TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Por:   •  29/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS        

2.1.1 Planejamento.......................................................................................................

2.1.2 Organização        

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO        

3.2 EXEMPLO DE FIGURA        

3.3 EXEMPLO DE QUADRO        

3.4 EXEMPLO DE TABELA        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        

ANEXOS        

ANEXO A – Título do anexo        





  1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, encontramos um mercado muito competitivo, onde as mudanças acontecem constantemente e os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Para que uma empresa tenha sucesso é necessário saber o que é administrar, entender e colocar em prática as funções administrativas que vem acompanhando os administradores há muito tempo, saber como é formado o Patrimônio de uma entidade, como é constituído o seu capital social, a importância da análise de mercado, da oferta, demanda e ponto de equilíbrio no qual se refere aos produtos que a organização pretende colocar a disposição dos clientes.


  1. DESENVOLVIMENTO

O sonho de muitos seres humanos em abrir o seu próprio negócio, não é simplesmente alugar um estabelecimento, comprar os materiais necessários e começar a trabalhar. Para que esse sonho possa se tornar realidade, adquirir sucesso e vida longa, o administrador precisa ter um conhecimento sobre alguns assuntos e o mais importante saber o que é administrar. Montana; Charnov (2003, p.2) definem a administração como, “A administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”.

  1. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas são os cinco elementos básicos do processo administrativo que foram criados há muitos anos atrás por Henri Fayol e que ainda hoje são indispensáveis para um bom administrador exercer a sua função. A determinação dessas funções abriu a possibilidade de formar administradores e criar o ensino da administração e hoje continuam a fazer parte do currículo de todos os cursos de administração.

  1. Planejamento

                         Envolve definir e incluir missões, programar atividades, formular objetivos, definir planos. Para Chiavenatto (2000, p. 195) diz que “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los”

  1. Organização

          Esse elemento complementa a função do planejamento, pois para conseguir atingir os objetivos traçados, as empresas necessitam preparar a sua estrutura interna para cumprir a missão que foi planejada. Segundo Faria (1997, p. 81), é “o estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade, mediante a qual se definem, dispõem e coordenam as fases e métodos de trabalho para se atingir um objetivo”.

  1. Direção

        Envolve designar, comunicar, motivar, coordenar, orientar e liderar as pessoas. Segundo Ferreira e Souza (2001, p. 73), “a integração de esforços individuais, a mobilização de todos os membros da organização em prol do alcance dos objetivos comuns”.

  1. Coordenação e Controle

        Envolve definir padrões, monitorar e avaliar o desempenho. Se faz necessário como um mecanismo de verificação dos resultados, sempre comparando com os objetivos foram traçados. Para Chiavenatto (2000, p. 205) diz que “o controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado”.

  1. PATRIMÔNIO

O administrador necessita ter clareza do que o Patrimônio de uma empresa é formado.

Segundo Padoveze (2000, p. 36), “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”

Outro autor relata um conceito semelhante ao de Padoveze, para Ferreira (1994, p. 488), é o “complexo de bens, materiais ou não, direito, ações, posse e tudo o mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica”.

Já o Conselho Federal de Contabilidade (2006, p. 19) refere-se a dois aspectos do patrimônio: o qualitativo “[...] entende-se a natureza dos elementos que o compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou mercadorias, etc.”, e o quantitativo “[...] refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja valor [...]"

Resumidamente os três conceitos explicam que o Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa, que se faz necessário para a concretização dos objetivos da entidade.

  1. FONTES DE RECURSOS

        O administrador não consegue abrir sua empresa sem dinheiro, para isso ele precisa ter um capital inicial.

        Esse capital inicial é registrado como Capital Social, ele pode ser constituído por duas maneiras, a primeira é o capital de recursos próprios dos donos ou acionistas da entidade e a segunda é recorrer a recursos de terceiros, através de financiamentos em bancos ou empréstimos a fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com