TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR PÚBLICO

Por:   •  4/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.601 Palavras (15 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROFA. DRA. ADRIANA M. OLIVEIRA

CONTABILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR PÚBLICO

MOSSORÓ-RN

2019

CONTABILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR PÚBLICO

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte como requisito parcial para obtenção da nota da terceira avaliação na disciplina técnicas de pesquisa em contabilidade sob a orientação da professora Adriana Martins de Oliveira.

MOSSORÓ-RN

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................

4

1.1 PROBLEMA..........................................................................................................

5

1.2 OBJETIVOS..........................................................................................................

5

1.2.1 GERAL.................................................................................................................  

5

1.2.2 ESPECÍFICOS.....................................................................................................

5

  1. JUSTIFICATIVA E CONTRIBUIÇÃO ESPERADA.......................................

5

   2 REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................

6

3 METODOLOGIA....................................................................................................

13

   REFERÊNCIAS...............................................................................................  

15

1        INTRODUÇÃO

A contabilidade, durante toda sua história, tem procurado ser um importante instrumento de informação, com objetivos econômico-financeiros para decidir sobre o desenvolver dos negócios, sejam eles públicos ou privados, usuário interno ou externo.

Para que uma empresa tenha um bom financiamento em suas contas e trajetória financeira em geral, ela deve ter uma infinidade de atividades e registros que garantam sua estabilidade e continuidade. É justamente através da contabilidade que destaca uma das mais importantes, a contabilidade da empresa, uma das mais importantes e necessárias em qualquer modelo de negócios. Quando falamos de contabilidade em uma empresa, nos referimos às técnicas usadas para coletar todos os movimentos contábeis que ela realiza. Graças à revisão e estudo dos dados, é possível implementar modelos de controle e chegar à tomada de decisões na empresa (BARROSO, 2003).

A contabilidade é uma importante fonte de informações para a empresa e dentre as infinitas vantagens oferecidas por sua aplicação no mundo dos negócios. Graças a ela, é possível saber quais são os recursos disponíveis. Além disso, permite diferenciar as despesas daquelas geradas por seus próprios negócios, seu estudo e aplicação nos alertam para as despesas gerais e os investimentos realizados, e ajuda a conhecer o custo de produção de um determinado serviço ou produto (MARION, 2017). A escola se apresenta como um espaço que necessita do serviço contábil, pois é ela uma organização que movimenta recursos materiais, financeiros e humanos, havendo a necessidade de um trabalho contábil organizado e eficiente para norteá-la (BARROSO, 2003).

A contabilidade na escola possui como principal desafio levar conhecimento organizacional contábil para o sistema público escolar trabalhando com as mais diversas situações e organizações, buscando mostrar como a contabilidade surge em decorrência da ampliação das atividades e das necessidades humanas. Estas serão reduzidas à pesquisa de mercado educacional. Elas levam ao cliente o serviço de treinamento que precisam, nas condições tecnológicas precisas, em quantidade e qualidade, em um período determinado e a um preço competitivo. Também será da sua conta definir as estratégias táticas de uso dos recursos financeiros para que os projetos educacionais consigam ser desenvolvidos (MARTINS, 2017).

  1. Problema

 A partir da relevância da contabilidade pela gestão escolar, esta pesquisa levantou o seguinte problema: Como se dá o controle financeiro em uma escola pública do estado do RN?

  1. Objetivos

  1. Objetivo geral

Avaliar a função da contabilidade na gestão pública escolar no estado do RN.

  1. Objetivos específicos

  • Descrever a contabilidade gerencial;
  • Refletir sobre o planejamento do uso de recursos públicos;
  • Apontar as ações de contabilidade adotadas em uma escola pública do estado do RN.

1.3 justificativa e contribuição esperada

Esse estudo se justifica, pois, visa mostrar como um profissional de contabilidade pode ajudar no controle de gastos dentro de uma instituição escolar pública. O modelo apresentado nesse estudo poderá ser adotado em outras instituições escolares.

Como contribuição espera-se conscientizar os gestores escolares que o dinheiro público é o que move a instituição escolar pública, dessa forma, os recursos públicos devem ser empregados com responsabilidade, respeitando os princípios constitucionais da Administração Pública em relação à eficácia e publicidade dos gastos na Administração escolar.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Tanto na vida cotidiana quanto nos negócios, precisamos tomar uma ampla variedade de decisões. Muitas dessas decisões são baseadas em experiência, informações econômicas ou algum outro tipo de informação. Essas decisões consistem em escolher a opção mais conveniente entre duas ou mais. Quanto melhor a informação usada para tomar a decisão, maior a probabilidade de sucesso, se a qualidade da informação usada para tomar decisões for ruim, provavelmente a decisão será. Assim, a escola pública deve ser encarada como uma empresa que precisa adotar a contabilidade financeira para melhor controle dos seus custos (COSTA, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com