TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional - Atividade

Por:   •  27/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LUCAS FREITAS MELO

ATIVIDADE AVALIATIVA I

CONTABILIDADE INTERNACIONAL


Parnaíba

2022

                LUCAS FREITAS MELO

ATIVIDADE AVALIATIVA I

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábil - EAD CEUMA para a obtenção de nota parcial referente a 1° atividade da disciplina Contabilidade Internacional.

Orientadora: André Sampaio.

Parnaíba

2022

Com a alteração da Lei de S/A pela atual lei n° 11.638/07, ficou determinado em seu artigo 138, parágrafo 3 na Lei 6.404/76 que a companhia deve fazer periodicamente uma análise sobre a recuperação de valores que forem registrados no imobilizado e no intangível. Esta analisa tem como objetivo identificar quais bens do imobilizado podem perder com o tempo o poder de gerar o caixa futuro, fazendo uma comparação com o valor contábil atualizado.

Valor depreciável, amortizável e exaurível é o custo de um ativo, ou outra base que substitua o custo nas demonstrações contábeis, menos seu valor residual.

Depreciação, amortização e exaustão é a alocação sistemática do valor depreciável, amortizável e exaurível de ativos durante sua vida útil.

A empresa que adquiriu um bem, contou o valor de custo deste bem, levando em consideração que ao comprar o bem a empresa teve a expectativa de caixa futuro e assim procedeu durante alguns anos o ajuste que fora relativo à sua depreciação.

Atualmente, a empresa possui o imobilizado registrado pelo valor de custo do objeto menos a sua depreciação, e assim acredita-se que acabou sendo desvalorizado, tornando-se o valor da venda líquida, mais do que a sua depreciação ou poderia achar que a atual expectativa de geração de caixa futuro é inferior que o valor líquido contabilizado. Isso significa dizer que é necessário o teste da recuperabilidade.

O teste de recuperabilidade, também chamado de impairment test, visa demonstrar qual o valor real líquido de realização de um ativo, ou seja, qual o seu valor recuperável. Sendo assim, a realização pode ser de maneira direta ou indireta, por meio da venda ou utilização nas atividades.

O código de processo civil demonstra que o teste de recuperabilidade deverá ser realizado ao menos ao final de cada exercício social, podendo haver alguns indícios de que o objeto imobilizado está com seu valor superior ao valor recuperável. Estes indícios demonstram que o imobilizado está com o valor superior ao valor recuperável.

Alguns destes indícios podem ser o valor de mercado vem diminuindo durante alguns períodos, acima do que fora esperado, sinais de obsolescência, algum dano físico ao objeto tornando irreversível e outros exemplos apresentados pelo pronunciamento técnico. Já com relação a impossibilidade de identificar do valor recuperável do ativo imobilizado, a empresa deve identificar a unidade geradora do caixa ao qual o imobilizado pertence.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com