

O objeto da estatística são os fenômenos que possibilitam o estudo e o entendimento, principalmente relacionados a causa e efeito.

O objetivo da estatística se confunde com o objetivo das ciências que dela fazem uso, ou seja, observação dos fenômenos de tal forma a pesquisar as ligações de causalidades existentes ente eles.

A estatística encontra aplicações em quase todos os campos da atividade humana, ela tem sua aplicação fundamental no mundo corporativo, principalmente com o aumento do tamanho das empresas e dos mercados. Enfim, é inadmissível num mercado tão competitivo quanto ao atual, quer o profissinal não busque aprimorar-se nas técnicas de análise e decisões.

A estatística possui dois grandes ramos a Estatística Descritiva e Estatística Indutiva ou Inferencial.

  1. Métodos Estatíticos

A aplicação dos Métodos Estatítcos vem se tornando mais simples, rápida e eficaz com a informatização. É um processo para se obter, apresentar e analisar características ou valores numéricos para uma melhor tomada de decisão em situações de incerteza.

Pode-se afirmar, que é possível para as empresas desenvolverem inúmeros tratamentos de dados bastando ter uma Planilha Eletrônica, como o Excel. Além das planilhas, algumas calculadoras tanto financeiras quanto científicas, possuem funções estatíticas, apesar  de que hoje os sofwares especializados são os mais completos para as aplicações das estatísticas.

  1. Passos da metodologia e técnica estatística:

Metodologia

  • Definição do objetivo da análise
  • Formulação de um plano para a coleta de dados;
  • Apresentação dos valores numéricos;
  • Análise dos resultados;
  • Divulgação de relatório com as conclusões.

Técnicas de análise estatística

  • Análise de cluster
  • Análise fatorial
  • Análise de componentes principais
  • Análise de determinantes
  • Árvores de classificação e regressão (CART)
  • Análise de correspondência

  1. Termos utilizados em estatística

População: O grupo inteiro de objetos dos quais se pretende obter informações. A população deve ser definida claramente e em termos daquilo que se pretende conhecer.

Unidade: Qualque elemento individual da população.

Amostra: Conjunto de unidades selecionadas de uma população (Exemplo: pesquisa de “ boca de urna”  numa eleição).

Variável: Uma característica de uma unidade, que será medida a partir da amostra.Tipos de Variável:

  • Variável Qualitativa: Denomina-se variável qualitativa ou atributo quando é não - numérico.
  • Variável quantitativa: Quando pode ser expressa numericamente.

As variáveis quantitativas podem ser:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com