TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Marion capítulo 5

Por:   •  26/2/2016  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Tecnologia em Gestão Logística[pic 1]

Manuela Martins Pereira

RESUMO CAPÍTULO 5 – CONABILIDADE EMPRESARIAL

MARION

Belo Horizonte
2015


Curso: Tecnologia em Gestão Logística
Disciplina: Contabilidade Empresarial
Professor: José Onecir Silva

Resumo do capítulo 05 – Regimes de Contabilidade - Livro: Contabilidade Empresarial

No princípio do regime de competência, todos registros de alteração patrimonial (receita, despesa) são reconhecidos nos períodos que ocorrem, independentemente de terem sidos recebidos ou pagos. Proporciona todo tipo de informações não apenas a respeito de transações como de obrigações a serem pagas. É o regime válido e padrão adotado pelas empresas.

O regime financeiro (de caixa) se caracteriza por considerar receita como aquilo que foi efetivamente recebido (entrada de dinheiro) e despesa aquilo que foi efetivamente pago (saída de dinheiro). O fluxo de caixa, todavia é um bom instrumento para controle e decisão.

Podemos observar que na DRE registramos as despesas consumidas e no Balanço Patrimonial, as receitas geradas com bens ou serviços (não foram consumidas no exercício social).

Há gastos no ativo que contribuem para o próximo período do exercício, como os gastos com material de escritório e contratos de seguro contra incêndio, quais podem ser feitos a vista ou a prazo e contraídos ou adiados para outros exercícios. Outros gastos participarão dos resultados de diversos períodos contábeis, como por exemplo os de Depreciação, registrado o percentual de desgaste do item que está gerando receita para a empresa. O Diferido se caracteriza pelos gasto incorporado à empresa a fim de trazer benefícios na implantação de sistemas e métodos, reorganização expansão, é encontrado no Ativo Permanente.

Existem as receitas antecipadas de bens alugados ou de juros recebidos antecipadamente, por exemplo, que serão registradas nas datas correspondentes dos exercícios oferecidos. Essas informações se encontram no Passivo.

Mesmo com adiantamentos, transferência de gastos e recebimentos, existe independência absoluta dos períodos contábeis de forma que o resultado das Receitas e Despesas compete ao mesmo exercício social.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MARION, José Carlos. (1982).
Contabilidade Empresarial. – 16ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2012.









...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com