TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTANILIDADE COMERCIAL

Por:   •  16/5/2015  •  Seminário  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PRICIPAL PAPEL DA CONTABILIDADE E O NUMERO DE EMPRESAS NO PAIS.............. 4

2.1.1 TEORIA DA CONTABILIDADE X ESCRITURAÇÃO CONTABIL 5

2.1.1.1 LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL DO CONTADOR 7

2.1.1.1.1 SINDROME DE BURNOUT X ESTRESSE – SUAS DIFERENÇAS 7

2.1.1.1.1.1 POR WEBER RACIONALIDADE E BUROCRACIA 8

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 10

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO - NUMERO DE EMPRESAS NO PAIS 10

4 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a Contabilidade comercial no mundo, mais concretamente iremos tratar dos principais papeis da contabilidade, especificidades da profissão do contador ( departamento pessoal, contábil e fiscal ), as importâncias da teoria da contabilidade junto com a pratica, a escrituração contábil e seus indicadores, a legislação do profissional contábil , analisar os seguintes pensamentos, Racionalidade e Burocracia por Max weber, e os ambientes psicológicos do estresse com a síndrome de burnout.

São objetivos deste trabalho, mostrar as varias partes que o profissional contábil pode atuar, mostrar a legislação que o rege e as mais variadas formas de trabalho do profissional.

A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas, revistas e livros online da biblioteca virtual da UNOPAR, sites e dissertações acadêmicas.

.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PAPEL DA CONTABILIDADE E O NUMERO DE EMPRESAS NO PAÍS

A Contabilidade tem como principal objetivo, transformar e gerenciar os fatos contábeis da entidade, tornando-os utilizáveis para as demais atividades dentro da organização, sendo elas internas: controle, informações, quanto externas: informações a bancos, governo, acionista e outros públicos de interesse.

A contabilidade não pode ser considerada apenas como a profissão que cuida de tributos e operações legais entre empresas seja ela física ou jurídica e prestadores de serviço, existem muito mais procedimentos que são de competência da área contábil.

Hoje é possível que a contabilidade seja a base para todos os processos legais de uma empresa, sejam elas contratações, transações, abertura, fechamento de organizações perante os órgãos responsáveis, entre outros serviços. Além disso, cuidam também de operações como tributos, emissão de notas ficais, área de especificidade fiscal, trabalhistas, como folha de pagamento, contratação, descontos, registros, especificidade da área de departamento pessoal e gerenciamento de balanços da empresa área de especificidade contábil.

Toda empresa, seja ela qual for, precisa do apoio de um profissional da área contábil, é um dos pontos mais importantes para que ela cresça com base sólida e que venha a ter sucesso no futuro. Não existe condição de manter um empreendimento, negocio ou ate mesmo um investimento por muito tempo, sem conhecer seus dados como lucro real, ativo e passivo, além do preço dos produtos.

O Brasil possui atualmente 17.874.847 (Dezessete Milhões, oitocentos e setenta quatro Mil, oitocentos e quarenta e sete) empreendimentos conforme pesquisa do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação). Destes, 16.087.362 são de empresas e empreendimentos privados (90%), 1.608.736 de entidades privadas sem fins lucrativos (9%), e 178.748.17 de entidades públicas governamentais (1%).

São Paulo é o estado que tem o maior número de empreendimentos, com 5.242.238 de estabelecimentos, equivalente a 29.34% do total, seguido por Minas Gerais com 1.803.737 estabelecimentos, representando 10.10% do total e Rio de Janeiro com 1.532.376 estabelecimentos, ou 8,58% do total. Os estados com o menor número de empreendimentos são Roraima com 33.770 (0,19%), Amapá com 46.857 (0,26%) e Acre com 48.185 (0,27%) estabelecimentos.

Com esse numero de empresas no Brasil e o numero exorbitante de consumidores e com uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, o Brasil lidera o ranking de País que mais arrecada impostos e menos investe para o bem publico, deixando para trás países como Itália, Bélgica, França entre outros, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) calcula que o brasileiro precisou trabalhar cinco meses em 2014 apenas para pagar impostos. Empresas e trabalhadores deixam cerca de 30% da renda nos cofres públicos em forma de impostos. Em função da alta carga tributária, a sonegação de impostos no Brasil é muito elevada. Embora o cidadão brasileiro pague muitos impostos, em contrapartida os governos não são na mesma proporção, ou seja, os governos arrecadam muito e devolvem para a população serviços públicos (educação, saúde, segurança) de baixa qualidade.

2.1.1TEORIA DA CONTABILIDADE X ESCRITURAÇÃO CONTABIL

Escrituração Contábil Regular é uma norma que estabelece critérios e procedimentos a serem desenvolvidos pelas entidades empresariais, demonstrando seus atos e fatos econômico-administrativos e suas movimentações financeiras. Ela é fundamental para o crescimento e bom desenvolvimento econômico da empresa, pois relata, com riqueza e clareza, detalhes e fatos importantes da instituição, tais como saídas e entradas de bens, gastos, lucros, etc.

É um processo muito importante, pois pode livrar a empresa de gastos maiores no futuro, trazendo segurança e maior comodidade nas prestações de contas do exercício da empresa. Os métodos iniciais para a escrituração contábil regular são os livros diário e razão, ambos contêm registros permanentes da empresa, devem sempre expressar o verdadeiro significado das transações, não podendo ser refeitos.

A Escrituração Contábil é uma norma instituída por lei que estabelece critérios e procedimentos a serem observados e desenvolvidos dentro da empresa. É por meio dela que se apuram as atividades, tais como movimentação de capital, transações e as diversas práticas administrativas. As fiscalizações estão cada vez mais exigentes quanto à clareza dos fatos que ocorrem dentro da empresa, não podendo haver fato obscuro ou espécie alguma de negligência quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com