TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conatbilidade Comercial

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

  1. INTRODUÇÃO

                          A contabilidade tem como objetivo principal gerenciar dados e fatos contábeis; para a tomada de decisões, controles de informações para possíveis ações internas e acompanhamento por parte do governo e das organizações.

                         A contabilidade não pode apenas ser considerada como um setor que cuida de tributos e operações legais, mas sim uma área abrangente que são de competência contábil.

                        Adentrando á seguir á área da contabilidade comercial, são várias especificidades; tais como departamento de pessoal, contábil e fiscal. Também mencionaremos varias ligações entre as partes da teoria da contabilidade, teoria weberiana, associada á escrituração contábil.

                         Mostrará também um exemplo de problemas relacionados á trabalho, e que de fato deveria ser mais avaliada, que é a comparação da Síndrome de Burnout e Stress. Relacionados em tópicos distintos, os estudos adentrará superficialmente um á outro, voltando sempre á questão anterior já mencionada.

                       A Contabilidade comercial é o alvo maior para este estudo, onde as definições á seguir é por parte maior para a demonstração do quanto a contabilidade é importante para os controles.

.


  1. – contabilidade comercial e especificidades da área

A contabilidade comercial tem por objetivo transformar e gerenciar dados contábeis da empresa do comércio, tanto para finalidades internas, tanto como para agrupamentos de informações do negócio, e possíveis repasses de informações á bancos, governo, controle gerencial, para prováveis tomadas de decisões diante o mercado.

                       A contabilização comercial preza gerar informações cujas operações estão relacionadas á movimentação de mercadorias, tais como: compras de mercadorias, controle de estoques, vendas de mercadorias, impostos incidentes sobre ás vendas, critério do custo ou mercado, métodos para registro das operações com mercadorias, apuração e demonstração do resultado das contas mercadorias.  

O comércio no Brasil atraiu 605.494 empresas comerciais (32,9% do total) de novas empresas em 2013, contudo houve recuo nos ultimo três anos; onde cerca (de 35,6% em 2012 para 32,9% em 2013).

2.1 – Especificidades da Contabilidade Comercial

A contabilidade não está somente relacionada á setor que cuida somente de tributos e impostos.  Dentre os aspectos de contabilização comercial, as áreas distintas á que se atribuem são:

Departamento Pessoal:

O departamento pessoal tem por desígnio cuidar das questões relacionadas á empregados, desde á sua contratação, á demissão. Contudo não está somente associado á esses pequenos detalhes de admissão e demissão, férias; mas também associa se á elaboração de estratégias para que os colaboradores da organização mantenham-se felizes e estimulados, para um bom rendimento do trabalho. Responsáveis por:

- Mapeamento de cargos

- Admissão e demissão

- Treinamentos,

- Acompanhamentos, supervisão

- Controle de freqüência

Departamento Contábil:

O setor contábil tem como atribuições as rotinas necessárias para o levantamento do balanço patrimonial. Algumas das rotinas são ás seguintes;

- Classificação e escrituração contábil

- Apuração de balancetes por período

- Emissão de relatórios e analises gerenciais,

- DRE entre outras rotinas.

Departamento Fiscal:

O departamento fiscal é de fundamental importância para as empresa, devido á função principal a determinação da forma da tributação mais adequada e definições de obrigações na legislação federal, estadual e municipal. Onde algumas atribuições são:

- Enquadramento da empresa no sistema tributário

- Apuração dos impostos

- Escrituração de livros Fiscais.

3 – A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA CONTABILIDADE NA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A contabilidade á a ciência que explora e controla o patrimônio, representando-a de forma metódica, acompanhando suas mudanças e produzindo informações que retratam sua situação, para servir para possíveis tomadas de decisões. Ouve-se dizer sempre que contabilidade é “debitar” e “creditar, contudo sem as teorias, os conceitos e as aplicações ficariam sem rumo. Onde tudo seria diferente de empresa para empresa. Com base nesse argumento utilizam-se á teoria da contabilidade como base para as normas e regras da contabilidade.

Fundamentado em umas das mais antigas ciências, onde surge associada á necessidade controle, onde a humanidade inicia-se a necessidade de separação por individuo. Desde cerca de 2000AC já registraram-se manifestações contábeis; onde eram feitos de forma incipiente, diferenciados apenas por forma qualitativa e não quantitativas. Com isso vê-se á importância da “Teoria da contabilidade para á escrituração Contábil”. Diante das teorias, para maior clareza das transações, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) definiu de acordo com a Resolução CFC 750/93, sete Princípios Fundamentais da Contabilidade, onde seguem: Principio da atualização Monetária, Principio da Competência, Principio da Continuidade, Principio da Entidade, Principio da Oportunidade, Principio da Prudência, Principio pelo valor Original.

A escrituração contábil é a memória da empresa, uma empresa que não a possui, não tem possibilidade nenhuma de crescimento ou planejamento.

A contabilidade não é unicamente instrumento para atendimento ao fisco, aliás, é uma ferramenta importante também na gestão, no entanto somente se a empresa fizer do uso da escrituração contábil, que por sua fez tem como objetivo avaliar e dar rumos ás entidades perante cada situação escriturada, e cada resultado das demonstrações.

 


  1. - Legislação Profissional como auxilio ao Contador e, consequentemente, na Gestão Empresarial

Os dispositivos legais servem como apoio aos contadores, que por sua vez necessitam seguir alguma tese, para a regulamentação da empresa e conseqüentemente da gestão empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com