TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE INTERNACIONAL – IAS 8 – Políticas Contábeis, mudança de estimativa e retificação de erro

Por:   •  21/5/2016  •  Resenha  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE – UNIDADE I

CONTABILIDADE INTERNACIONAL – IAS 8 – Políticas Contábeis, mudança de estimativa e retificação de erro

                       

CAMPO GRANDE

2015

IAS 8 – Políticas Contábeis, mudança de estimativa e retificação de erro

         A IAS 8 é uma norma internacional, criada pelo IASC (International Accouting Standards Commit-tee), revisada pelo IASB (International Accouting Standard Board), ela trata de políticas contábeis, mudanças de estimativas e retificação de erros.

         As empresas adotam políticas contábeis devido à complexidade do processo contábil, buscando igualar a linguagem das informações financeiras. Para maior transparência no processo, as empresas devem divulgar em suas notas explicativas quais as políticas adotadas com relação à preparação de suas demonstrações contábeis.         Mas, pode haver alterações políticas por diversos fatores. Há também diversas estimativas e avaliação que necessite às vezes de revisão de critérios anteriormente aplicados, em alguns casos pode ocorrer erros que serão descobertos só no futuro.

         Para esses casos o IASB tem uma norma específica que é a IAS 8, que trata de alterações nas estimativas contábeis e correção de erros nas demonstrações contábeis publicadas. A IAS 8 tem como objetivo prescrever os critérios para a seleção e alteração de políticas contábeis. Seu objetivo normatizador é melhorar a relevância e a confiabilidade das demonstrações contábeis, aumentando sua comparabilidade.

        As principais definições contidas na IAS 8 são relacionadas as Políticas Contábeis, Mudanças em estimativas contábeis, Omissões materiais ou divulgações incorretas de itens, Erros de Períodos Anteriores, Aplicação Retrospectiva, Ajusto Retrospectivo, Impraticável e Aplicação Prospectiva de uma Mudança Contábil.         Abordaremos no trabalho apenas as Mudanças em estimativas contábeis, Políticas contábeis e Erros de Períodos Anteriores.

         As mudanças em estimativas contábeis são ajuste da quantia escriturada em ativo e passivo ou da quantia do consumo constante de um ativo. As estimas contábeis podem ser alteradas de acordo com que as informações adicionais passam a ser conhecidas, e não são correções de erros já que derivam de novas informações e acontecimentos. Um exemplo que podemos cita são as estimas de devedores duvidosos. Os ajustes em estimativas contábeis devem ser reconhecidos contra o resultado do período em que se efetuarem esses ajustes que afetarão o resultado corrente e futuro, porém não afetará os resultados anteriores.

         As Políticas contábeis são normas, bases, princípios, práticas e regras específicas aplicadas na elaboração e apresentação das demonstrações financeiras por uma empresa. Sendo assim quando uma norma destinar-se especificamente a uma transação deverá ser usado as orientações emitidas pelo IASB. Quando a situação ou transação não estiver contida na IAS a empresa terá que seguir uma sequencia de orientações para o desenvolvimento e aplicação de uma política contábil que resulte em informações relevantes e úteis aos usuários a tomada de decisões na área econômica e utilizar-se de informações confiáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com