TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Relevantes de Ativo e Passivo

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo

É fundamental possuir conhecimento adequado dos conceitos básicos da contabilidade e suas características, para um aperfeiçoamento e melhorias nos processos de gestão.

O conceito de ativo e suas mensurações são fundamentais para a teoria contábil. O estudo do ativo é essencial porque envolvem elementos patrimoniais além de gerar várias discussões onde o ativo é utilizado para auxilio do outros importantes conceitos como: receita, despesas, passivos, perdas e ganhos.

Para Hendriksen e Van Breda (2007), o ativo são benefícios futuros, mas nen sempre possitivos pode vir a ser negativo.  

O  Financial AccountingStandards Board (FASB), onde a característica fundamental do ativo são os benefícios futuros que são obtidos através de entidades e eventos passados. O International Accounting Committee (IASC) defende a mesma teoria da qual se espera  a geração de benefícios econômicos futuros.

Já para  Perez e Famá (2006), são considerados ativos os bens e

os direitos à disposição da administração da empresa. Onde os  ativos são elementos que futuramente possa gerar fluxos de caixa e benefícios econômicos.

Meigs e Johnson (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009) definem ativos como recursos econômicos possuídos.

Ah várias pesquisas sobre ativo realizadas por vários pesquisadores como , cada um tem sua definição. Para algum autores como Lev (2001), Flamholtz (1985), Stewart (1999), Sveiby (1997), Boulton et al. (2001), Kaplan e Norton (1997), Nonaka e Takeuchi (1997) e Edvinsson e Malone (1998), afirmam que o ativo intangíveis(direito a benefícios futuros futuros que não possui corpo físico ou financeiro, e criado através de inovações e práticas organizacionais) está cada vez mais ligados a geração de riquezas da empresa.

Atualmente as características mais aceitas sobre o conceito ativo são : benefícios futuros esperados; recursos econômicos possuídos; valor para a empresa; direito específico a benefícios futuros e potencialidade de serviços futuros".

NO sistema tradicional  de contabilidade os ativos intangíveis não adquiridos não são registrados, já que são considerados uma despesa atual, mas esse elemento pode vir a ser um grande investimento e gerar lucros, já que hoje as empresas tendem a investir em sua imagem e marca.

Por serem gastos com organização, marcas e patentes, direitos autorais, franquias, custos de desenvolvimento de softwares, gastos com pesquisa e desenvolvimento, capital intelectual e o goodwill,os ativos intangíveis são  itens de mais difícil mensuração e contabilização.

As mensurações são divididas em duas categorias : valores de entrada(: custo histórico, custo histórico corrigido, custo corrente (ou de reposição) e custo corrente corrigido)e valores de saída(valores descontados das entradas líquidas de caixa futuras, preços correntes de venda (valor realizável líquido), equivalentes correntes de caixa e valores de liquidação)

 O valor do ativo refere se ao preço de compra ou venda das transações, outro fator do ativo são as marcações de mercado onde o valor inicial não pode ser alterado mesmo com as oscilações constantes no mercado.

A principal característica do ativo são as de geração de benefícios futuros, já as do passivo são de medir os impactos futuros.

O conceito do passivo busca saber quais os impactos futuros, modificando benefícios gerados por sacrifícios a serem consumidos.

Hendriksen e Breda (2007) comentam que “os passivos por muito tempo foram esquecidos pela contabilidade”

Mas atualmente os passivos também ocupam um lugar de grande importância dentro das empresas( medidas diretas de obrigações da empresa). As necessidades de analisar mais as obrigações nos balanços geraram alguns  tipos de passivos

Canning (1929)  dizia que passivo, como sendo “um serviço, com valor monetário, que um proprietário [titular de ativos] é obrigado legalmente a prestar a uma segunda pessoa, ou grupo de pessoas.

Para Associação Americana de Contadores, AAA (1957 apud IUDÍCIBUS, 2009) o conceito passivo são credores reclamados contra a entidade e derivam de atividades passadas ou eventos.

Moonitz (1962), diz que o passivo são as obrigações que uma empresa assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços, normalmente, são resultados  de transações que ocorreram no passado e serão  liquidadas no futuro.

Essas eram visões em que o passivo apenas se limitava a resultados de transações.

Em 1986 Most, apresenta a definição do passivo como resultado de transações e eventos passados.

O conceito mais aceito do passivo é do Financial Accounting Standards Board (FASB),  que define o passivo como “ sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes de uma entidade no sentido de transferir ativos ou serviços para outras entidades no futuro em conseqüência de transações e eventos passados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com