TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA CIENTÍFICA (TAYLOR), CLÁSSICA (FAYOL), E SUAS RELAÇÕES COM A EMPRESA

Por:   •  23/4/2017  •  Seminário  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Apresentação da organização        4

2.2        análise da empresa        5

2.2.1        TEORIA CIENTÍFICA (TAYLOR), CLÁSSICA (FAYOL), E SUAS RELAÇÕES COM A EMPRESA.        5

2.2.2        COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM        8

2.2.3        TOMADA DE DECISÃO        8

2.2.4        CULTURA ORGANIZACIONAL        9

3        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12



  1. INTRODUÇÃO

Para o bom desempenho da administração o profissional deve ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociar e comunicar, e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra.

A administração ganha importância cada vez mais na formação de profissionais para impulsionar e estruturar o funcionamento dos mais diversos setores das organizações. Como as empresas adquirem crescente complexidade e tamanho na economia de mercado, é essencial que haja profissionais com competências para administrar. Também tem sua importância diante do mercado financeiro, pois busca entender e sistematizar a administração do capital, fator essencial para a economia atual.

Até mesmo os nossos antepassados já se valiam da administração para reger seus negócios, ainda que de forma rudimentar, fazendo dela, mesmo o sem saber, a base para a administração contemporânea.

Para atingir os objetivos da administração, deve-se ter um planejamento estratégico, uma boa organização, direção eficiente e averiguação constante. Os princípios, planejar, organizar, dirigir e controlar são fundamentais e indispensáveis para alcançar a excelência administrativa.

Neste trabalho apresentamos aqui, como objeto de estudo, a empresa “Açofer Indústria e Comércio LTDA” como uma partícula daquilo que conhecemos como um imenso tecido organizacional. Esta que desempenha seu papel, contribuindo para o crescimento regional, prestando relevante serviço à comunidade local, minimizando sofrimentos e maximizando lucros, levando qualidade de vida às pessoas, pois é esse o verdadeiro papel da administração como ciência.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Como objeto de estudo trataremos a seguir da empresa Açofer Indústria e Comércio LTDA, na qual atua como Gerente da Filial de Sinop - MT o aluno desta instituição de ensino e também componente desse grupo de estudos Fagner Ferreira dos Santos, que aceitou fornecer informações acerca da empresa que ele trabalha a pouco mais de 02 anos afim de expandirmos juntos os nossos conhecimentos como administradores e a busca de outros meios como o estudo para estarmos preparados para o mercado de trabalho e dos desafios que nos são propostos todos os dias.

 No dia 06/03/79, instalava-se na cidade de Várzea Grande MT, uma pequena casa de comércio de ferros e chapas de aço para serralheria, daí surgindo o nome AÇOFER. Após perceber o grande potencial deste mercado, inicia-se então a industrialização de perfis, tubos de aço com costura, telhas em aço galvanizado, esquadrias metálicas (portas e janelas em aço), telas e a comercialização de um variado mix de acessórios para serralheria.

Em 12/06/80, a AÇOFER muda suas instalações para Cuiabá MT, para comportar o espaço que a empresa obteve no mercado, conquistado através da persistência e dos esforços de seus empreendedores, preocupados em garantir a qualidade de seus produtos e direcionar um bom atendimento a seus clientes.

Em 14/06/89, inaugurou-se o Parque Industrial, sito a ROD BR 364, Km 13 no Distrito Industrial – Cuiabá – MT, onde se processa todos os produtos e em seguida são remetidos para todas as filiais, que hoje estendem-se aos estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Pará; neste mesmo ano, a administração da empresa transferiu-se também para o Distrito Industrial, onde está até hoje.

A AÇOFER é hoje líder de mercado nos segmentos de produtos siderúrgicos e esquadrias metálicas, utilizando tecnologia moderna, o que lhe rende um alto padrão de qualidade em produtos e serviços.

Hoje há 1.015 funcionários na empresa, sendo assim, é uma empresa de grande porte, de acordo com critérios do SEBRAE de classificação do porte das empresas.

Faz parte do setor secundário com relação ao setor produtivo, e do segundo setor com relação ao setor da sociedade.

Quanto a formalidade é uma empresa formal, utilizando da divisão racional do trabalho com critérios préestabelecidos, cargos, funções, hierarquia, normas e regulamentos.

        A empresa atua em diversos tipos de serviços desde o pequeno serralheiro que atua como profissional na fabricação de portões, portas, calhas, rufos e até grandes obras como barracões, estruturas de prédios, usinas, silos, armazéns, coberturas com telhas em aço galvalume, enfim sempre buscando atender a necessidade do mercado de aço que é um mercado bastante aquecido e em crescimento constante, tendo em vista que a madeira no passado era a matéria prima mais usada como parte de estruturas em quase todos os tipos de obras e isso já não acontece mais, por dois motivos, um pela sua escassez devido a derrubada ilegal e uso desordenado por nós seres humanos e o outro é que o aço ocupou seu lugar, onde já é visto em casas residenciais, a estrutura para receber a cobertura que antes era feita de madeira hoje é feita por perfis de aço se tornando mais barato e apresentando uma maior durabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com