TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.500 Palavras (14 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 14

Centro de Educação à Distância

POLO UNICINT - Escola Nova Pedagogia

Curso de Ciências Contábeis

Competências Profissionais

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Tutora à Distância:

Maio / 2015

Introdução

A importância do estudo sobre competências profissionais nas organizações traz diversas vantagens para as organizações, como por exemplo, o aumento da produtividade no ambiente de trabalho, a satisfação no trabalho, à motivação, entre outras. Desta forma, a competência profissional nas organizações permite um avanço para o desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e atitudes dos profissionais na busca da qualidade e produtividade no ambiente de trabalho. Desta forma, o “saber fazer” dos profissionais por mais simples e previsíveis que sejam, exige também o “saber” e o “saber ser” capazes de pensar e atuar com qualidade e produtividade. Nesse sentido, é necessário que se promova uma discussão quanto às competências profissionais, pois, além da formação técnica, a preparação dos profissionais focaliza para um novo olhar sobre o trabalho nas organizações (BACKES, 2004). Nesse contexto é válido questionar: Quais as competências profissionais necessárias para aumentar a produtividade nas organizações? O objetivo geral deste trabalho é mostrar a relevância e importância das competências profissionais nas organizações. Seguido dos objetivos específicos que são: compreender a competência; e compreender as competências profissionais nas organizações. Para o cumprimento desses objetivos, utilizou-se apenas uma metodologia estruturada em uma abordagem teórica sobre o estudo da competência profissional nas organizações. A escolha desse tema justifica-se pela necessidade das organizações apresentarem dificuldades em encontrar o profissional certo para a empresa certa. Para realização desta revisão de literatura, utiliza-se um modelo de análise construído no referencial teórico para o levantamento de informações pertinentes ao tema proposto. Este trabalho está estruturado em quatro seções. Na primeira seção, encontra-se a presente introdução com a contextualização e formulação do problema de pesquisa, os objetivos e a estratégia metodológica. Na segunda seção é apresentado o referencial teórico sobre o tema abordado. Trata-se especificamente dos conceitos de competência e competência profissional nas organizações.

Sumário

Etapa 1

Esta atividade é de suma importância, pois iremos praticar e observar as oportunidades de mercado.

Após pesquisarmos informações, decidimos o que segue:

Passo 1

Decidimos entre o grupo, atuar na área de Engenharia Civil e Elétrica.

A estratégia de segmento de mercado com vantagem competitiva para Construção Civil e Elé-trica de pequeno porte na região de Cuiabá – MT.

Passo 2

Analisamos o mercado atual no setor de Engenharia Civil e Elétrica, e decidimos explorar esse segmento, passando a sermos um grupo de empreendedores.

Passo 3

Pesquisamos oportunidades de mercado por meio de análise macro ambiental, e eventuais ameaças sobre esse setor.

Passo 4

As empresas bem sucedidas têm uma visão clara do ambiente interno e externo de seus em-preendimentos.

O macro ambiente é composto por variáveis que se diferem entre si, em que os elementos mais gerais e de influência externa são os que possuem maiores potencialidades e afetam as decisões estratégicas das empresas. O macroambiente divide-se em: ambiente econômico, político-legal, sociocultural, tecnológico e natural.

Quanto à metodologia, a pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo descritivo, sendo um estudo de caso. Para a coleta dos dados, utilizaram-se visitas técnicas em empresas, além de entrevistas não estruturadas como os gestores e demais colaboradores acompanhada de uma pesquisa documental.

No ambiente econômico, os fatores que mais afetam a empresa são: reajuste de preços de materiais, máquinas, caminhões e equipamentos, mão de obra direta e indireta, já que a em-presa trabalha com contratos de prestação de serviços se estes fatores aumentarem seus valores à mesma poderá ter prejuízos.

Em relação ao ambiente político-legal qualquer alteração nesse meio afeta suas atividades, considerando o fato de que a empresa também vai trabalhar através de licitações públicas, e esses órgãos são regidos por normas governamentais.

Já variável sócio cultural, não influencia a empresa estudada porque a mesma ao trabalhar com licitações públicas não sofre com variáveis sócio-cultural.

O estudo justifica-se pelo fato de que uma análise ambiental faz-se necessária frente à neces-sidade das empresas situarem-se no meio em que estão inseridas a fim de identificar seu po-tencial e o que precisa ser melhorado para otimizar seus resultados

A respeito da variável natural, existe na empresa uma preocupação com o meio ambiente, tendo um cuidado especial em todas as obras quanto a “sobras” de matéria prima. Para isso, busca não desperdiçar materiais e sempre que realiza um serviço, procura deixar o local limpo e sem resíduos que acarretariam em poluição.

Passo 4

Os grandes aglomerados urbanos, que ocorrem nas diversas regiões do país, são responsáveis pelo surgimento de uma série de serviços que visam proporcionar a manutenção e melhoria da qualidade do espaço onde as pessoas vivem e se relacionam. A falta de tempo, imposta por uma rotina diária de alta velocidade, possibilita que o negócio de serviços de pequenas obras da construção civil experimente índices excelentes de crescimento em todo o país. Apesar da grande demanda, atividades formalizadas de reparos de imóveis residenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com