TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campos de atuação contábil

Por:   •  2/5/2015  •  Monografia  •  3.595 Palavras (15 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

  1. Introdução .........................................................................................................3
  2. Conceitos ..........................................................................................................6
  3. Historia da Contabilidade ..................................................................................7
  4. Desenvolvimento do profissional Contábil no Brasil .........................................8
  5. O Profissional Contábil e suas Características .................................................9
  6. Órgãos Fiscalizadores ....................................................................................11
  1. Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ..........................................11
  2. Conselho Regional de Contabilidade (CRC) .......................................11
  1. Áreas de Atuação ...........................................................................................12
  1. Auditor ..................................................................................................12
  2. Consultor ..............................................................................................13
  3. Contador .............................................................................................14
  4. Analista Financeiro ..............................................................................14
  5. Pericia Contábil ....................................................................................15
  1. Conclusão........................................................................................................16
  2. Bibliografia ......................................................................................................17

        


  1. Introdução

        

A função do contador de modo amplo, é compor um demonstrativo contendo todas as informações de ordem econômica e financeira presente dentro das empresas. Este profissional possui a responsabilidade de desenvolver a arquitetura de sistemas de informações, estudando e controlando o patrimônio, após analise dessas informações o contador poderá auxiliar os gerentes a tomar decisões corretas para o bem da empresa.

Pode-se dizer que a contabilidade surgiu no Mundo Antigo, para atender a necessidade de avaliar a riqueza do homem, e suas variações, estas riquezas compreende tudo o que o homem utilizar para troca ou comercio, como por exemplo: animais, metais preciosos e ate mesmo escravos. Durante o período Medieval o surgimento do comercio de produtos artesanais, acarretou na criação do “Livro Caixa”, um dos primeiros demonstrativos contábeis, onde eram registrados as vendas e os pagamentos feitos. As denominações Debito e Credito começaram a ser usadas vinculadas a expressão Direitos e Obrigações.  A partir deste período surgiu o “Método das Partidas Dobradas”, estruturando a contabilidade que temos hoje.

Na era Moderna surgiram os livros contábeis voltados às operações mercantis, sendo mais comum o diário, razão e livros sobre registros de operações como a aquisição, a permuta, contas de armazenamento, lucros e perdas.

Empresas públicas e privadas são obrigadas a possuir um contador, principalmente com o crescimento e desenvolvimento de empresas em território brasileiro. A profissão contábil esta regulamentada pelo Decreto – Lei n˚ 9295/46, de 27 de maio de 1946 e posteriores resoluções complementares. Para que o profissional possa atuar legalmente é obrigatório à realização de um Exame de Sufiência, e após aprovação terá o direito de registrar-se no Conselho Regional de Contabilidade.

Atualmente o perfil do contador não está mais baseado no domínio das áreas exatas, é preciso ter um bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, estar sempre atualizado, e possuir conhecimentos de diversas áreas.  

A contabilidade é uma ciência composta de todas as informações de ordem econômica e financeira que estão acontecendo dentro da empresa, e consequentemente o contador tem uma responsabilidade muito grande, pois é ele quem desenvolve a arquitetura de sistemas de informações estudando e controlando o patrimônio, sabendo que o contador está diante de fatos que podem ser usados para ser melhorado dentro da empresa, ele tem a obrigação de comunicar aos responsáveis da organização em que trabalha qual é a situação real da empresa, fazendo reuniões e passando as informações gerências, ele precisa tirar todas as informações possíveis de um relatório contábil e passar aos gerentes de todas as áreas para que eles possam de forma conjunta analisar e tomar uma decisão referente ao problema estabelecido, o contador também tem o de verde participar de uma forma ativa na tomada dessas decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.

Pode-se dizer que a contabilidade começou a ser praticada no Mundo Antigo para atender à necessidade de avaliar a riqueza do homem, bem como os acréscimos e decréscimos dessa riqueza, seja ela através de rebanhos, metais preciosos e até mesmo escravos. Na era Medieval, as indústrias artesanais criaram por necessidade a criação do “livro caixa”, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. O débito e crédito também começaram a serem usados, vinculados às expressões de direito e obrigação, e por fim surgiu o famoso “método das partidas dobradas” estruturando a contabilidade que temos hoje. A partir desses conhecimentos foi foram publicados livros mais analíticos focado na contabilidade de custos. Na era Moderna surgiram os livros contábeis voltados para atender as necessidades mercantis, dando ênfase ao diário, razão e sobre a autenticação deles, além de livros sobre registros de operações como a aquisição e a permuta e sobre contas em geral como contas de armazenamento, lucros e perdas e arquivamento de contas e documentos.

Com a chegada de novas empresas no Brasil, entrar no mercado de trabalho para o contador é uma consequência direta, seja uma empresa público ou privado, todas elas são obrigadas a ter o seu contabilista. O profissional de ciências contábeis tem um leque enorme de oportunidades no mercado. A profissão contábil está regulamentada pelo Decreto – lei nº 9295/46, de 27 de maio de 1946 e posteriores resoluções complementares, e para atuar na área, o profissional obrigatoriamente realiza um Exame de Suficiência, se aprovado, terá o direito do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com