TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias contabeis

Por:   •  4/10/2015  •  Seminário  •  2.931 Palavras (12 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 12

UÇÃO

A Contabilidade é uma das ciências mais antiga e complexa, existente desde os primórdios das civilizações, quando o homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens. Sua origem vem do conceito de prestação de contas de certos fatos ou condições de natureza comercial.

Abrange, de um lado, a explicação de como as coisas se passam no mundo dos negócios, e de outro, computar os números dessas transações que são realizadas.

A contabilidade envolve praticamente todos os aspectos de uma empresa, suscetíveis de serem expressos em termos monetários: os ativos ou itens de riquezas; os passivos ou interesses de credores que fornecem dinheiro e mercadorias, ou prestam serviços, e aguardam o pagamento ou a remuneração, e finalmente, os direitos de proprietários que realizaram investimentos; enfim, acompanha toda mutação da empresa.

O Brasil passa por sua mais grave retração econômica em mais de duas décadas, avaliou o Fundo Monetário Internacional (FMI) em seu último relatório sobre as economias da América do Norte e América Latina.

Com a crise vêm as demissões em massa em vários ramos de atividade do nosso Brasil; a Santa Casa de SP informou que iria demitir mais de 1.000 funcionários nesse 1ª semestre de 2015.

Em reunião realizada com a mesa administrativa da Santa Casa de SP decidiram suspender o plano de demissões e realizar um novo estudo de readequação do quadro de funcionários.

Com isso será indispensável uma avaliação para podermos verificar onde a empresa deixou de ter considerados os pontos negativos.

A princípio houve uma gestão, que desencadeou uma crise na empresa, e com isso veio a notícia das demissões.

Analisando o contexto da Santa Casa, pode-se verificar um corte nessas demissões que iriam acontecer, optando-se por cancelar as demissões e realizar uma auditoria e controladoria, para ver onde e como cortar gastos supérfulos e economizar em vários pontos.

Com a atualidade da tecnologia da informação fica mais fácil e mais ágil identificar erros em uma gestão. Com certeza, com a auditoria e com controladoria vamos identificar os pontos positivos e negativos para tomada de decisões.

2. VALORES QUE NÃO FORAM CONSIDERADOS PELA EMPRESA

Com pensamentos que, sim, ajudariam muito na crise financeira da empresa, a mesa administrativa da Santa Casa, acaba que não considerando certos valores, que porventura também colaboraria com o estado da empresa.

Uma hipótese que sem sombra de duvida, traria muitos benefícios para esta situação, seria o contrato de uma controladoria. Pois com seus aspectos práticos, métodos, técnicas e ferramentas que se apoiam num sistema de informações e em uma visão multidisciplinar.

Uma das vantagens da controladoria é oferecer a administração segurança e consistência nas informações financeiras o que permite aos administradores compreenderem melhor seus processos.

O contador é responsável em gerar informações que supram a necessidade dos gestores.

Através de análises sobre eventos passados comparados ao desempenho atual, ele consegui prevenir problemas eventuais e auxiliar a definir possíveis rumos da empresa, além disso ele é responsável por manter o foco nos planejamentos e orçamentos traçados pela organização, com que dessa forma, todos os membros, independente dos setores que trabalham são envolvidos.

No momento a controladoria seria de suma importância, pois existe a necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores; então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas. E ainda se preocupa com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência.

Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão.

3. ESTRATÉGIAS DA EMPRESA QUE FERIRAM OS VALORES ÉTICOS DOS FUNCIONÁRIOS

Acredito que com a controladoria, seriam estudadas muitas outras formas de reabilitação da empresa ao invés de um numero alto de demissões, pois essa estratégia feriram os valores éticos dos funcionários, no qual duzentos deles fizeram um protesto em frete a providencia da instituição durante uma reunião pedindo a saída definitiva de Abdalla provedor que teria pedido afastamento diante do problema. Pois bem.

A grande questão é saber o por que determinadas empresas adotam essa conduta sabendo que seus trabalhadores foram de enorme valores na cadeia produtiva da empresa.

A demissão afeta o psicológico do empregado, pois o faz sentir como um objeto que foi usado e descartado sem qualquer importância.

É certo que as demissões em massa afetam não só o empregado demitido, mas também a empresa, que tem sua postura ética questionada pelo público interno e externo.

Além disso, se a corporação for de grande porte, ela se torna alvo de especulações da mídia, o que pode manchar a imagem da empresa.

E mais a diminuição brusca no numero de trabalhadores também afeta a qualidade do produto final que a empresa oferece seja ele um serviço ou um bem material.

4. AÇÃO DA POLÍTICA ADOTADA DE AFASTAMENTO DO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com