TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de se discutir a falta de controles internos de uma empresa

Por:   •  16/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

A escolha do tema é diante da importância de se discutir a falta de controles internos de uma empresa, ocorrendo assim erros e fraudes exorbitantes – situações comuns nas relações políticas da economia do Brasil. A Auditoria Independente auxilia os profissionais e as empresas para que, através de seus fundamentos e suas investigações, possam descobrir pontos que indiquem os problemas.E, claro, pela competência destes profissionais é que se consegue reduzir erros nas organizações.

Segundo Crepaldi (2002, p. 93), “a auditoria surgiu primeiramente na Inglaterra, que foi o primeiro país a possuir as grandes companhias de comércio e instituir a taxação do imposto de renda, baseado nos lucros das empresas”.

Nos Estados Unidos, há mais de cinquentas anos a auditoria vem sendo utilizada como ferramenta de gestão em empresas de médio e grande, mas só considerada como tal nos últimos vinte anos. Em Portugal é recentemente reconhecida como objeto de melhoria empresarial (FRANCOS, REIS, 2008).

As empresas brasileiras adotam a auditoria interna há muitos anos, porém, só deixou de ser considerada como fiscalizadora e punitiva para uma prática necessária, técnica e de assistência à empresa nos últimos anos (FRANCOS, REIS, 2008).

Em 24 de março de 1995 foi aprovada a Norma Brasileira de Contabilidade de Auditoria Interna pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Tem por objetivo explicitar o papel e as atribuições do auditor interno, bem como determinar critérios de orientações e avaliações sobre a atuação dessa atividade.

Na busca por crescimento e diversificação das atividades econômicas nas empresas, a auditoria interna tornou-se essencial aos empresários, permitindo-lhes retorno positivo de acordo com as suas expectativas. Conforme Euzébio e Barbosa (2006), quando associada a uma cultura de conscientização de sua importância nas empresas é mais bem aproveitada.

Para os administradores das organizações, a contabilidade tem papel crucial no processo de tomada de decisões e na definição de metas. Assim, a auditoria interna objetiva auxiliá-los neste processo, apresentando as áreas problemáticas e propondo sugestões de melhorias (EUZÉBIO, BARBOSA, 2006).

1.1 O Problema

A Instrução 552 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que entrou em vigor no ano de 2016, empresas devem aprimorar seus controles internos contra fraudes, dentre outras funções da estrutura de governo. Permanecer atento às novas regulamentações será cada vez mais importante para proteger as firmas de auditoria da utilização indevida dos seus serviços para atos ilícitos e assim,poupá-las dos riscos penais e de imagem que podem sofrer com organizações duvidosas.

Quais os métodos mais eficazes para que possamos diminuir cada vez menos casos de erros ou fraudes em empresas ou organizações?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais ou Primários

Mostrar de forma clara que com a nova legislação, a investigação e a consequente punição aos envolvidos em atos ilícitos terão regras mais rigorosas. Assim, a existência de controles internos bem estruturados pode, inclusive, amenizar penas.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

• Analisar a importância da auditoria interna em uma empresa;

• Identificar as mudanças ocorridas com a nova Instrução 552;

• Investigar os tipos de fraudes mais comuns.

3 JUSTIFICATIVA

Auditoria tem por si só tem vários métodos para que uma empresa não cometa erros ou se submeta a fraudes, como as leis 12.683/12 e 12.846/13 – respectivamente, de prevenção à lavagem de dinheiro e de ocultação de bens e de combate à corrupção. Elas prometem alterar a forma como as empresas de auditoria estabelecem relações com os seus clientes, visto que muitas vezes escolhem entidades que acreditam ser seguro manter negócios.

Ficar atento sempre às novas regulamentações é uma maneira de blindaras empresas de auditoria de serviços e utilizações ilícitas e assim, reservando–os de riscos penais. A auditoria tem uma crucial significativa para o crescimento de negócios, pois passa maior credibilidade com as demonstrações contábeis ao testar as delimitações das normas profissionais, as quais foram ajustadas conforme a realidade contábil da gestão. Ademais, exemplifica a correta conjunta patrimonial e financeira do momento em questão. Exerce-se assim, uma atividade social, contribuindo para o fluxo das empresas, aumentando a transparência e a relação de confiança entre as organizações, fazendo com que atraia novos investidores e interessados.

As boas práticas são aferidas pela admissão de certo código de conduta próprio para cada empresa, além de treinamentos que deixem especificado as ações que são permitidas e não permitidas dentro da organização. Isto porque muitas vezes os causos de fraudes só são percebidos, por exemplo, quando um colaborador sai de férias ou diante de uma mudança de cargos entre os funcionários. O descumprimento de quaisquer dessas leis é assolador e sem sombra de dúvida, sobrecarregaos custos de qualquer empresa. A título de exemplo, uma das sanções mencionadas na lei anticorrupção, pode chegar a comprometer 20% do faturamento bruto. Portanto, o custo do cumprimento é amplamentevisível, apresentando riscos de cessação da empresa.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 Conceitos Introdutórios: Definições de Contabilidade e Auditoria

A Contabilidade, segundo Iudicibus (2000), surgiu frente a uma necessidade do conhecimento humano em atribuições básicas, como contabilizar seus rebanhos, produtos de sua pesca ou caça, pois eram recursos necessários à sua subsistência.

A prática de se contabilizar existe pelo menos desde 4.000 anos antes de Cristo. Iudicibus (2000) explica que o homem, durante o período de inverno e diante de balidos ininterruptos das ovelhas, colocava uma pedra para cada cabeça de ovelha e assim calculava o que é chamado hoje de inventário.

Desde os tempos primórdios a contabilidade foi se desenvolvendo, sempre associada às mudanças econômicas do mundo, marcadas por diferentes períodos. Há milhares de anos o “papiro” foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com