TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap i e ii Introdução a contabilidade

Por:   •  2/9/2019  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente, a contabilidade é obrigatoria para a maioria das empresas, pois o governo à usa para arrecadar impostos, mas não só por isso, a contabilidade fornece muitas informações úteis para a tomada de decisões, seja dentro de uma empresa ou fora dela.

Todo movimento monetário da empresa é registrado pela contabilidade, e por ela, são gerados relatórios, relatórios esses que são entregues a quem queira conhecer a situação da empresa.

A contabilidade possui varias vertentes, cada uma especifica à uma area de atuação de empresa, mas tambem porde ser estudada de forma geral, vejamos algumas vertentes especificas da contabilidade.

Contabilidade Comercial;

Contabilidade Industrial;

 Contabilidade Pública;

Contabilidade Bancária;

Dentre outras.

Diferente do que a maioria das pessoas de fora do universo contabil acha, nem só os administradores de empresas se interessam pelo assunto, a contabilidade possui varios outros usuarios, como:

Bancos que querem saber se a empresa tem condições de pagar um emprestimo, investidores que querem saber se vão ter lucro ao inverstir na empresa, a concorrencia, vendedores de mercadoria a prazo, qualquer pessoa curiosa pelo assunto, ou interessada em obter lucro mais cedo ou mais tarde vai usar da contabilidade.

O Profissional contabil:

somente se poderá exercer a profissão de técnico em contabilidade ou de contador após regular conclusão no respectivo curso, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade.

Um técnico em contabilidade pode ser responsavel pela contabilidade de uma empresa, porém, há funções que sõ um bacharel poderá exercer, tal como:

 

Auditoria

Perícia contábil

ProfessordeContabilidade

A Contabilidade repousa basicamente sobre dois pilares:

Entidade contabil: o qual deduz que a contabilidade é mantida para a entidade como pessoa distinta dos sócios.

Continuidade da empresa: este, é baseado no pressuposto de que a empresa é algo em andamento, em continuidade, que funcionará por prazo indeterminado.

Presupostos básicos

Regime de competencia: Principio ligado ao registro de vendas e despesas afim de definir se a empresa obteve lucro ou prejuizo

Continuidade: presupõe que em um futuro previsivel a entidade continuara suas operações sem grandes cortes.

Características Qualitativas

Compreensibilidade: OS relatorios devem ser compreensives para pessoas leigas, entretanto informações relevantes, ainda que complexas deverão ser incluidas.

Relevância: As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários.

Confiabilidade: Para ser útil, uma informação deve ser confiavel.

Comparabilidade. Os usuários devem poder comparar os relatórios contábeis de uma entidade ao longo do tempo, nos períodos sucessivos.

Patrimônio.

O termo patrimonio significa, de inicio, o conjunto de bens que uma pessoa ou empresa possui, compõe-se tambem de valores a receber, "Direitos" mas não se pode esquecer de mencionar as dividas "obrigações", relacionar apenas bens e direitos sem mencionar as obrigações de uma empresa ou pessoa, não é suficiante para esclarecer sua real situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com