TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de de Zigmant Bauman

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

        [pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4

3CONCLUSÃO...........................................................................................................

4BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................



1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre visão de Zigmant Bauman as transformações que mudaram a opinião de espaço, tempo e individuo. Vamos conhecer a exploração sobre o consumo na cultura, gerados pela sociedade moderna, quais mudanças foram feitas na contabilidade devido a essa globalização movida pelo consumo.  

Iremos tratar de um cenário de globalização explicando as alterações no ambiente de negócios, políticos e culturais. E o impacto que o Brasil sofreu mediante essas circunstâncias.


2- Os conceitos de Zygmunt bauman

               

As mudanças experimentadas pela sociedade contemporânea modificaram a forma de interpretar o mundo e, consequentemente, o consumo. O modo de vida muda drasticamente; o contemporâneo passa a ser marcado pelo fim dos padrões, da estabilidade, da segurança e das certezas. Surge o tempo da indefinição, do medo e da insegurança.

É fundamental compreender a análise do sociólogo Zygmunt Bauman. O autor esclarece os efeitos da sociedade de produtores estruturada na segurança estabilidade para a sociedade consumista, instável e liquida. A sociedade basicamente direcionada a segurança e apostava nos desejos humanos em um ambiente confiável, ordenado, regular e transparente e como prova disso resistente ao tempo ao apego e as coisas seguras.

Os desejos eram voltados para aquisições de posse e bens matérias que os fornecia visibilidade na sociedade, pois na época o tamanho dos bens era ligado ao poder de status. Consumir mercadorias pesadas e duráveis como imóveis e joias, para transparecer o status de posse, poder, conforto. Desta forma a segurança era a maior posse da sociedade dos produtores.

Estas questões faziam sentido na sociedade dos produtores que acreditavam na prudência e na segurança, inclusive na durabilidade em longo prazo. Mas a transição dessa concepção da “sociedade dos produtores” para “sociedade de consumidores” foi uma mudança extremamente significativa no comportamento do individuo.

Em uma visão geral, ocorria a emancipação dos inviduos. Das condições originais de não escolher, posteriormente para uma escolha limitada e finalmente para uma sociedade livre de responsabilidades e que possuirá a liberdade de escolher e decidir como e da maneira que atender as suas necessidades naquele momento.

O individuo consumista assumiria características líquidas e extrai a postergação do prazer de consumir, o ponto durável das mercadorias é descartado por essa nova sociedade. E não existindo assim, mais lealdade aos objetos de consumo sem sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com