TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compliance Governança Corporativa

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

DIEGO NERI CARDOSO

LUAN OLIVEIRA DOS REIS

COMPLIANCE E GOVERNANÇA

SANTO ANDRÉ

2016

DIEGO NERI CARDOSO

LUAN OLIVEIRA DOS REIS

COMPLIANCE E GOVERNANÇA CORPORATIVA

[pic 1]

SANTO ANDRÉ

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO         3

2. DESENVOLVIMENTO         4

2.1. Definição Compliance        4

2.2 Compliance         4

2.3 Definição De Governança Corporativa        5

2.4 Governança Corporativa         5

3. CONCLUSÃO        7

4. BIBLIOGRAFIA         8


INTRODUÇÃO         

O termo “Compliance” no âmbito corporativo é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, politicas, diretrizes das atividades realizadas pelas organizações, evitando, detectando e tratando de qualquer inconformidade. Sendo de grande importância das organizações que buscam a confiabilidade, a qualidade, alinharem suas estratégias, objetivos, métodos a essa função.

 Em meados da década de 90, o termo Compliance tinha sido adotado como um princípio, principalmente nas instituições bancárias, confundindo-o apenas como sinônimo de adequação jurídica. Mas com o passar dos anos perceberam que era impossível implantar esse procedimento sem o devido conhecimento dos processos internos, metodologia de trabalho, estratégias e etc.

Cada vez mais, seguir as normas estabelecidas por regulatórios e as impostas pelo mercado, e no meio social de uma empresa passou a ser parte de seu modelo de negócio. A preparação de uma organização para estar alinhada com as regras estabelecidas está relacionada com a função Compliance gerando uma grande demanda que essa atividade seja um cargo que vá além das políticas de uma empresa. Sendo o pilar da governança corporativa.

A Governança Corporativa contribui para uma grande desenvolvimento sustentável para à empresa, proporcionando melhorias em seu desempenho, maior acessos as suas fontes externa de capital. Por esses e vários outros motivos, adotar este sistema de qualidade com conselheiros qualificados é de grande importância, evitando também fracassos e outros danos a entidade.

2. DESENVOLVIMENTO

Demonstraremos a seguir as definições, o que é, e como funciona Compliance e a Governança Corporativa.

2.1 Definição de Compliance

O termo Compliance tem origem no verbo em inglês “to comply” o ato ou procedimento para assegurar o cumprimento das normas reguladoras de determinado setor, estando em conformidade com os regulamentos internos e externos.

2.2 COMPLIANCE

Compliance é um sistema de controle interno que procura identificar se a empresa cumpre realmente as leis, descobrir se existem fraudes. Principalmente a lei de anticorrupção, que busca evitar o pagamento ilícito para políticos.Atos que não são registrados e precisa de uma minuciosa investigação para que se apure o que está acontecendo.

É difícil manter o controle, e confiar em todos os funcionários dentro de uma organização, por isso a importância de implantar esse sistema de grande precisão e que faz com que a empresa tenha maior reconhecimento de outras empresas por sua clareza em mostrar sua real política de trabalho.

As empresas que adotam compliance também busca adequar as empresas que irão fazer negócio com uma empresa sistematiza neste método,antes de concretizar o contrato com cliente ou fornecedor precisa ter o mesmo sistema integrado para que todos estejam de acordo.

Por tanto, manter as empresas em conformidade significa que a organização está atendendo as normas do órgão regulamentador de acordo com as suas atividades exercidas pela sua empresa. Estamos em um momento importando no mundo corporativo, tanto nas empresas de finanças ou não financeiras, pequeno, médio e principalmente na de grande porte que estão na busca desta.

Além de manter as informações seguras e sua organização sempre funcionando, elas devem demonstrar e comprovar para o mercado que estão adotando boas práticas estando sempre em conformidade. Levando na boa governança de uma organização que visa aumentar o valor da empresa contribuindo para a sua perenidade.

Nos dias atuais com o enriquecimento deste conceito, passou a demandar que à atividade, compliance, seja um cargo que vá além das normas e políticas de uma organização. A busca pelo prestígio, ética no mercado externo ajudou a valorização e, o crescimento de implantação e movimento nas empresas, pois é por meio dessa atividade que as organizações conseguem alcançar seus objetivos e estratégias.

2.3 Definição de Governança Corporativa.

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. 

2.4 Governança Corporativa

Tendo origem nos Estados Unidos e na Grã Bretanha, esse movimento passou a se espalhar em muitos países, sendo um conceito de como empresas são controladas e dirigidas, aumentando o seu valor para os acionistas, visando a transparência da gestão empresarial e reduzir os seus riscos maiores. Surgiu no Brasil com a necessidade de atrair capitais e fontes de financiamentos para as atividades empresariais, representando o sistema pela qual a sociedade é dirigida e monitorada, envolvendo relação com os acionistas, cotistas, diretoria, conselho de administração, auditoria independente e o conselho fiscal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com