TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como ter sucesso nos negócios

Por:   •  30/9/2019  •  Artigo  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROFESSOR: FRANCISCO APOLIANO ALBUQUERQUE

JOSÉ LUCAS XAVIER BARBOSA

CORRELAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS E FINANÇAS

Como ter sucesso nos negócios

Sobral - CE 2019

JOSÉ LUCAS XAVIER BARBOSA

CORRELAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS E FINANÇAS

Como ter sucessos nos negócios

Artigo apresentado como requisito parcial para critério de atividade complementar em Pesquisa, pelo Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Vale do Acaraú- UVA.

Orientador: Prof. Dr. Francisco Apoliano Albuquerque

SOBRAL - CE 2019

CORRELAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS E FINANÇAS

Como ter sucesso nos negócios

José Lucas Xavier Barbosa* Francisco Apoliano Albuquerque**

Resumo: A Contabilidade de Custos e Finanças são duas ferramentas essenciais para a gerencia e administração de negócios empresariais. Mas infelizmente são utilizadas de maneira incorreta, separadas , e ate mesmo, não são nem usadas, gerando em grande parte dos casos a falência. Por isso a importância de conhecer e compreender como cada ferramenta funciona para uni-las, para que se possa ter a felicidade alcançada nos negócios. Conhecendo cada ferrmenta, é possível construir um caminho a se percorrer, fazer um planejamento para a empresa se destacar e ser ousada no mercado de trabalho, fazendo o diferencial. Por isso a importância de se conhecer ambas as ferramentas.

Abstract:

Cost Accounting and Finance are two essential tools for the management and administration of business affairs. But unfortunately they are used incorrectly, separate, and even, are not used, generating in most cases bankruptcy. That is why it is important to know and understand how each tool works to unite them so that one can have the happiness achieved in business. Knowing each tool, it is possible to construct a way to go, to make a plan for the company to stand out and be bold in the labor market, making the differential. So the importance of knowing both tools.

Palavras-chave: Correlação. Contabilidade de Custos. Finanças. Sucesso. Negócios.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Diferença da Contabilidade numa empresa        3

Figura 2 - Finanças em tomadas de decisões empresariais        4

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.        1
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        1
  1. COMO APLICAR CUSTOS        2
  1. SEPARAR DESPESAS E CUSTOS        2
  1. CONHEÇA OS CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS        2
  1. O PONTO DE EQUILÍBRIO.        3
  1. O PREÇO DE VENDA        3
  1. APLICANDO FINANÇAS        3
  1. FUNÇÕES DE FINANÇAS        3
  1. RESULTADOS        5

  1. CONCLUSÃO.        5
  1. REFERÊNCIAS        6
  1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade de Custos é a área da contabilidade que trata dos gastos ocorridos na produção de bens ou serviços. De uma forma mais técnica, podemos defini-la como o registro contábil das operações de produção da empresa, através das contas de custeio, que pode ser dividida em: Contabilidade de Custos de Serviços e Contabilidade de Custos Industriais. Seu principal objetivo é na apuração dos custos dos produtos e/ou serviços vendidos e deve ser uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, em especial na formação do preço de venda da empresa. A Finanças tem atividade associada aos fluxos de capital entre os indivíduos, empresas e estados. Em outras palavras, o conceito finanças se refere à gestão do dinheiro por parte de uma pessoa ou uma entidade. Na verdade, falamos sobre as finanças pessoais, de uma empresa ou de um estado, surgindo como um ramo da economia que se dedica a avaliar como são obtidos e geridos os fundos.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A contabilidade de custos é uma estratégia que orienta a gerência na tomada de decisões e controle financeiro corporativo. Além disso ela determina o caminho mais viável para fazer seu negócio deslanchar. Ela calcula a lucratividade dos recursos, ao contrário da contabilidade financeira, que analisa somente os dados e transações sem calcular se a organização está, de fato, ganhando dinheiro. O estudo de Finanças compreende o registro e análise da vida econômica das organizações, metas a serem atingidas em determinado prazo, gerência das fontes de renda e dos investimentos destinados a gerar recursos que a sustentem. Por isso surge a necessidade de sua prática dentro das empresas, pois dessa forma o gestor poderá avaliar a situação da empresa, não só econômica, mas também se a empresa está vendendo bem, como anda o grau de inadimplência, poderá economizar em seus processos e atividades.

  1. Como aplicar Custos

Aplicar a contabilidade de custos em uma firma é uma decisão crucial para torná-la bem-sucedida. Isso porque ela engloba uma administração contábil exata. O que é imprescindível para otimizar os lucros, reduzir gastos e avaliar as contas com rigor.

Além disso, ao comercializar qualquer produto ou serviço, a contabilidade de custos se torna indispensável para:

  • definir o valor de venda;
  • analisar despesas de produção;
  • calcular todos os pagamentos;
  • buscar fundos de investimento ideais para promover mudanças e maior rentabilidade futura, independentemente do tamanho do seu negócio ou segmento. A seguir passo a passo para utilização desta ferramenta.

  1. Separar despesas e custos

  • Custos fixos são aqueles relacionados ao pagamento dos funcionários da produção, à compra da matéria-prima utilizada e a quaisquer outros aparelhos necessários para a produção;
  • Já as despesas não estão diretamente ligadas ao setor produtivo, mas sim às contas de telefone; energia elétrica; salário da equipe de marketing (considerada mão de obra indireta), materiais de escritório, etc.

Função: Separando-os, você ira ter uma visualização eficaz e te permite controlá- las de maneira competente, técnica e dinâmica.

  1. Conheça os custos diretos e indiretos

  • Custos Diretos, são aqueles que estão ligados diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não precisa do uso do rateio. Ex.: Matérias primas e mão de obra direta.
  • Custos Indiretos, são aqueles que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Necessita de um critério de rateio, divisão proporcional nos produtos. Ex.: Mão de obrra indireta, manutenção de máquina.

Função: Identificar a quantia de produção, controle do material utilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (89.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com